Melhores filmes de 2025: O AdoroCinema assistiu e escolheu 10 produções imperdíveis deste ano
Katiúscia Vianna
Katiúscia Vianna
-Editora-chefe | Crítica
Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

Longas nacionais, ícones do cinema e sucessos de terror embalam um ano bem especial. A redação do AdoroCinema passou horas debatendo e escolheu os 10 melhores filmes de 2025 nessa lista especial para você!

O fim do ano é um momento de esperança para o futuro e nostalgia/despedida para os últimos 12 meses que vivemos. Num site chamado AdoroCinema, obviamente, íamos continuar com a tradição de eleger os melhores filmes em 2025. Depois de horas de debates, trocas de emails e - literalmente - campanhas por certos favoritos (sério, campanha de Oscar é fichinha perto da defesa que alguns filmes receberam neste ano pelos nossos redatores); fechamos uma lista com 10 títulos!

A lista do AdoroCinema está bem diversificada: temos queridinhos da crítica, adorados sucessos de bilheterias e um recorde para o cinema brasileiro (3 produções nacionais entraparam para o top 10). Lembrando que só contamos longas lançados de forma oficial (seja no cinema ou no streaming) entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025, sem contar títulos que só foram exibidos em festivais, ok?

Confira nossa ranking abaixo e venha para o debate: qual foi o seu filme favorito de 2025?

10º lugar - Mickey 17

Warner Bros. Pictures

Começamos a lista com uma opinião meio polêmica. Tecnicamente, Mickey 17 não foi um sucesso de 2025, pelo menos não financeiramente. Porém, essa jornada de ficção científica com crítica política, estrelada por dois Roberts Pattinson, conquistou seus fãs apaixonados. Como diz a crítica do site em defesa desta obra injustiçada: "A crítica social, somada à brilhante atuação de Robert Pattinson e o humor satírico que permeia a trama, é uma das características com maior potencial de cativar os espectadores. Mickey 17 é um filme que oferece entretenimento, reflexão e alguns momentos de grande força."

9º lugar - O Último Azul

Vitrine Filmes

Primeiro representante nacional desta lista é O Último Azul, uma história ambientada num Brasil distópico que deseja se livrar dos seus idosos. Com uma bela performance de Denise Weinberg, o filme de Gabriel Mascaro foi premiado no Festival de Berlim e encantou plateias ao redor do mundo. "Em um mundo feito para os jovens e no qual apenas a juventude é enxergada como bela, promissora e otimista, é difícil não ter medo de rugas que, fosse outro o imaginário coletivo, poderiam ser significado de uma vida vivida. Que bom ver ganhar o mundo uma protagonista mais velha, em uma história cuja qualidade técnica e filosófica nos deixam com uma sensação mais doce sobre a passagem pela vida", diz a crítica do AdoroCinema.

8º lugar - Guerreiras do K-Pop

Netflix

Que atire a primeira pedra quem não cantou "Golden"! O inesperado hit da Netflix produzido pela Sony Pictures Animation chegou quebrando recordes e se tornou o filme mais visto da plataforma. E não é a toa: a aventura musical de Rumi, Mira e Zoey é contagiante, representa bem a cultura coreana e traz um estilo refrescante para o mundo da animação atual. "O sucesso das Guerreiras do K-Pop prova que há espaço, não apenas para mais histórias protagonizadas por mulheres, mas por personagens situados fora dos Estados Unidos e para animações originais que não sejam apenas continuações de franquias já estabelecidas", diz a crítica do AdoroCinema.

7º lugar - Oeste Outra Vez

O2 Play

O melhor faroeste do ano é brasileiro? Isso mesmo, meu caro público! Esse filme nacional imperdível debate questões como fragilidade masculina e isolamento - tudo isso usando o nosso sertão como pano de fundo. Em Oeste Outra Vez, acompanhamos a história de Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), cuja trajetória se entrelaça de forma trágica: ambos, abandonados pela mesma mulher, despertam uma rivalidade intensa e destrutiva. Premiado no Festival de Gramado, é uma dessas pérolas do cinema nacional que só está esperando para ser descoberta por você!

6º lugar - Valor Sentimental

MUBI

Tecnicamente, Valor Sentimental estreia no Natal nos cinemas, então se classifica para entrar na lista deste ano. Então, como já conquistou fãs em nossa redação, fica aqui a recomendação desse longa que promete roubar holofotes na temporada de premiações! Não fique chocado se os nomes Renate Reinsve, Stellan Skarsgård, Inga Ibsdotter Lilleaas e Elle Fanning aparecerem dentre os indicados ao Oscar. A belíssima obra de Joachim Trier acompanha o relacionamento complicado de um renomado cineasta com suas duas filhas. Quando ele chama uma delas para estrelar seu próximo filme e ela recusa, uma atriz americana acaba se envolvendo nessa dinâmica familiar.

5º lugar - A Hora do Mal

Warner Bros. Pictures

Quem acompanha o AdoroCinema, sabe que nossa redação adora um filme de terror. Logo, não iam faltar representantes do gênero nessa lista. E como não podemos falar bem de A Hora do Mal, uma grata surpresa com uma história absurda, arrepiante e com aquela que se tornou a maior vilã do cinema em 2025? "O roteirista e diretor Zach Cregger já havia surpreendido com Noites Brutais, mas aumenta a aposta em A Hora do Mal e se consolida como um dos nomes mais criativos do terror atual. Ele usa o mistério do desaparecimento das crianças para brincar e manipular expectativas de forma ousada e macabra, enquanto se aprofunda na destruição dos seus personagens em busca de respostas. [...] A Hora do Mal é um exame de nossa sociedade e o que acontece quando perdemos o controle", diz a crítica do AdoroCinema.

4º lugar - Conclave

Diamond Films

Parece que o mundo viu Conclave em 2024, mas o filme só chegou aos cinemas brasileiros em 2025, então pode entrar nessa lista. E com muita honra, já que a obra de Edward Berger pega um assunto que poderia ser monótono e transforma numa novela cheia de reviravoltas e dramas pessoais, mostrando como o individual pode afetar o coletivo. Ele conseguiu fazer uma história sobre padres se tornar meme, dá para acreditar? Isso tudo junto com um design de produção e uma fotografia memoráveis. Já dizia a crítica do AdoroCinema: "Frequentemente, a história de Conclave se mostra uma briga egoísta de homens que colocam seus interesses acima dos da Igreja, fugindo daquilo que é pregado pela religião em sua essência."

3º lugar - Uma Batalha Após a Outra

Warner Bros. Pictures

Leonardo DiCaprio não erra. Paul Thomas Anderson também não erra. Logo, a primeira parceria entre esses dois ícones do cinema moderno não poderia decepcionar. Com uma fotografia alucinante e uma série de personagens multifacetados (seja com a revelação de Chase Infiniti ou as performances arrasadoras de Teyana Taylor e Benicio del Toro), a louca história de Uma Batalha Após a Outra faz o espectador nem sentir suas quase 3 horas de duração. A crítica do AdoroCinema aponta como o filme "não foge da carga política, desde seu primeiro instante quando acompanha a invasão de um campo de imigrantes, até sua última cena na qual reflete sobre o futuro. Mas nada disso torna o longa pesado de absorver ou “cabeça” demais para dar preguiça naqueles que fingem não se preocupar com a realidade atual. É um filme de aventura, com altos toques de humor e trazendo personagens excêntricos bem do jeitinho que o cinéfilo apaixonado por Paul Thomas Anderson gosta."

2º lugar - Pecadores

Vitrine Filmes

Olha o AdoroTerror aparecendo mais uma vez em nossa listinha. Mas agora estamos falando de um filme que ultrapassou as barreiras desse gênero: na verdade, Pecadores começa como um drama histórico que vai ganhando dimensões trágicas conforme a noite passa. Com performance dupla de Michael B. Jordan e a revelação do jovem Miles Caton, o filme de Ryan Coogler provou como ainda existe espaço para obras originais no cinema. A crítica do AdoroCinema o classifica como um "evento cinematográfico" e não é pra menos. Basta lembrar da icônica cena musical que transforma o filme: "Utilizando uma mixagem de sons, que vão desde batuques ancestrais ao flow do rap e batidas eletrônicas, uma festa espiritual é lançada na tela. Um lembrete de que muito do que a música se tornou, com o rock, o jazz, a disco, o funk, entre outros, veio de artistas pretos. É como assistir ao encontro das três existências - do passado, do presente e do futuro -, a partir da música, que foi, é e sempre será um ato de resistência para povos oprimidos."

1º lugar - O Agente Secreto

Vitrine Filmes

Mas não tinha pra ninguém: O Agente Secreto é o filme de 2025. Mais uma obra espetacular de Kleber Mendonça Filho, o longa estrelado por Wagner Moura vai além da nossa campanha online rumo ao Oscar. Fala sobre opressão, folclore e a importância da memória da identidade. Tudo isso com um elenco exemplar (inclusive Moura e a carismática Tânia Maria) e uma fotografia de destaque. "Um ano após a edição do Oscar que tornou Ainda Estou Aqui um marco no cinema brasileiro, a escolha de O Agente Secreto como representante brasileiro para o Oscar 2026 chama comparações, mas não consigo encontrar elementos efetivamente similares entre um e outro, com exceção do período histórico em que as duas histórias são contadas. Nossa identidade é única, mas também é ampla e diversa e, a esse reconhecimento, cabe melhor um momento especial de celebração do cinema brasileiro", diz a crítica do AdoroCinema.

facebook Tweet
Links relacionados