Minha conta
    Mitos do Pop: Como é o verdadeiro final de Caverna do Dragão?

    Se o suposto último episódio jamais foi foi produzido ou exibido, por que tanta gente jura que o assistiu?

    Mitos do Pop é o novo programa semanal do AdoroCinema que tem como missão desvendar os maiores mistérios do mundo do entretenimento.

    Todas as semanas, o colunista Pablo Miyazawa apresenta e investiga alguma teoria da conspiração, lenda urbana ou questão pertinente sobre o mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, videogames, música e internet.

    O tema do décimo-primeiro episódio ressuscita uma antiga história relacionada a um dos maiores sucessos dos anos 1980, pelo menos no Brasil: o desenho animado Caverna do Dragão. Exibida a partir da metade da década no programa Xou da Xuxa (e nunca mais saindo do ar), a animação conquistou o público nacional com um coquetel bem sucedido de aventura e drama no universo medieval. Foram apenas 27 episódios produzidos, mas por força maior, a série terminou sem apresentar um final apropriado. Essa falta de um desfecho alimentou uma lenda urbana sobre um capítulo final inédito e de conteúdo "maldito", que colocava em xeque todos os valores que o desenho defendeu ao longo dos anos.

    Só que este capítulo final jamais existiu, pelo menos não dessa maneira: tudo foi fruto da imaginação de teóricos da conspiração que espalharam a lenda de que os jovens heróis estavam presos em uma espécie de purgatório e que por isso jamais conseguiriam voltar para casa. Essa versão foi desmentida pelos próprios criadores do desenho, e até mesmo um verdadeiro roteiro final surgiu para enterrar de uma vez por todas essa lenda urbana. Mesmo assim, ainda há quem jure que assistiu a esse referido episódio "maldito", mesmo ele jamais tendo sido produzido. 

    Como é possível que muitas pessoas acreditem terem presenciado algo que não existiu? É isto o que o Mitos do Pop desta semana pretende explicar. Esse fenômeno inclusive tem nome (o "Efeito Mandela") e diversos outros exemplos notáveis na cultura pop. Será que você já foi vítima de algum deles?

    Discutir esse tipo de questão é a função deste novo programa do AdoroCiinema, baseado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017, e que agora ganha uma versão em vídeo semanalmente. 

    Assista acima ao episódio 11 e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top