Minha conta
    Doutora Brinquedos e outras 5 séries animadas com protagonismo negro para crianças
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Com protagonistas inteligentes, de diversas profissões e idades, a lista é repleta de representatividade negra para o público infantil.

    Representatividade é importante para que um grupo considerado minoritário (em direitos e oportunidades) na sociedade consiga se enxergar em todos os espaços que podem e devem pertencer — e o protagonismo na televisão e cinema é um deles. Já temos algumas histórias em quadrinhos com representatividade diversamente racial e nas telinhas, animações são um universo perfeito para que crianças negras se identifiquem com protagonistas fortes, inteligentes e que são mais semelhantes do que quaisquer outros personagens brancos. Por isso, o AdoroCinema trouxe uma lista direcionada para o entretenimento da criançada!

    A Família Radical

    A Família Radical é uma animação da Disney Channel que foi ao ar de 2001 a 2005. A história acompanha Penny Proud, uma adolescente que vive em uma divertida família e, enquanto nos apresenta seu cotidiano em casa, também enfrenta as dificuldades da vida escolar — que inclui amizades, tarefas, desafetos e, também, diversão. Vale mencionar que a série derivou um filme homônimo (disponível na Disney+), consagrado como o final oficial do desenho infantil.

    A Família Radical
    A Família Radical
    Data de lançamento 2001-09-15 | min
    Séries : A Família Radical
    Com Kyla Pratt, Tommy Davidson, Paula Jai Parker
    Usuários
    3,1
    Assista agora em Disney +

    Happily Ever After: Fairy Tales For Every Child

    Happily Ever After: Fairy Tales For Every Child é uma série antológica da HBO, que esteve no ar de 1995 a 2000. A animação infantil diversifica o mundo dos contos de fadas, trazendo históricas folclóricas sob diferentes panoramas sociológicos — e, majoritariamente, centrados em elementos da cultura negra. O desenho traz identificação através de contos de fácil entendimento e muita representatividade!

    Super-Choque

    Super Choque conta a história de Virgil Hawkins, um adolescente comum que ganha poderes eletromagnéticos após ser exposto a um gás tóxico. Com a habilidade de lançar raios, absorver, gerar e manipular energia, o rapaz defende a sua cidade de criminosos, disfarçado pela fantasia e o codinome Super Choque. Vale lembrar também que o super-herói vai ganhar vida nas telonas, em um filme live-action produzido por Michael B. Jordan.

    Fillmore!

    Fillmore!, também produzida pela Disney, gira em torno de um aluno da sétima série chamado Cornelius Fillmore, que leva muito a sério sua responsabilidade como patrulha de segurança da escola. Depois de ganhar notoriedade por resolver crimes como “conversa fiada no corredor” e “falsificação de leite”, ele se torna um dedicado agente da lei para encontrar um novo propósito na vida.

    Doutora Brinquedos

    Doutora Brinquedos é uma das séries mais recentes da lista e traz como protagonista uma jovem chamada Dottie McStuffins, que tem o sonho de ser pediatra, assim como a mãe é. Sua paixão pela medicina a leva a se tornar uma médica em seu próprio mundo imaginário, consertando brinquedos e bonecas. Para lidar com seus pacientes, ela usa um estetoscópio mágico que permite que as pelúcias interajam com ela e revelem seus problemas de saúde.

    Mister T

    Mister T é um ícone cultural: tanto na moda, quanto na personalidade. Famoso nos anos 80, o personagem é um professor de ginástica que embarca em aventuras globais com os alunos, ensinando lições de vida enquanto se divertem. Atencioso e inteligente, Mister T se conecta com os estudantes e mostra todo o potencial que há dentro de cada um — assim, os espectadores também aprendem muito!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top