Minha conta
    Caverna do Dragão foi produzido pela Marvel e tem easter egg de quadrinhos e Star Wars

    Com apenas 27 episódios, Caverna do Dragão ganhou uma legião de fãs no Brasil. Veja algumas curiosidades da animação!

    Caverna do Dragão é uma das séries animadas mais populares no Brasil, marcando a infância de muita gente que cresceu assistindo a produção baseada no jogo de RPG Dungeons & Dragons. Caverna do Dragão foi transmitida originalmente entre 1983 e 1985, com apenas 27 episódios e, mesmo durando pouco tempo, a animação rendeu muitas curiosidades interessantes que talvez você não conheça. Saiba mais!

    Caverna do Dragão foi produzida pela Marvel

    Baseada no famoso jogo de RPG chamado Dungeons & Dragons, a animação foi produzida conjuntamente por TSR, Toei Animation (mesmo estúdio de Cavaleiros do ZodíacoDragon Ball e Sailor Moon) e, o que muitos podem não saber, pela Marvel. Inclusive, no episódio "Servant of Evil" (Servo do Mal, em tradução), Eric aparece segurando uma HQ do Homem-Aranha, um dos mais populares heróis da Marvel.

    Cada cabeça de dragão, um poder específico

    O temível dragão Tiamat apresentava cinco cabeças, cada uma delas correspondendo a um tipo de dragão de Dungeons & Dragons, e com um poder específico: a vermelha dispara fogo (e é a única que consegue falar); a branca lança gelo; a verde, gás clorídrico; a preta cospe ácido; e a azul fuzila eletricidade.

    Tudo culpa dos Smurfs

    Caverna do Dragão foi cancelada, entre outros motivos, pela concorrência com o desenho Os Smurfs, exibido no mesmo horário pela NBC. Internamente, Caverna do Dragão teve de competir com outras produções da Marvel, como “Muppet Babies“, “Comandos em Ação (G.I. Joe)” e “Thundercats”.

    Final falso de Caverna do Dragão

    Por ter sido cancelada sem uma conclusão, durante muito tempo circulou na internet um falsa história do final da série. Os garotos estariam, na verdade, mortos, e estariam no inferno sendo torturados. O demônio tinha duas faces: era ao mesmo tempo o Mestre dos Magos e o Vingador, que ao lançar seus enigmas e criar situações em que os jovens quase voltavam para casa, estaria brincando com suas almas. Essa ideia faria sentido dentro da lógica do jogo Dungeons & Dragons, no qual quem joga como “mestre” conta a história e é, ao mesmo tempo, os inimigos e aliados dos outros jogadores, se divertindo com as tentativas desses de escapar das armadilhas criadas por ele.

    Nesse final falso, a rainha dos dragões Tiamat era um anjo que tentava salvar os adolescentes da tortura infernal, enquanto o unicórnio Uni sempre fazia algo que impedia a turma de voltar para casa por ser um demônio auxiliar do Vingador / Mestre dos Magos, com a missão de se infiltrar no grupo e boicotá-lo.

    Referências à Star Wars

    No episódio “O Traidor”, os heróis encontram uma tribo de ursos que vivia sobre as árvores – referência aos Ewoks que aparecem em Star Wars: O Retorno de Jedi. Além disso, o Mestre dos Magos lembra muito outros gurus da ficção, como Yoda da saga Star Wras, e ainda o Mestre Ancião, de Cavaleiros do Zodíaco – animação que, curiosamente, também foi produzido pelo estúdio Toei Animation.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top