Minha conta
    Ridley Scott

    Estado civil

    Atividades Produtor Executivo , Produtor , Diretor mais
    Nacionalidade
    Britânico
    Nascimento 30 de novembro de 1937 (South Shields, Durham, Inglaterra)
    Idade
    86 anos

    Biografia

    Em meados de 1960 Ridley Scott trabalhou para a BBC como designer de cenário, uma experiência que influenciou em muito seu trabalho subsequente como diretor. Scott logo passou a diretor de TV, trabalhando em episódios de séries como "Z Cars" e "The Informer". Em 1967, ele deixou a BBC e passou a maior parte de seus dez anos seguintes fazendo centenas de comerciais de TV através de sua produtora de comercias, RSA (Ridley Scott Associates).

    Scot levou um total de 5 anos desde a concepção até o financiamento e a produção de seu primeiro filme, "Os Duelistas (1977)". Apesar de ter recebido um prêmio especial do júri de Cannes, Os Duelistasfoi bastante criticado. O trabalho seguinte de Scott foi o thriller de ficção científica Alien, O Oitavo Passageiro (1979). O filme foi um grande sucesso de bilheteria, transformando Sigourney Weaver em uma estrela e rendendo ainda três sequências: "Aliens - O Resgate (1986)", "Alien 3 (1992)" e "Alien - A Resurreição (1997)".

    Seu segundo filme, "Blade Runner" apresenta uma visão chocante de uma Los Angeles superpovoada e saturada pela mídia no ano de 2019. O filme teve um número significante de adoradores, apesar de alguns críticos não terem gostado da voz clichê de Ford e do final batido, que apresenta seu ponto de vista enquanto ele plana sobre um paraíso rural com a sua amante andróide (Sean Young).

    Na sequência, realizou "A Lenda", que foi mal recebido pela crítica, mas se tornou um sucesso na TV. "Perigo na Noite (1987)" foi um thriller de suspense direto e bem estruturado, mas que não se saiu bem nas bilheterias. Scott então obteve seu maior sucesso desde "Alien" com "Chuva Negra (1989)", um thriller policial sobre corrupção que se passa em Nova York e no Japão. Apesar da narrativa ser insubstancial e confusa a linha de ação de Tóquio ofereceu a Scott algumas das melhores composições urbanas.

    Scott posteriormente obteve grande sucesso crítico e comercial com "Thelma & Louise (1991)". Sobre os esforços subsequentes de Scott, quanto menos se comentar sobre seu épico de Colombo melhor: "1492 - A conquista do Paraíso (1992)". Esta bomba ofereceu algumas visões agradáveis, mas o elenco internacionalmente desconhecido falhou em dar vida ao drama. O filme seguinte de Scott, "Tormenta (1996)", representou uma melhora, mas ainda assim falhou em agradar o público e a crítica.

    Os anos 90 testemunharam o crescimento do interesse de Scott na produção. Ele produziu o belo remake de "Nunca Te Amei" estrelando Albert Finney e foi o produtor executivo do carismático filme família "Meu Pequeno Ladrão" estrelando Harvey Keitel e Thora Birch. Em 1995, Scott e seu irmão Tony adquiriram o London's Shepperton Studios para a Scott Free Productions.

    Após Tormenta (1996), Scott filmou o mornoAté o Limite da Honra, com Demi Moore não se saindo bem no papel de uma tenente da marinha americana. Em 2000 retornou ao topo do box office americano com Gladiador, um épico romano narrando a volta de um general depois de virar escravo ao poder. A produção foi impecável, tanto que o filme levou o Oscar de Melhor Filme , porém Scott ainda não consegue ser tão fabuloso quanto com Blade Runner, tanto que no ano seguinte filma o decepcionante Hannibal.

    Irmão do diretor Tony Scott e pai de Jake Scott, Ridley recebeu indicação ao Emmy, por seu trabalho como produtor no filme para TV RKO 281 (1999).

    Primeiras aparições nas telas

    Os Duelistas
    Os Duelistas
    Data de lançamento desconhecida
    Alien, o 8º Passageiro
    Alien, o 8º Passageiro
    13 de agosto de 1979
    A Lenda
    A Lenda
    1985

    Seus melhores filmes e séries

    Gladiador
    Gladiador
    2000
    Alien, o 8º Passageiro
    Alien, o 8º Passageiro
    1979

    Carreira em destaque

    43
    Tempos de carreira
    0
    Premiação
    54
    filmes
    3
    Series
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favorito

    Drama : 42 %
    Suspense : 30 %
    Ação : 16 %
    Policial : 12 %

    No AdoroCinema:

    1
    Vídeo
    234
    Imagens
    329
    Notícias

    Trabalhou bastante com

    Russell Crowe
    Russell Crowe
    5 filmes
    Robin Hood (2010), Rede de Mentiras (2008), O Gângster (2007), Um Bom Ano (2006), Gladiador (2000)
    Velibor Topic
    3 filmes
    O Conselheiro do Crime (2013), Robin Hood (2010), Cruzada (2005)
    Alien: Covenant (2017), O Conselheiro do Crime (2013), Prometheus (2012)
    Boyd Kestner
    3 filmes
    Hannibal (2001), Falcão Negro em Perigo (2001), Até o Limite da Honra (1997)
    Bronson Webb
    2 filmes
    Robin Hood (2010), Cruzada (2005)
    Orlando Bloom
    2 filmes
    Cruzada (2005), Falcão Negro em Perigo (2001)
    Rosie Perez
    2 filmes
    O Conselheiro do Crime (2013), Crianças Invisíveis (2005)
    Youssef Kerkour
    2 filmes
    Napoleão (2023), Casa Gucci (2021)
    Oscar Isaac
    2 filmes
    Robin Hood (2010), Rede de Mentiras (2008)
    Gerard Monaco
    2 filmes
    Êxodo: Deuses e Reis (2014), O Conselheiro do Crime (2013)
    Cruzada (2005), Falcão Negro em Perigo (2001)
    Comentários
    • Colebrusco
      Fez grandes filmes com ótimos roteiros e que sabem prender bem a atenção do telespectador.
    • caskavel
      Um diretor brilhante, principalmente com generos epicos (Gladiador, Robin Hood) ele sabe montar um universo em cujo qual voce entra e nao quer mais sair. Favoritos: Gladiator ( Gladiador); Robin Hood; Black Hawk Down (Falcao Negro Em Perigo);
    • pabloquiroga
      Quando Ridley Scott morrer, vai acabar uma fonte de bons filmes.
    • Emanoel
      Sem dúvida, é o maior diretor de cinema da atualidade. Verdadeiro "Monstro".
    • Luiz@o
      Os irmaos Scott sao os maiores cineastas de todos os tempos.
    • Anderson
      Claro que Blade Runner é sua referência.....Mas Ridley é muito mais que isso, ele é o cara!!!!!!!!!!!Bravo Ridley, Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!!Desculpem, mas eu sou um daqueles que ainda aplaudem os ótimos filmes no final, sem medo de passar vergonha, ao contrário, a salva só começa depois que eu tomo coragem.......Em dias de platéias frias que só vão ao cinema para comer pipoca!!!!!!!!!!!!
    Back to Top