Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez
    Você assistiu Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez ?

Enviada em 17 de agosto de 2022
    Baita documentário, desse caso que abalou o Brasil e que chocou o mundo! Tudo aqui e contado numa narrativa sincera e correta. É obrigatório.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 8 de agosto de 2022
    A série documental “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez”, dirigida por Guto Barra e Tatiana Issa, faz um resgate. Um resgate da história da atriz Daniella Perez, que foi brutalmente assassinada no dia 28 de dezembro de 1992. Um resgate dos desdobramentos do assassinato. E, mais ainda, um resgate sobre os efeitos do crime nas vidas dos familiares de Daniella, notadamente a sua mãe, a novelista Glória Perez.

Ao longo dos seus cinco episódios, a série documental nos faz viajar no tempo. Primeiro, para aquele dia 28 de dezembro de 1992, quando depoimentos de familiares, amigos e policiais nos levam ao cenário em que aconteceu o assassinato de Daniella. Aqui, chama a atenção o retrato cortante do luto e da dor da perda de alguém que tinha ainda uma vida inteira pela frente e que vivia, naquele momento, o auge de sua promissora carreira como atriz, na novela “De Corpo e Alma”.

O que “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez” traz de novo neste relato é o retrato do papel de Glória Perez, amigos e familiares nas investigações sobre o assassinato, indo além do trabalho investigativo realizado pela polícia, em busca de provas que seriam incontestes para ajudar a construir o caso que foi apresentado pela justiça, na condenação dos assassinos.

“Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez” ainda faz uma importante reflexão sobre o sistema judiciário brasileiro. Chega a ser um escárnio que os assassinos da atriz tenham cumprido menos de 10 anos de suas penas e, atualmente, vivam as suas vidas rotineiramente, como se nada tivesse acontecido.

Por fim, a série é um tributo à força de Glória Perez. Uma mãe que transformou a dor do seu luto em motivo de luta. “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez” é somente um capítulo dessa história. É mais um legado que Glória deixa para que a história de sua filha não seja esquecida. Para que, 30 anos após o seu assassinato, Daniella seja lembrada - e, mais ainda, para que seus assassinos (sim, assassinos condenados pela justiça brasileira) não sejam ignorados.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 14 de agosto de 2022
    Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez

"Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez" é uma minissérie que nos relata um documentário sobre o assassinato da atriz e bailarina Daniella Perez, filha da escritora Glória Perez. Foi produzida pela HBO Max.

Glória Perez é uma escritora que admiro muito e respeito demais. Gosto muito de assistir novelas (hoje em dia não assisto mais) e me lembro que a primeira novela que eu assisti na vida foi 'Explode Coração' (1995), justamente uma novela de sua autoria e também foi a primeira novela após o caso da Daniella. A Glória é um verdadeiro ícone da teledramaturgia brasileira, ao longo dos anos acompanhei todas as suas novelas e as minhas preferidas (além de Explode Coração) foram 'O Clone' (2002), 'América' (2005) e 'Caminho das Índias' (2009). Este final de ano teremos a chegada de mais uma de suas novelas - 'Travessia'.

Não me lembro do caso da Daniella Perez, tampouco assisti a novela 'De Corpo e Alma', na época eu tinha apenas 8 anos.

28 de Dezembro de 1992 (uma segunda feira), aconteceu um assassinato que chocou o país, parou o Brasil. A atriz Daniela Perez foi brutalmente assassinada pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e sua esposa Paula Thomaz. Na manhã do dia seguinte (29 de Dezembro) o país amanheceu revoltado e de luto, foi um choque e uma comoção nacional que chegou a ofuscar o caso da renúncia do presidente da época - Fernando Collor de Mello.

Como disse, não acompanhei o caso na época mas ao longo dos anos eu pesquisei e li bastante relatos sobre o caso da Daniella, porém, devo confessar que era eu bastante desinformado e conhecia várias histórias diferentes da verdadeira. A série veio justamente para isso, para nos elucidar sobre os fatos verdadeiros desse caso, pois ela vai além de recontar a história que figura no imaginário popular. A série documenta e parte da premissa de eliminar aquelas versões que ficaram conhecidas pelo público, fazendo prevalecer as conclusões da justiça sobre o caso, além de esclarecer antigas questões, como o tipo de arma de fato utilizado no crime. Devo aplaudir de pé toda a produção da HBO Max, que foi muito verdadeira, consciente, fidedigna aos fatos contados pela Glória. Uma produção muito competente em seus 5 capítulos, onde cada um serviu para nos elucidar e nos contar uma parte da história. Foi como a própria Glória disse: "esse caso vai completar 30 anos este ano e vai servir para o conhecimento de uma nova geração, que não viveu naquela época ou desconhecem a história. Também vai servir para desmistificar muitas coisas errôneas do conhecimento da população sobre o caso Daniella Perez".

Daniella Perez foi a primeira filha da Glória, tinha apenas 22 anos e estava vivendo o auge da sua carreira e fama, era conhecida como a namoradinha do Brasil e estava em sua terceira novela (antes ela já tinha passado por Barriga de Aluguel em 1990 e O Dono do Mundo em 1991).

O primeiro episódio é sem dúvidas o melhor, justamente por nos pegar de surpresa em alguns fatos. Foi um episódio que eu me emocionei de verdade com o depoimento da Glória ao chegar perto do corpo da filha pela primeira vez. Senti um misto de emoção, compaixão, tristeza, revolta, repulsa, ódio, angústia. Foi um episódio que eu fiquei completamente abalado emocionalmente, em estado de choque, era como se meu sangue estivesse congelado em minhas veias, senti meu corpo frio e os pelos se arrepiarem. Ao mesmo tempo senti uma revolta, uma repulsa, um ódio gigantesco que aflorava em meu coração, era como seu eu fosse da família da Glória, era como se eu estivesse vivido todo aquele caso, um sentimento muito ruim e muito forte. A Glória sentia como se aquelas apunhaladas fosse para ela, ela sentiu a dor da filha - triste e revoltante!

Me impressionou também a forma como cada episódio ia nos contando partes da história da Dani, como o fato que desde o início a polícia trabalhou para não desvendar esse crime (bizarro). Também temos o episódio que é voltado para o casal de assassinos, nos contando partes da história do início da carreira do Guilherme de Pádua (que eu desconhecia). Completamente impressionante a coragem, a motivação e a força que a Glória Perez teve ao se tornar uma mãe detetive, uma mãe investigadora, que foi atrás das provas e dos testemunho dos frentistas do posto. Junto com familiares e amigos ela conseguiu obter 1 milhão e 300 mil assinaturas para conseguir uma emenda para mudar o código penal brasileiro, e ela levantou uma bandeira não somente em prol da sua filha, mas em forma geral para todos. Assassinato passa a ser considerado crime hediondo - segundo o código penal brasileiro.

Sobre os assassinos:
    Temos o episódio que nos conta sobre o julgamento do casal, além de nos elucidar como o Guilherme manipulou a esposa, estimulando ainda mais o ciúme dela, conhecida por já ser extremamente ciumenta, e com histórico de ter agredido outras mulheres, e juntos arquitetaram o assassinato. Daniella Perez tomou 18 golpes fatais, a violência dos golpes foram tanta que o coração da vítima ficou exposto - absurdo!
    Guilherme e Paula foram condenados por homicídio qualificado, com motivo torpe. A pena dele foi de 19 anos em regime fechado, e a dela de 15 anos.
    Paula hoje vive discretamente. Em 2021, voltou à evidência diante da notícia de que estaria preparando a filha mais nova para ser atriz (era como se ela quisesse que sua filha seguisse os passos da Dani). Já Guilherme, solto em 14 de outubro de 1999, após ficar preso por 6 anos e 9 meses pelo assassinato, se tornou pastor na Igreja Batista em Belo Horizonte, e criou um canal no Youtube para pregar a palavra evangélica. Fico me perguntando - que tipo de ser humano em sã consciência ainda segue um monstro desse?

Eu nunca acreditei nas leis desse país, pra mim isso nunca mudou e nunca mudará, sempre será leis frouxas e falhas. Fico me perguntando como a Glória e familiares suportaram o fato dos dois estarem soltos hoje dia e vivendo suas vidas normalmente. Como o Raul Gazolla suportou a dor e o fato de hoje os dois estarem livres. Como vimos no episódio, quando o Raul descobre quem foi o assassino de sua esposa, ele fica completamente transtornado, tenho certeza que passou pela cabeça dele a vontade de dar cabo dos dois.
    Eu já sou uma pessoa diferente, penso completamente diferente, nesses casos eu sou muito revoltado e tenho pensamentos muito extremos. Não acredito em reconciliação, arrependimento, absorção, perdão, reintegração na sociedade. Não acredito em arrependimento de psicopatas, você não pode aumentar o ego de um psicopata, psicopata deve ser morto e esquecido, pra mim não tem perdão. E ainda reitero: se esse caso fosse em minha família, jamais eles estariam hoje livres pelas ruas e vivendo suas vidas normalmente. Eu faria questão de passar o resto da minha vida atrás das grades, mas os dois já estariam sentados no colo do capeta há muitos anos - esse é meu desejo e minha opinião!

Vocês não tiraram só a vida da Dani, vocês arrancaram um pedaço da Glória, vocês mataram todos os sonhos de uma jovem, vocês acabaram com toda uma família, vocês comoveram todo um país. A Dani era linda, era talentosa, aquele rostinho singelo e sonhador eu nunca vou me esquecer, aquela sua imagem feliz do lado da mãe jamais sairá da minha cabeça. Eu estou completamente revoltado, profundamente magoado e dilacerado por dentro. Vocês foram covardes, atacaram a vítima desacordada e completamente indefesa - seus monstros, eu tenho um completo ranço de vocês!
    Guilherme de Pádua e Paula Nogueira Peixoto (nome que ela usa atualmente) eu desejo uma morte bem dolorosa, bem sofrida e bastante agonizante para vocês dois. [13/08/2022]
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 7 de setembro de 2022
    Documentário bem detalhado, bastante impactante. O que na época gerou revolta e indignação da sociedade, passados 30 anos, a série reafirma a comoção, de quem viveu aquela época, de quem era criança e pouco se lembrava e também de quem só teve conhecimento agora.
    Tathianna Cinema
    Tathianna Cinema

Enviada em 5 de agosto de 2022
    Pacto Brutal - O assassinato de Daniella Perez

Brasil, 2022

Documentário, Globoplay e HBO+

A verdade nua e crua narrada por quem sofreu, padeceu, lutou e sobreviveu para testemunhar. O relato amargo, doído e sensível de Glória Perez sobre o assassinato de sua filha, a atriz  Daniella Perez é dilacerante e arranca lágrimas do espectador. O que a justiça parece ter esquecido ou omitido, Glória, familiares, marido, amigos e colegas de profissão fazem questão de lembrar em detalhes, num tributo emocionante à memória e preservação da dignidade de Daniella.
    O documentário conta com a contribuição da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, que enriquece a narrativa contanto sobre a personalidade doente e vaidosa do réu confesso, Guilherme de Pádua e a também culpada e dissimulada Paula Tomaz. Claramente diagnosticados como psicopatas, os dois são apresentados ao público através de pessoas que os conheceram e conviveram com eles. Alguns detalhes de suas personalidades e comportamentos são perturbadores.
    Em um ritual sinistro e macabro, os dois tramaram e tiraram com requintes de crueldade e frieza de dar medo, a vida de Daniella.
    Há depoimentos de jornalistas, advogados, testemunhas, promotor e legista que fazem análises e pareceres sobre o assassinato. E há Glória: determinada, tenaz e incansável, ela foi atrás pessoalmente, de testemunhas oculares, fatos e pistas que pudessem trazer à tona a verdade cruel, revoltante e inaceitável. Bem diferente das muitas versões confusas, contraditórias e imprecisas à época.
    São cinco episódios de partir o coração, mas relevantes, esclarecedores e necessários.
    Fotos de Daniella na cena do crime e suas roupas são expostas e pode-se sentir um pouco na pele, o que essas pessoas envolvidas, em maior ou menor grau sentiram. Filmagens do julgamento dos assassinos são  mostradas e causam perplexidade, constrangimento e desconforto.
    Tinha de ser dessa forma. Um soco no estômago, sem meandros, sem rodeios; a verdade como ela é, por mais que machuque.
    Vale o esforço de ver, mesmo se tratando de uma história tão triste e que jamais deveria ter acontecido, para um dia ser contada.
    leeh S.
    leeh S.

Enviada em 28 de dezembro de 2022
    Um ótimo documentário, infelizmente uma tragédia que aconteceu . Dois monstros assasinos que destruíram a vida de uma menina inocente . Mais no Brasil tudo cai no esquecimento e bandidos são idolatrados ... uma vergonha
    Maysa A
    Maysa A

Enviada em 30 de julho de 2022
    É bem detalhado o documentário e muito emocionante. A dor da família sendo retratado é muito triste e necessário para entender o sofrimento passado por todos.
    Alessandro Maciel
    Alessandro Maciel

Enviada em 23 de julho de 2022
    Muito bem feito, sem ser chapa branca. Em um país onde não existe justiça, é preciso manter viva a memória da vítima e acusar todos os dias os canalhas que a mataram. Série muito bem feita.
    Edna Ferreira
    Edna Ferreira

Enviada em 7 de abril de 2024
    Com certeza essa série vai sevr ótima. O assunto nunca saiu da mídia, mesmo com os principais protagonistas mortos. Uma série imperdível
    Cinara Muniz
    Cinara Muniz

Enviada em 5 de abril de 2024
    Esse documento é impressionante meu Deus um crime que abalou emocionalmente a todos pelo Brasil todo, principalmente a mãe que deve sofrer até hoje pela perda de sua filha uma dor irreparável que só quem entende é que vive.
    Bruna F.
    Bruna F.

Enviada em 22 de julho de 2022
    É impressionante. Foi muito bom ver a verdade sem as fantasiosas mentiras contadas pelo assassino. O primeiro episódio é muito emocionante, impossível não chorar com a dor que a mãe teve e tem até hoje
    Rê Costa
    Rê Costa

Enviada em 28 de janeiro de 2023
    Documentário impressionante e doloroso!! Os relatos são chocantes e mexem muito com quem está assistindo. Só desejo força a essa família mesmo tendo passado tantos desse crime tão brutal!! Acredito que toda a geração anos 90 deveria (obrigatoriamente) assistir!!
    Iara Rejane Ribeiro Reigada
    Iara Rejane Ribeiro Reigada

Enviada em 5 de abril de 2024
    Eu sou fã da Glória Peres. E esse filme relata bem o que realmente aconteceu com Daniella Perez. Foi sim crime brutal com muita violência sem dó mesmo. Eu chorei ao assistir meu Deus essa Glória Perez se assistiu ela é muito forte. Filme real verdadeiro. Tiro o chapéu sem dúvida
    Renato Miranda
    Renato Miranda

Enviada em 5 de abril de 2024
    Muito boa essa série gostei bastante, bem preparada , personagens aptos ao personagem, história boa.
    Georgia Mello
    Georgia Mello

Enviada em 5 de abril de 2024
    Eu assisti onde muitas verdades são contadas e fiquei admirada como a história da morte da atriz recomendo