Minha conta
    Homem-Formiga e a Vespa: Tudo o que você precisa saber sobre Janet van Dyne

    Interpretada por Michelle Pfeiffer, a Vespa original aparecerá nas telonas em julho de 2018.

    Marvel; Comicbook

    Depois de Thor: Ragnarok, Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita, Homem-Formiga e a Vespa chegará aos cinemas.

    Os protagonistas que dão nome ao filme são Scott Lang (Paul Rudd) e Hope Pym (Evangeline Lilly), porém, assim como Hank Pym (Michael Douglas) foi o primeiro Homem-Formiga, Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer) foi a Vespa original, atualmente perdida em tamanho subatômico no "reino quântico".

    Conforme anunciado na Comic-Con 2017, a heroína, carinhosamente apelidada pela redação do AdoroCinema de "Vespona", será interpretada nas telonas por Michelle Pfeiffer, que já participou de um filme de super-herói como Mulher-Gato em Batman - O Retorno.

    Quer saber um pouco mais sobre ela? Na galeria acima, você confere algumas curiosidades sobre a personagem e sua história de origem nos quadrinhos, que é ligeiramente diferente do que foi mostrado em Homem-Formiga.

    A sequência, dirigida por Peyton Reed, tem estreia marcada para o dia 5 de julho de 2018.

    Michelle Pfeiffer vai interpretar Janet van Dyne, a Vespa original, esposa de Hank Pym (Michael Douglas) e mãe de Hope van Dyne (Evangeline Lilly) em Homem-Formiga e a Vespa. O filme só chegará aos cinemas no ano que vem, mas que tal descobrir um pouco sobre sua origem?

    Criada por Stan Lee e Jack Kirby, Janet van Dyne apareceu pela primeira vez na edição 44 da revista Tales to Astonish, em 1963. No mesmo ano, a dupla de heróis apareceu na estreia da revista Os Vingadores nº1.

    Janet van Dyne era filha do renomado cientista Vernon van Dyne e vivia uma vida luxuosa a partir da fortuna dele. Quando seu pai foi morto por alienígenas trazidos à Terra por um dos experimentos de van Dyne, Janet procurou o colega dele, doutor Henry Pym e pediu justiça pela morte de Vernon.

    Pym revelou a Janet sua identidade secreta como Homem-Formiga e, então, Janet passou por um processo bioquímico envolvendo as partículas Pym, que permitiram que ela encolhesse às proporções de um inseto, e implantou asas biossintéticas. Hank também deu a ela dispositivos de pulso que descarregavam explosões de ar comprimido, e eram chamadas de "picadas de vespa".

    O Homem-Formiga e a Vespa, então, passaram a trabalhar juntos como parceiros oficiais e, logo, se apaixonaram. Janet se parecia muito com a ex-esposa de Pym, a húngara Maria Trovaya, capturada e morta por comunistas de seu país.

    Ao contrário do que foi mostrado nos filmes da Marvel, Hank e Janet foram os fundadores dos Vingadores, e quem escolheu o nome "Avengers" foi a Vespa. Na época, o grupo também era composto por Hulk, Thor e o Homem de Ferro, sendo que a dupla encontrou e descongelou o Capitão América. Além disso, van Dyne também foi responsável por nomear o Visão.

    Quando Hank descobriu que as particulas Pym também permitiam que eles crescessem para o tamanho gigante, a dupla já tinha se exposto o suficiente às partículas para mudar de tamanho sem depender de poções ou cápsulas de gás; e Janet começou a atirar as "picadas de vespa" sem o auxílio dos dispositivos de pulso.

    Em diversos momentos, Janet flertava com outros heróis ou comentava sobre a beleza de Thor, por exemplo, na frente de Hank, só para instigar ciúmes em seu parceiro. Lutar contra o crime, para ela, também era um meio de chamar a atenção para si.

    Janet era uma designer de moda e fazia vários trajes para a Vespa. Portanto, a heroína ficou conhecida por frequentemente mudar de uniforme ao longo da carreira.

    Hank amava Janet mas nunca conseguiu a coragem de pedi-la em casamento. Ele teve problemas psicológicos por ter criado um dos maiores inimigos dos Vingadores, o Ultron (sim, foi ele e não o Homem de Ferro, como mostrado nos cinemas), e depois de sofrer um acidente em seu laboratório, desenvolveu esquizofrenia.

    Assumindo a identidade do Jaqueta Amarela, Pym invadiu a Mansão dos Vingadores e disse ao time que tinha matado Hank; ele capturou a Vespa e fugiu. Pouco depois, Janet, que imaginava que fosse Pym disfarçado, se aproveitou do estado mental de Hank e se casou com ele como Jaqueta Amarela na Mansão dos Vingadores.

    Certa vez, quando os Vingadores - sob o comando do Capitão América - enfrentam a vilã Elfqueen, e quando ela ia se render, Hank a ataca por trás. A vilã volta a lutar e Hank é salvo por Janet. E, claro, a ação de Pym é reprovada por Steve Rogers.

    Tendo outro ataque nervoso, Pym faz um plano para ser visto como herói por seus colegas, mas Janet desaprova e ele a ataca. Hank é expulso dos Vingadores e Janet pede o divórcio.

    O relacionamento deles foi de idas e vindas, com a Vespa namorando outras pessoas como o Destrutor e o Capitão América.

    Porém, durante a invasão Skrull na Terra, um alienígena substitui Hank e dá a Janet um soro de crescimento que estava alterado e faria com que ela se transformasse em uma arma biológica explosiva.

    Ao crescer muitos metros, com energia instável sendo expelida de seu corpo, a Vespa é detida por Thor, que usa seu martelo para minimizar o dano da explosão. Entretanto, apesar de todos acharem que ela estava morta, Janet foi diminuída até o estado subatômico e estava presa no "Microverso".

    Ela usa, então, um cartão de identidade dos Vingadores, que funciona como localizador, para enviar um alerta de sua presença e acaba sendo resgatada.

    O filme Homem-Formiga apresentou Scott Lang (Paul Rudd) como herói pequenino, que recebeu a permissão de usar o traje de Hank Pym.

    No final do filme, percebemos que a filha de Pym e Janet van Dyne, Hope (Evangeline Lilly), vai seguir os passos de sua mãe e se tornará a Vespa que dá nome à sequência.

    O filme também revelou que Janet van Dyne encolheu até o nível subatômico para desarmar um míssil e desapareceu, tida como falecida. Entretanto, é possível que ela esteja presa no "reino quântico".

    Afinal, Scott também encolheu para derrotar o vilão Jaqueta Amarela (Corey Stoll) e conseguiu retornar ao tamanho normal. Na citada cena, inclusive, é possível ver a sombra de Janet van Dyne.

    A escalação de Michelle Pfeiffer é mais do que uma confirmação do retorno da Vespa (carinhosamente apelidada de "Vespona") - seja em flashback, seja em "salvamento" mesmo. Isso vai depender de Hank!

    Antes da escalação da Vespa, Evangeline Lilly havia revelado em entrevista que adoraria que Michelle Pfeiffer fosse a intérprete da Vespa original. Agora, depois que a notícia saiu, ela chama de "sonho realizado".

    Com direção de Peyton Reed, Homem-Formiga e a Vespa chegará aos cinemas no dia 5 de julho de 2018.

    E aí, estão ansiosos?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top