Estado civil

Atividades Ator , Coprodutor
Nome de nascimento

Ronald Walken

Apelido

Ronnie Walken

Nacionalidade
Americano
Nascimento 31 de março de 1943 (Queens, Cidade de Nova York, Nova York, EUA)
Idade
82 anos

Biografia

Quando criança, Christopher Walken aprendeu a atuar, cantar e dançar. Ele subiu ao palco muito jovem, primeiro participando de musicais, depois privilegiando obras mais dramáticas.

Descoberto por Sidney Lumet, o ator estreou no cinema em O Golpe de John Anderson, em 1971. Seis anos depois, era irmão de Annie Hall em Noivo Neurótico, Noiva Neurótica (1977). Foi então com O Franco Atirador que sua atuação lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Nos anos 80, Christopher Walken ocasionalmente brilha em vários gêneros: capaz de prever eventos fatais em Na Hora da Zona Morta (1983). Ele acaba virando um industrial megalomaníaco e adversário formidável de James Bond em 007 - Na Mira dos Assassinos (1985) e um pai preocupante para Sean Penn em Caminhos Violentos (1986).

Em 1990, O Rei de Nova Yokr, de Abel Ferrara, estabeleceu seu carisma e fez dele o arquétipo do chefão do submundo. A partir de então, o ator muitas vezes será oferecido papéis da máfia.

Fiel colaborador de Tim Burton em Batman - O Retorno (1992) e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), assim como Abel Ferrara, sob a direção do qual também atua em The Addiction (1995) e Enigma do Poder (1998).

O ator então voltou à comédia, depois de um tempo dos longas que produziu ao longo dos anos 90, atuando ao lado de Robin Williams em Candidato Aloprado de Barry Levinson em 2006 e depois Click, no mesmo ano. Grande entusiasta da música, Christopher Walken vai para o musical Hairspray em 2007. Podemos ver o ator dançando e tocando a música ao lado de John Travolta. 

Retorna às telonas em 2011 e interpreta um gângster no thriller Irish Gangster, O Mafioso, onde conhece Val Kilmer. No ano seguinte, o ator cult continuou no gênero de filmes de gângsteres com Sete Psicopatas e um Shih Tzu, de Martin McDonagh.

Walken continua com produções como: Amigos Inseparáveis (2013), Voando Alto (2016), Mogli - O Menino Lobo (2016), Em Guerra com o Vovô (2020), a série Ruptura (2022), pelo qual foi nomeado pelo prêmio Emmy de Melhor Ator Coadjuvante, e The Outlaws (2021-).

Em 2022, o ator se prepara para interpretar o Imperador Padishá Shaddam Corrina IV, na adaptação de Duna de Dennis Villeneuve.

Primeiras aparições nas telas

Pôster de Próxima Parada: Bairro Boêmio
Próxima Parada: Bairro Boêmio
Data de lançamento desconhecida
Pôster de A Sentinela dos Malditos
A Sentinela dos Malditos
Data de lançamento desconhecida

Seus melhores filmes e séries

Carreira em destaque

54
Tempos de carreira
2
Premiações
81
filmes
4
Series
8
Indicações
0
Filme

Gêneros favorito

Drama : 33 %
Comédia : 32 %
Suspense : 21 %
Policial : 14 %

No AdoroCinema:

Trabalhou bastante com