Chernobyl
    4,7
    Você assistiu Chernobyl ?

Yuri
    Yuri

Enviada em 9 de janeiro de 2024
    Minissérie excelente. Baseado em uma história real sobre o acidente nuclear catastrófico ocorrido entre 25 e 26 de abril de 1986. O que ocorreu em Chernobyl foi um fato muito triste e marcante e essa minissérie retrata muito bem o que ocorreu na época, com uma história e produção impecáveis. Vale muito a pena assistir, a minissérie te prende do início ao fim.
    Salonni M.
    Salonni M.

Enviada em 12 de maio de 2019
    Que série heim manas? Estou até agora impactado com o primeiro episódio. Nunca um seriado me deixou tão aflito e apreensivo. Essa série definitivamente já nasceu aclamada, deu ate pra sentir a radiação daqui. Recomendadíssimo, assistam.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 11 de junho de 2019
    Cara... que pesado... e pensar que tudo é real, tudo ainda queima, tudo ainda mata e morre... a irresponsabilidade somada da prepotência só não foi mais terrível em razão de poucas pessoas... que pagaram um alto preço por isso. Grande série.
    Igor S
    Igor S

Enviada em 29 de maio de 2019
    Série sensacional, você fica preso do início ao fim em todos os episódios, por enquanto sem nenhum defeito

Enviada em 21 de junho de 2019
    Obra prima! Série que mostra a maior catástrofe nuclear da história, abalando o mundo, mostrando as mazelas de quem esteve por trás do acidente, deixando o governo e lideres nacionais na corda bamba, reforçado pela cobrança de quem realmente causou e para isso entra em ação pessoas focadas para tal feito, quem que isso seja feita com omissões e mentiras. Elenco forte que conta nomes como Stellan Skarsgård que por sinal está impecável, merece um globo de ouro, Jared Harris está sublime com diálogos forte e ainda temos a estupenda Emily Watson numa atuação ótima. Chernobyl é sem sombras de duvidas uma das melhores séries dos últimos anos.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 7 de junho de 2019
    Excelente! Sincera e sem censura. Realizada perfeitamente e com ótimas interpretações, pela primeira vez temos relatos verdadeiros do que aconteceu e ainda temos noção da dimensão que poderia ter sido pior o acidente.
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 14 de maio de 2020
    Sensacional. Uma junção de um ótimo roteiro, uma boa fotografia, bons atores, resultaram nessa obra impactante e dinâmica. Impossível não reconhecer que a serie foi bem elaborada e concretizada de forma excelente.
    Gabriel C.
    Gabriel C.

Enviada em 11 de setembro de 2019
    Que produção maravilhosa!
    Chernobyl consegue instigar a curiosidade pra saber mais sobre as histórias do acidente e provoca uma vontade de conhecer de perto os lugares.
    O elenco está fantástico, tanto caracterização dos personagens reais quanto suas atuações.
    A história é conduzida com perfeição e nos enche de tensão e angustia em vários momentos.
    A única ressalva pra mim, fica por conta do idioma falado ser inglês, mas isso eu sei que estou sendo chato e não interfere em nada na qualidade da produção.
    Alexandre S
    Alexandre S

Enviada em 20 de julho de 2019
    Mesmo sendo quase um documentário a série consegue implacar um bom suspense e excelente filmagem tendo seus atores bem vivos na trama fazendo valer a pena mesmo. Histórico em todos os sentidos
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 2 de novembro de 2020
    "Quanto custa uma mentira?".
    Leandro M.
    Leandro M.

Enviada em 1 de julho de 2019
    Filme muito bom. Consegue explicar nem o funcionamento da energia nuclear, além dos seus perigos e o perigo de uma tecnologia dessas em um governo autoritário.
    marcioperuchi
    marcioperuchi

Enviada em 15 de junho de 2019
    A série retrata de forma dramática os acontecimentos de Chernobyl, recomendo para quem quer reviver algo que mudou a forma de pensar sobre Energia Nuclear.
    Luis R
    Luis R

Enviada em 7 de junho de 2019
    Você simplesmente vivencia todos os fatos, tamanha qualidade e reprodução.

Uma das maiores produções de todos os tempos. Espetacular!
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 26 de junho de 2021
    Chernobyl

Uma minissérie espetacular, uma verdadeira obra-prima. É aquela típica minissérie que te prende a cada minuto, a cada episódio, que te obriga a querer saber cada vez mais o que vai acontecer adiante.

Uma minissérie muito bem elaborada e arquitetada, onde somos confrontados com todos os acontecimentos que ocorreram logo após a explosão da usina nuclear. Nos mostrando o interior das discussões políticas envolvendo a falha humana, além é claro, o confronto com o lado humano da história e tudo que acarretou de consequências para a humanidade.

É realmente uma minissérie primorosa, que aguça a nossa mente a querer saber mais da história verdadeira, que nos impulsa a pesquisarmos sobre o caso. Cada episódio era muito bem dirigido e apresentado, tinha uma fotografia e uma trilha sonora muito presente em cada cena e em cada acontecimento. Não posso deixar de mencionar as atuações, que estavam perfeitas, ao ponto de nos perguntarmos se realmente eram atuações ou personagens reais. Um verdadeiro show!

Uma verdadeira aula de como se faz uma belíssima minissérie!
    Uma verdadeira obra-prima do primeiro ao quinto episódio!
    E fica a dica pra quem curte uma minissérie com uma história real muito bem elaborada.
    [16/05/2021]
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 19 de setembro de 2019
    Durante aquele que seria mais um teste de rotina nas instalações da Usina Nuclear de Chernobyl, algo de errado ocorre, causando uma explosão no reator 4 e consequente início de uma catástrofe. O ano é 1986, cidade de Pripyat, Ucrânia, local que registrou um dos maiores e mais fatais acidentes nucleares da história, culminando na morte de centenas de pessoas a curto e longo prazo. Coube ao cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) descobrir as causas do impressionante acidente.

Embora já resida na mente de grande parte da população mundial, dado seu impacto histórico, o acidente na usina de Chernobyl já foi abordado em diversas mídias de entretenimento, desde filmes, animações e jogos, sempre abordando o caso de forma indireta, deixando-o como elemento complementar à história. Coube ao roteirista Craig Mazin e aos produtores da HBO a função de desenvolver algo que valida a história de maneira direta, com riqueza absoluta de detalhes e com o impacto devido.

CHERNOBYL se desenrola em 5 episódios, tendo início nos momentos os quais presenciamos as ações responsáveis pelo acidente, passando pelas consequências diretas e indiretas, incluindo aí as pessoas, animais e meio ambiente que sofreram com a radiação; finalizando com as decisões políticas e jurídicas que foram geradas como alternativas ao acidente. Tudo costurado de maneira funcional e sem enrolações, tecendo uma rede que pouco a pouco mostra não somente as falhas, mas também como elas foram geradas pelos trabalhadores / políticos inescrupulosos.

O caráter documental aliado a uma construção cronológica que parece ficcional talvez seja o que mais surpreenda, pois os produtores optaram em construir a série com poucas narrações em off, moldando as ocorrências passo a passo e sempre abordando as mudanças nos arredores da usina, buscando em alguns moradores as alterações que o acidente gerou. Essas descrições também passam pelos detalhes técnicos no que tange a radiação, ora descrevendo ora ilustrando as consequências do acidente e seu imenso alcance.

Falar das atuações de Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson é chover no molhado, visto que a alma do seriado é praticamente transposta pelo trio e suas constantes descobertas, enfrentando as reais consequências de um meio político que visa interesses individuais acima de qualquer consequência coletiva. Como bem diz em certa ocasião: "Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema."

Talvez por vir de uma emissora consagrada pelos altos custos investidos e grande cuidado nas produções, CHERNOBYL é mais uma cria da HBO com tamanha qualidade técnica e narrativa capaz de manter um nível de tensão impossível de se descrever, a série tem que ser assistida!. A fluência e qualidade do seriado é notável, mostrando como a imprudência, a ganância e interesses pessoais foram capazes de tantas destruições que certamente produz seus efeitos até hoje.

Dentre tantas falas memoráveis e reflexivas na série, há uma que se aproxima da primazia em termos de austeridade de seus protagonistas:

"Quando a verdade ofende, mentimos até não nos lembrarmos mais dela.
    Mas ela continua lá.
    Cada mentira que dizemos incorre uma dívida à verdade.
    Mais cedo ou mais tarde, essa dívida é paga."

É ver para se deleitar... FENOMENAL! 👏