Minha conta
    Filmes brasileiros imperdíveis que você precisa conferir no Festival do Rio 2023
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O evento carioca acontecerá entre 5 e 15 de outubro.

    Globo Filmes/Taiga Filmes

    O Festival do Rio 2023 já está entre nós! O respeitadíssimo evento carioca começou nesta quinta-feira (5) e vai até 15 de outubro. Como de costume, a Première Brasil, maior janela do cinema nacional, trará inúmeras produções brasileiras que valem a pena conferir.

    Como a mostra traz 90 filmes aos cinemas, pode ser difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o AdoroCinema preparou uma lista de longa-metragens brasileiros imperdíveis que não podem ficar de fora da sua lista.

    Sem Coração

    Cinemascópio

    Exibido em Veneza este ano, Sem Coração agora chega ao Festival do Rio. O filme se passa durante o verão de 1996, no litoral de Alagoas. Na trama, Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília.

    Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

    Mussum, o Filmis

    Globo Filmes

    Mussum, o Filmis é uma cinebiografia que conta a história da vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum (interpretado, no filme, pelo ator Ailton Graça). Tendo crescido como um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil.

    Fundador do grupo Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões, formado por ele, Renato Aragão, Dedé Santana e Zacarias. Além de Ailton Graça, também estão no elenco Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jennifer Dias e Cinara Leal.

    O Diabo na Rua no Meio do Redemunho

    Globo Filmes

    O Diabo na Rua no Meio do Redemunho é dirigido por Bia Lessa e foi baseado no livro "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa. Na peça e no livro, um ex-jagunço que virou fazendeiro conta suas histórias de vida, refletindo sobre bem e mal e, sobretudo, a existência do diabo.

    Meu Sangue Ferve Por Você

    Mar Filmes

    Meu Sangue Ferve Por Você narra a história da paixão de Sydney Magal (interpretado por Filipe Bragança) à primeira vista com Magali West (Giovana Cordeiro), iniciada em 1982, com uma troca de olhares em um concurso de beleza.

    Nascido e criado em uma família de artistas, Sydney iniciou sua carreira em casas noturnas nos anos 70 e 80, estourando como um cantor de músicas românticas e, principalmente, sensuais. Dividindo o palco com nomes como Alcione e Emílio Santiago, conseguiu alcançar uma popularidade equivalente a de um mito, tal qual a de Roberto Carlos.

    Utopia Tropical

    Amorim Filmes

    Dirigido por João Amorim, Utopia Tropical é um documentário baseado nas conversas entre o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky e o ex-ministro brasileiro de Relações Exteriores Celso Amorim.

    O filme aborda sobre a ascensão e queda dos regimes de esquerda na América Latina, além de refletir de forma crítica sobre o papel da corrupção e da manipulação feita pela mídia. Ambos os intelectuais analisam as consequências dessas mudanças para a população, principalmente para as minorias, afrodescendentes e indígenas.

    O Mensageiro

    Taiga Filmes

    O Mensageiro é um drama nacional dirigido por Lúcia Murat. Na história, que se passa durante a Ditadura Militar, Vera (Valentina Herszage) é presa em uma fortaleza militar e, no local, acaba conhecendo o soldado Armando (Shico Menegat), que aceita levar uma mensagem para a família de Vera.

    Porém, com o contato, o soldado acaba iniciando uma improvável relação afetiva com a mãe da prisioneira, Maria (Georgette Fadel), apesar de ambos possuírem origens, status sociais e histórias de vida bem diferentes.

    Meu Nome É Gal

    Globo Filmes

    Meu Nome é Gal é a aguardadíssima cinebiografia da cantora Gal Costa (vivida por Sophie Charlotte). O filme acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora. Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos seus 20 anos de idade.

    Coincidentemente em uma das cidades mais bonitas do país, a cantora acaba encontrando amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960.

    Com dois amigos ajudando a dar o empurrão na carreira de Gal, ela precisará enfrentar a timidez, mas a medida que vai se soltando, ela - junto com outros artistas - formam o movimento da Tropicália. Depois de tanto sucesso, Gal acaba tendo um período de depressão, quando seus dois amigos são exilados na ditadura. Esses são os episódios retratados no longa.

    *Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top