Minha conta
    15 fatos e curiosidades sobre o Globo de Ouro

    Qual atriz recebeu o maior número de indicações em todos os tempos? Quais atores podem ganhar mais de um troféu em 2015?

    O Globo de Ouro está chegando! Dia 11 de janeiro, Amy Poehler e Tina Fey vão apresentar a cerimônia, que terá cobertura ao vivo do AdoroCinema pelo Facebook e Twitter, a partir das 22h. Esta vai ser a hora de descobrir se Boyhood está mesmo com essa bola toda, se Invencível cativou a imprensa estrangeira, se Julianne Moore ganha o seu troféu...

    Enquanto você faz as suas apostas, o AdoroCinema separou 15 fatos e curiosidades, tanto sobre a cerimônia deste ano quanto sobre a história do Globo de Ouro. Quem são os maiores vencedores? Os maiores esnobados? Descubra!

    Talento em família

    Em 2015, os dois irmãos Gyllenhaal podem ser premiados no Globo de Ouro. Jake está concorrendo pelo suspense O Abutre, e Maggie concorre pela minissérie The Honourable Woman.

    Good wife e good actress

    2015 marca o sexto ano consecutivo que Julianna Margulies concorre ao Globo de Ouro por sua atuação na série The Good Wife. Ela venceu o prêmio em 2010.

    2x mais chances

    Em 2015, três atores concorrem a prêmios por mais de um filme/série: Julianne Moore (por Mapas para as Estrelas e Para Sempre Alice), Mark Ruffalo (por Foxcather - Uma História que Chocou o Mundo e The Normal Heart) e Bill Murray (por Um Santo Vizinho e Olive Kitteridge).

    Fominhas

    Na história do Globo de Ouro, três atrizes ganharam dois prêmios no mesmo ano: Sigourney Weaver em 1989 (por Na Montanha dos Gorilas e Uma Secretária de Futuro), Joan Plowright em 1993 (por Enchanted April e Stalin) e Kate Winslet em 2009 (por Foi Apenas um Sonho e O Leitor).

    A queridinha

    Meryl Streep é a atriz com o maior número de indicações ao Globo de Ouro (29, incluindo a indicação em 2015 por Caminhos da Floresta), e possui maior número de troféus: já são oito estatuetas recebidas.

    Tudo no mesmo ano

    Jamie Foxx é ator com o maior número de indicações no mesmo ano. Em 2005, ele foi indicado ao prêmio de melhor ator por Ray, melhor ator coadjuvante por Colateral e melhor ator no telefilme Redemption.

    O maior empate

    Em 1989, Jodie Foster (Acusados), Shirley MacLaine (Madame Sousatzka) e Sigourney Weaver (Nas Montanhas dos Gorilas) dividiram o prêmio de melhor atriz.

    O melhor aproveitamento

    Rosalind Russell foi indicada a cinco Globos de Ouro e venceu todas as vezes. Curiosamente, ela nunca ganhou o Oscar.

    A mais velha...

    Jessica Tandy é a atriz mais idosa a receber um Globo de Ouro. Ela ganhou o prêmio de melhor atriz por Conduzindo Miss Daisy, aos 80 anos de idade.

    ... e o mais novo

    Ricky Schroeder tinha apenas nove anos quando venceu o Globo de Ouro de ator revelação por O Campeão.

    Não, obrigado

    Marlon Brando foi o único ator a recusar o Globo de Ouro, por seu papel em O Poderoso Chefão. Ele protestava contra o imperialismo e racismo nos Estados Unidos. Brando também recusou o Oscar no mesmo ano.

    O maior vencedor

    Um Estranho no Ninho é o único filme vencedor das cinco categorias principais: melhor filme, melhor ator (Jack Nicholson), melhor atriz (Louise Fletcher), melhor diretor (Milos Forman) e melhor roteiro.

    O maior indicado

    Nashville detém o recorde do maior número de indicações ao Globo de Ouro, em nove categorias. No entanto, o filme só venceu o troféu de melhor canção.

    Os esnobados

    Quem Tem Medo de Virginia Woolf? e O Poderoso Chefão 3 receberam sete indicações ao Globo de Ouro, mas voltaram para casa de mãos abanando.

    O primeiro vencedor

    The Song of Bernardette foi o primeiro vencedor do Globo de Ouro de melhor filme, em 1944.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top