Minha conta
    Novos Heróis Marvel nos Cinemas: Conheça o Homem-Formiga

    Tudo o que você sempre quis saber sobre o herói pequenino mas nunca teve a coragem de perguntar.

    Todo mundo já sabe quem são Homem de Ferro, Thor, Hulk, Capitão América, Viúva Negra e Gavião Arqueiro, certo? Passado o frenesi do lançamento de Vingadores: Era de Ultron, chegou a hora de conhecer os novos heróis das HQs que vão ganhar espaço nas telonas nos próximos anos.

    Neste mês de maio, o AdoroCinema vai fazer uma série de notícias especiais sobre os heróis Marvel que só os mais aficcionados por quadrinhos conhecem. A primeira, como você deve ter percebido, é sobre o Homem-Formiga.

    O último filme da Fase Dois da Marvel estreia dia 16 de julho, então não perca tempo e vamos conhecer o herói pequenino.

    O protagonista do último filme da Fase Dois da Marvel, Homem-Formiga, é Scott Lang, vivido por Paul Rudd nos cinemas. Mas você sabia que Lang não foi o primeiro a assumir o traje do herói? Conheça agora um pouco mais sobre esse herói pequenino.

    Hank Pym foi o primeiro a assumir a identidade do Homem-Formiga. Ele apareceu pela primeira vez na revista Tales to Astonish nº27, de 1962. Na época, a magazine publicava histórias de ficção científica independentes, que raramente teriam continuação.

    Como a maioria dos heróis da Marvel, o personagem de Pym foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber.

    Na história original na Tales of Astonish nº27, o Dr. Henry "Hank" Pym descobriu uma fórmula que possibilitava encolher ou aumentar objetos, que posteriormente foi chamada de "Partículas Pym". Em uma emergência, o doutor precisou usar o soro nele mesmo e acabou caindo em um formigueiro em seu quintal.

    Oito edições depois, na sua segunda aparição na revista Tales to Astonish, Hank Pym ganhou um traje e um capacete que o permitia se comunicar com as formigas e, então, finalmente foi batizado com um nome de super-herói: Homem-Formiga.

    Os poderes do Homem-Formiga incluem: alteração de tamanho por causa das partículas Pym, no caso, encolher a um nível de alguns milímetros e se expandir até 15 metros de altura; controlar e se comunicar com insetos, principalmente formigas por causa de seu capacete cibernético.

    Já na edição 44 da revista Tales to Astonish, em 1963, Hank Pym ganhou uma namorada: Janet Van Dyne. Ela se parecia muito com a ex-esposa de Pym, a húngara Maria Trovaya, morta por comunistas de seu país.

    Janet e Hank se aproximaram quando o pai dela foi morto por vilões. Sensibilizado, o cientista lhe deu a fórmula de encolhimento e ela se tornou a Vespa, parceira oficial do Homem-Formiga.

    A primeira aparição do Homem-Formiga no Brasil foi na revista Quarteto Fantástico nº4, em abril de 1970.

    Em 1963, a dupla de heróis Homem-Formiga e Vespa apareceu na estreia da revista Os Vingadores nº1.

    Diferentemente do que vem sendo mostrado nos filmes da Marvel, Hank Pym e Janet Van Dyne foram considerados os verdadeiros fundadores de os Vingadores. Quem escolheu o nome Avengers foi a Vespa. Na época, o grupo era composto por Hulk, Thor e o Homem de Ferro, além do casal, é claro.

    A versão brasileira da revista Os Vingadores nº1 foi publicada em novembro de 1975.

    Hank Pym era brilhante: em uma de suas aventuras com os Vingadores, ele conseguiu curar o corpo do Visão ao diminuir e acessar o interior do herói.

    Muitos não sabem mas não foi Tony Stark que criou Ultron, o vilão de Vingadores: Era de Ultron, como é mostrado no filme.

    Na verdade, foi Hank Pym, abalado emocionalmente, que resolve criar um robô com uma incrível capacidade de aprendizado que acabou se virando contra o seu criador, ou seja, Ultron.

    Hope Pym, também conhecida como Hope Van Dyne, filha de Hank e Janet, em um dos universos alternativos Marvel que mostra os filhos dos heróis no futuro, se torna a vilã Rainha Vermelha após a morte de seus pais.

    Com o passar dos anos, Pym deixou de ser produzido por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber e, assim, passou a ganhar novas identidades e uniformes.

    Essas novas identidades foram: - Homem-Gigante, quando passou a aumentar de tamanho ao invés de diminuir; - Golias; - Jaqueta Amarela, quando voltou a diminuir, e - Vespa II, após um perder sua esposa. Tantas mudanças fizeram o herói ficar descaracterizado e ganhar um status de coadjuvante nos quadrinhos da Marvel.

    Pym era considerado um personagem instável e esquizofrênico, tanto que enquanto era Jaqueta Amarela protagonizou uma cena de agressão à sua esposa, Janet Van Dyne. Era para ser algo acidental, mas a cena desenhada ficou exagerada e dá a entender uma intenção de machucar.

    De onde surgiu, então, Scott Lang, você deve estar se perguntando. Por Hank Pym assumir diversas identidades, surgiu a oportunidade para sucessores do herói. O primeiro deles foi Lang.

    O personagem apareceu pela primeira vez na revista Vingadores nº181 como Scott Lang, em março de 1979.

    Depois, em abril de 1979, Scott Lang apareceu na Marvel Premiere The Astonishing Ant-Man nº47 já como [o espantoso] Homem-Formiga.

    Lang rouba o uniforme de Homem-Formiga para lucrar com a tecnologia do Dr. Pym, que na época atuava como Jaqueta Amarela, a fim de salvar a sua filha doente. Hank o segue e, vendo que o ex-presidiário tinha boas intenções, deixa que ele fique com o traje e o nome. Surgia, assim, o segundo Homem-Formiga.

    Scott Lang passa a trabalhar nas Indústrias Stark como engenheiro eletrônico e, para cuidar da filha, ele recusa o convite para participar do Quarteto Fantástico, mas, futuramente, aceita atuar nos Vingadores como herói reserva.

    O personagem chega a morrer nos quadrinhos, mas volta à vida, quando sua filha, já adolescente, se une aos Vingadores e retorna ao passado para salvá-lo.

    Outros sucessores de Hank foram um vilão com o nome Golias e uma vilã chamada Jaqueta Amarela, que acabou roubando o traje de Pym e usando para fazer o mal. Posteriormente, ela se torna uma heroína da Marvel e se une aos Guardiões da Galáxia.

    Nos quadrinhos, o Homem-Formiga tem outro inimigo: Daren Cross, um milionário dono de uma empresa concorrente às Indústrias Stark. Devido a uma rara condição cardíaca, ele se submete a um marcapasso experimental que altera o seu sistema circulatório e o transforma em uma criatura rosada e gigantesca com força sobrehumana.

    Nos quadrinhos, existiu um terceiro Homem-Formiga, Eric O'Grady. Ele apareceu pela primeira vez em 2006 na revista O Irredimível Homem-Formiga, que só teve 12 edições.

    O'Grady é um agente corrupto da S.H.I.E.L.D. que se torna Homem-Formiga ao roubar um dos últimos trajes criados por Hank Pym.

    Só que seus propósitos ao roubar o traje não eram nobres como os de Scott Lang. Pelo contrário, eram egoístas e imorais, já que ele queria ser Homem-Formiga para assediar mulheres e praticar roubos.

    O lado ruim de O'Grady acaba entrando em conflito com o desejo de ser aceito pelos outros e ele renuncia aos maus hábitos e se torna um herói adequado, integrando, em certo momento, Os Vingadores Secretos.

    Mas isso foi nos quadrinhos. Vamos agora ao filme Homem-Formiga, último da Fase Dois da Marvel, que chegará aos cinemas dia 16 de julho de 2015.

    Hank Pym, interpretado por Michael Douglas, que um dia já assumiu a identidade do Homem-Formiga, se torna o mentor de Scott Lang (Paul Rudd).

    Após Scott Lang assaltar a propriedade de Pym para ajudar sua filha (parece que até o momento ele desconhece a tecnologia do encolhimento), ele acaba convocado por Hank a assumir a identidade do herói para roubar alguns itens de Darren Cross, antigo protegido do cientista.

    Surge, assim, de um ladrão e vigarista o herói protagonista, o Homem-Formiga de Paul Rudd. Bem parecido com o personagem interpretado por Chris Pratt em Guardiões da Galáxia.

    O vilão do filme será o milionário Darren Cross, interpretado por Corey Stoll.

    Diferentemente dos quadrinhos, aparentemente Cross roubará o traje do Jaqueta Amerela de Hank Pym ao descobrir que o cientista fez uso da tecnologia de encolhimento sem o seu conhecimento.

    Janet Van Dyne, a Vespa original, não fará parte do filme. Porém, a filha dela com Pym, Hope Van Dyne será vivida por Evangeline Lilly nas telonas. Os fãs cogitam duas possibilidades: ou ela será uma nova Vespa criada pela Marvel ou será a vilã Rainha Vermelha, como nos quadrinhos. Façam suas apostas.

    O filme também teve polêmicas: após quase dez anos trabalhando no projeto, o diretor Edgar Wright, que também havia escrito o roteiro, deixou a produção de Homem-Formiga por divergências criativas com a Marvel.

    De acordo com a atriz Evangeline Lilly, o roteiro de Wright seria mais divertido de se ver mas não se encaixava com os outros filmes dos estúdios e acabaria sendo um "peixe fora d'água". Como a Marvel quer conectar todas as suas produções, acabou recusando a ideia de Wright e Adam McKay reescreveu o roteiro enquanto Peyton Reed assumiu a direção.

    Sobre o filme, ainda não sabemos se é tão bom quando os outros da Marvel, mas pelo menos em uma coisa os estúdios estão acertando: na divulgação em tamanho formiga!

    Nos cinemas, atenção para não perder o Easter Egg de Star Wars, presente em todos os filmes da Fase Dois da Marvel.

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Homem-Formiga, prepare-se para o dia 16 de julho.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top