Minha conta
    A Maldição da Mansão Bly: Romances góticos para quem adorou a série da Netflix

    A Maldição da Mansão Bly — protagonizada por Victoria Pedretti — utilizou as estruturas do romance gótico para contar uma história melancólica e assustadora.

    A Maldição da Mansão Bly — série de terror da Netflix — consegue assustar, mas também entregar reflexões profundas acerca do amor, tempo e morte. Contudo, essas temáticas densas não estão na produção à toa. Por ser baseada no livro A Volta do Parafuso — de Henry James — a obra de Mike Flanagan carrega fortes influências do romance gótico, subgênero literário responsável por utilizar o sobrenatural como metáfora para os horrores da vida.

    Aliás, desde A Maldição da Residência Hill, a produção vem explorando os segredos emocionais por trás do que tememos. Contudo, Mansão Bly decidiu mergulhar de cabeça no movimento gótico, entregando figurinos de época, relacionamentos que terminam em tragédia e análises bem intensas sobre a finitude da existência.

    A Maldição da Mansão Bly: Crítica da série da Netflix (Sem spoilers)

    Por isso, o AdoroCinema separou outras produções que abordam os mesmos temas. Só cuidado para não ficar muito abalado. Veja a seguir:

    A Colina Escarlate

    A Colina Escarlate
    A Colina Escarlate
    Criador(es): Guillermo del Toro
    Com Mia Wasikowska, Tom Hiddleston, Jessica Chastain
    Data de lançamento 15 de outubro de 2015

    Na última década, ninguém conseguiu fazer um romance gótico melhor do que A Colina Escarlate. E claro, não é surpresa que essa obra excelente tenha sido idealizada por Guillermo Del Toro, o rei dos contos sombrios. A produção acompanha a escritora Edith (Mia Wasikowska) indo morar com o marido Thomas (Tom Hiddleston) em uma enorme e decadente mansão.

    Chegando no local, ela precisa conviver com Lucille (Jessica Chastain) — irmã de Thomas. A moça é extremamente apática, e não gosta da presença de Edith na residência. Contudo, a desavença familiar não é o único incômodo que ela irá encontrar no ambiente, já que o lugar esconde segredos mortais.

    A Colina Escarlate

    A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

    A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
    A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
    Data de lançamento 28 de janeiro de 2000 | 1h 45min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Johnny Depp, Christina Ricci, Christopher Walken
    Usuários
    4,2

    Mais um filme que nasceu da parceria clássica entre Tim Burton e Johnny Depp. Em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, um detetive nova-iorquino é enviado para investigar assassinatos misteriosos na cidade de Sleepy Hollow. Esteticamente similar à Mansão Bly, o longa irá agradar os amantes dos figurinos antigos, ambientações fantasmagóricas e fotografias obscuras.

    Por que os filmes de Tim Burton têm estéticas semelhantes?

    Drácula de Bram Stoker

    Drácula de Bram Stoker
    Drácula de Bram Stoker
    Data de lançamento 12 de março de 2020 | 2h 08min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reeves
    Usuários
    4,3

    Drácula de Bram Stoker foi dirigido por um dos maiores nomes na história do cinema: Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão). E claro, a própria obra literária sobre o vampiro é regida pelos principios do romance gótico. Portanto, o filme é um prato cheio para quem adora assistir a reflexões sobre o amor e a morte.

    Além disso, a direção de arte do longa não deixa a desejar, apostando em tons fortes que destacam a violência ou a escuridão da experiência. Na trama, Drácula tenta reencontrar a mulher que amou há muitos séculos.

    Top 20: Os vampiros mais bem sucedidos do cinema

    Os Outros

    Os Outros
    Os Outros
    Data de lançamento 27 de outubro de 2001 | 1h 45min
    Criador(es): Alejandro Amenábar
    Com Nicole Kidman, Elaine Cassidy, Christopher Eccleston
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Os Outros — estrelado por Nicole Kidman — tem todos os elementos do horror gótico. Na história, uma família vive isolada em um casarão, e passa a ser assombrada por espíritos maléficos. Contudo, as aparições estão lá para revelar verdades profundas acerca da realidade. A produção entrega visuais de época deslumbrantes, e aborda o romance transcendental retratado em Mansão Bly.

    Os Inocentes

    Clássico dos anos sessenta, Os Inocentes é uma adaptação cinematográfica do livro A Outra Volta do Parafuso, escrito por Henry James. Coincidentemente, A Maldição da Mansão Bly é baseada nos contos do mesmo autor, incluindo A Volta do Parafuso. As semelhanças entre o filme e a série da Netflix são gigantes.

    Em Os InocentesDeborah Kerr se torna a governanta de uma mansão, e desenvolve laços fortes com as duas crianças que habitam o local. Contudo, a relação entre eles acaba tomando um rumo aterrorizante. Parece até a sinopse do seriado de Flanagan, né?

    Inclusive, a música de abertura do longa de 1961 é Willow Waly, a mesma cantada por Viola (Kate Siegel) em Bly Manor.

    A Maldição da Mansão Bly: Saiba quais atores também estavam em A Maldição da Residência Hill
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top