Minha conta
    WandaVision: O que é Magia do Caos da Feiticeira Escarlate?
    Por Bruno Botelho dos Santos — 2 de mar. de 2021 às 16:10

    WandaVision apresentou oficialmente Wanda Maximoff como Feiticeira Escarlate, com sua poderosa Magia do Caos.

    WandaVision respondeu grandes mistérios de sua narrativa no episódio 8, que também esteve repleto de referências aos quadrinhos e revelações importantes para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel. Vale lembrar que a produção deu o pontapé inicial para a Fase 4.

    Um dos momentos mais importantes do episódio 8 foi a apresentação oficial de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) como Feiticeira Escarlate, nome pelo qual a super-heroína é conhecida nos quadrinhos da Marvel, e consequentemente, a descoberta de Agatha Harkness (Kathryn Hahn) sobre o motivo dela ser tão poderosa: a Magia do Caos. “Esta é a Magia do Caos, Wanda. E isso faz de você a Feiticeira Escarlate”, diz Agatha.

    Mas, afinal, o que é a Magia do Caos? Vamos entender qual é sua origem e qual a sua relação com os poderes da Feiticeira Escarlate. 

    Feiticeira Escarlate e sua Magia do Caos

    Apesar de WandaVision ainda não ter explicado o conceito de Magia do Caos no Universo Cinematográfico Marvel, ela é parte importante nos quadrinhos. Neles, ela se revela como, provavelmente, a forma mais poderosa de magia. Sua origem remonta à própria formação da Terra, com uma antiga raça de seres poderosos conhecidos como os Deuses Anciões, mais precisamente com Chthon, um dos mais fortes, que se tornou o primeiro a dominar o poder e se autodenominou o “Deus do Caos”.

    Ele utilizou isso para governar a Terra por um tempo, com habilidades para moldar a realidade da maneira que quisesse. Depois, Chthon acabou exilado em uma dimensão alternativa pela Montanha Wundagore, localizada na Europa Oriental. Mas por que a Magia do Caos é tão poderosa? Porque um mestre da Magia do Caos pode, literalmente, reescrever a realidade ao seu redor.

    Isso pode te soar familiar, porque temos visto Wanda fazer isso tudo na narrativa de WandaVision. Sempre que ela deforma e manipula objetos e pessoas em novas formas, isso é Magia do Caos. Muito poucos feiticeiros são habilidosos o suficiente para usá-lo. Como observado acima, nos quadrinhos a afinidade de Wanda com a magia do caos vem da tentativa de Chthon de possuí-la quando criança.

    Agatha Harkness, bruxa que se revelou como uma vilã em WandaVision, também foi uma parte fundamental da educação de Magia do Caos de Wanda nos quadrinhos. Após anos de prática, Wanda foi capaz de usar a Magia do Caos para aumentar seus poderes. Ela atingiu o auge de seu potencial com magia e era uma das bruxas mais formidáveis ​​do mundo. Mas isso também se tornou um grande problema, com Wanda perdendo o controle.

    WandaVision está escondendo outro grande vilão da Marvel? Quem pode ser?

    Quão poderosa será Feiticeira Escarlate no UCM?

    Uma das principais histórias em quadrinhos que WandaVision está se inspirando é Dinastia M, uma minissérie de eventos nos quadrinhos onde Wanda usou seus poderes para remodelar o mundo inteiro em uma utopia mutante que deixou Magneto e sua família no comando, enquanto os humanos se tornaram a classe oprimida. Na época, Wanda ainda estava em um estado mental frágil depois de atacar seus amigos nos Vingadores. Ela também queria dar a seu pai a versão do mundo que finalmente o faria feliz.

    Wanda pode ser considerada a personagem mais poderosa do Universo Cinematográfico Marvel, mais AINDA não tem esse poder todo dos quadrinhos. O mundo artificial criado por ela na série do Disney+ só existe dentro dos limites do Hex de Westview. Quando Wanda estendeu as fronteiras no final do episódio 6 de WandaVision, acabou posteriormente perdendo o controle da ilusão no episódio 7

    Ela pode não ter atingido o pico de suas habilidades, mas Agatha estava surpresa e fascinada com o quanto ela havia realizado com seus poderes sozinha, sem nenhum tipo treinamento. Se aceitarmos a palavra de Agatha, nenhuma outra bruxa ou feiticeiro no UCM pode fazer o que Wanda já fez. Daí o status mitológico da Feiticeira Escarlate. 

    Quem é mais poderosa: Feiticeira Escarlate ou Capitã Marvel? Veja a análise de poderes no UCM

    Doutor Estranho e Multiverso da Loucura

    No começo do Universo Cinematográfico Marvel, as produções pareciam seguir um caminho para minimizar a magia e a mitologia. É por isso que Thor (Chris Hemsworth) e os Asgardianos eram essencialmente alienígenas humanóides em vez de deuses reais. É também por isso que o Doutor Estranho chamou a magia de "o código-fonte que molda a realidade". Mas há mais neste mundo do que aparenta. 

    WandaVision abriu as portas para a magia real no UCM e estabeleceu que o coven de Agatha existia no final do século XVII. Também deve ser notado que o livro de magia maligna de Chthon, Darkhold, apareceu em Agents of SHIELD e Runaways, e pode ser o livro misterioso no porão de Agatha Harkness. Vale lembrar que suas runas místicas brevemente mantiveram os poderes de Wanda sob controle.

    Claramente, existem muitas regras na magia que Wanda simplesmente não conhece. Talvez isso seja algo que o Doutor Estranho possa ensiná-la no próximo filme, Doutor Estranho No Multiverso da Loucura, que a personagem foi confirmada. Essa é a próxima parada de Wanda, não importa o que aconteça no final de WandaVision. Mas se Wanda será aliada, estudante ou inimiga de Stephen ainda vamos conferir.

    WandaVision vai ganhar seu nono, e último episódio, em 05 de março no serviço de streaming Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top