Bandidos na TV
    3,7
    Você assistiu Bandidos na TV ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 6 de setembro de 2019
    O programa Canal Livre, que foi exibido originalmente na afiliada da Rede Bandeirantes em Manaus, foi criado em 1996, permanecendo no ar até 2009. Apresentado por Wallace Souza, um ex-policial militar, a atração levava ao ar matérias sobre a cena policial local (sem se preocupar com a exposição de corpos e muito sangue) e fazia denúncias de utilidade pública, cobrando as autoridades da cidade; ao mesmo tempo em que entretia sua plateia com brincadeiras e com atrações dignas de um programa de auditório. O Canal Livre foi um verdadeiro sucesso na capital amazonense e catapultou o nome, não só de seu apresentador, como também de seus familiares, que, a partir da notoriedade que ganharam, ingressaram em carreiras políticas.

A trajetória de Wallace Souza teve um viés a partir de 2008, quando o ex-policial Moacir Jorge Pereira da Costa, mais conhecido como “Moa”, denunciou Wallace e seu filho Raphael de serem os líderes de uma organização criminosa que assassinou diversos criminosos e traficantes de droga, com o objetivo de alavancar a audiência do Canal Livre e, consequentemente, de passarem a controlar a cena do crime em Manaus. spoiler: Wallace negou até o dia de sua morte, em 27 de julho de 2010, que tivesse qualquer tipo de associação com o tráfico e com o crime organizado, apesar das investigações da força-tarefa responsável pelo inquérito.

O seriado Bandidos na TV, dirigido por Daniel Bogado, nos retrata justamente essa história. Dividida em sete episódios, a série conta com ricos depoimentos e imagens de arquivo dos envolvidos nesta trama: Wallace Souza, seus filhos e familiares, jornalistas que cobriram o caso, profissionais da equipe do Canal Livre, policiais envolvidos com a força-tarefa. As reconstituições do inquérito, da realidade na qual o programa surgiu e da atual situação da cena-crime em Manaus são alguns dos pontos altos desta obra.

Chama a atenção em Bandidos na TV o fato de que o seriado não tem o objetivo de condenar ou inocentar a figura de Wallace Souza. A montagem dos episódios caminha bem para trabalhar, junto à plateia, a construção de uma verdadeira dúvida razoável sobre a culpabilidade do apresentador/político. A verdade é que, nem Wallace era tão inocente assim (sim, ele tinha relações bem escusas com figuras bastante complicadas) e nem a força-tarefa conseguiu realizar um trabalho contundente e que convença a gente. No final, Bandidos na TV nos incita a fazer uma reflexão básica: vale tudo pela audiência? Vale tudo por uma notícia? Vale tudo por um sonho (o de Wallace era se transformar em Secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas…)?
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 16 de junho de 2019
    Mostra como um estado caótico pode misturar justiça, imprensa, milícia, governos corruptos ao extremo e massacrar uma pessoa de maneira única. deputados que mudam de ideia por pressão de programa de televisão, processo sem provas, torturas... maniqueísmo em estado puro.
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 13 de abril de 2020
    Com certeza, um dos melhores documentarios que assisti. Prende do início ao fim. Expoe todas as fases da investigação. Do início ao fim fica em aberto ao telespectador tirar a sua própria conclusão dos fatos, mas os fatos são exposto de forma clara e abrangente. Os diretores estão de parabéns👏👏
    Guilherme Borges
    Guilherme Borges

Enviada em 24 de junho de 2019
    Ótima série, envolvente e ao mesmo tempo crítica. Incrível como as histórias do passado em parceria com bons estúdios estão produzindo obras-primas para o entretenimento. Considerando roteiro, fotografia, história e trilha-sonora, Bandidos na TV é uma das melhores séries documentais do ano, sem nenhuma dúvida.
    Daniel M.
    Daniel M.

Enviada em 15 de setembro de 2019
    Detesto documentários, mas a série me prendeu de uma forma inexplicável. A maneira como é imparcial é o mais legal, de uma hora pra outra eu mudava de lado.
    Aline C.
    Aline C.

Enviada em 31 de dezembro de 2020
    A série é chocante! Não pelo sensacionalismo puro, mas Pq a realidade era tensa. O mais importe a se falar do documentário é que ouviu todos os lados, por isso se torna uma série longa, mas com muitos registro da época.
    Northon Souza
    Northon Souza

Enviada em 3 de julho de 2019
    Bandidos na TV é uma série chocante, recomenda-se discrição pra quem têm interesse em assistir, mostra os meandros da política brasileira, programas de cunho populista, discursos de massa entre outros, pode também ser cansativo pra quem tem pressa em saber o desenrolar da história, mas visto com paciência e um bom estômago, poderá julgar no final se o tal Wallace era bandido ou mocinho da história.
    Rodrigo Cavalcante
    Rodrigo Cavalcante

Enviada em 6 de setembro de 2020
    Assisti a essa série de forma despretensiosa não conhecia a história de Wallace Souza e de sua família. Documentário fantástico, produção excelente, muita riqueza de informações que deixa ao telespectador a ideia de julgador. Afinal Wallace Souza culpado ou inocente? Assistam, muito legal mesmo!
    Célio O.
    Célio O.

Enviada em 13 de junho de 2019
    Não é muito minha praia este tipo de série, mas Bandidos na TV conseguiu me prender até o fim, principalmente por mostrar as duas versões ao mesmo tempo, fazendo o telespectador se questionar constantemente se Wallace Souza era culpado ou inocente.

Me baseando somente no que foi relatado na série, acredito que Wallace Souza era culpado, e ao mesmo tempo sofreu perseguição política. Creio na culpabilidade dele como miliciano, spoiler: pois era ex policial e viu seu irmão perder a vida decorrente do vício em drogas, e ao começar a trabalhar na TV cobrindo crimes, acabou conciliando o seu poder e influencia adquirido para dar fim na vida de traficantes e bandidos em geral. As provas me pareceram contundentes com relação a participação da família com a milicia. Armas e balas encontradas no quarto do Rafael, lista de traficantes mortos, fotos de encontros do Wallace com Moa e F. do 40, telefonemas, etc. Mas ao se tornar deputado e bater de frente contra políticos corruptos, chefes de tráfico e facções, rede de pedofilia, etc. seus adversários políticos se aproveitaram de seus crimes como miliciano para frear o seu crescimento político, acabando com sua credibilidade e de toda sua família, isso se torna ainda mais evidente quando se é constatado que a força tarefa foi criada pelo até então governador Eduardo Braga, que era rival político declarado de Wallace. Outro ponto intrigante é que muitas das testemunhas alternavam suas versões, como se estivessem sendo forçadas pela força tarefa a entregar algo incriminatório do Wallace (algumas até afirmam que estavam sendo coagidas).

Enfim, acho que a intenção central da força tarefa não era acabar com um "chefe de tráfico de Manaus", mas frear o crescimento e poder de um deputado, que ao mesmo tempo tinha culpa no cartório. Tanto é que após o fim de seu caso, as facções tomam conta de toda região com aqueles assassinatos brutais nos presídios.
    Guilherme A
    Guilherme A

Enviada em 28 de setembro de 2023
    Rapaz eu não sou especialista mas na ótica desse grande documentário foi uma caça aa bruxas as acusações foram frágeis perseguiram até a produtora enfim ministério público queria alguém pra queimar e foi o deputado!
    Jônatas B
    Jônatas B

Enviada em 11 de agosto de 2019
    Série impecável, te deixa sempre com uma pulga atrás da orelha. Comecei a assistir o primeiro episódio e não consegui parar até terminar a série. Parabéns aos desenvolvedores.
    Ana Claudia Duarte
    Ana Claudia Duarte

Enviada em 15 de janeiro de 2020
    pra mim so tocava o terror com os vagabundos olha como ta o amazonas hoje ta fazendo falta o canal livre o cara so matou bandido e se matou nao foi nenhum pai de familia que ele matou hoje faz falta o programa os irmaos coragem spoiler: *