Minha conta
    De A Múmia a Doom Patrol: Por onde andou Brendan Fraser?

    Atualmente na série de super-heróis da DC, o ator passou um tempo longe dos holofotes.

    Fazendo parte da considerável gama de galãs de Hollywood a surgir para o grande público nos anos 90, Brendan Fraser certamente marcou a geração de muitos cinéfilos que cresceram assistindo A Múmia, George, Rei da Floresta, De Volta Para o Presente, e mais algumas obras estreladas pelo astro que, na época, estava no auge de sua carreira.

    Em um momento no qual todos achavam que o ator decolaria rapidamente na indústria, os papéis de Fraser acabaram rareando, ao passo em que ele mesmo escolhia se manter afastado dos holofotes por duros problemas pessoais, como cirurgias, divórcio e depressão. Embora continuasse atuando de vez em quanto, a insistência dos tablóides em falar da idade e do "sumiço" do ator contribuiu para que ele ficasse longe dos blockbusters, o que acabou dando a ideia de que Brendan estaria "sumido" de Hollywood.

    Agora, com sua recente escalação na série Doom Patrol, diversos veículos noticiaram a ocasião como "o retorno de Brendan Fraser", embora ele nunca tenha parado de atuar de verdade. No entanto, pensando em explicar um pouco melhor como andou a carreira do ator nestes últimos anos, nós do AdoroCinema separamos uma matéria especial respondendo a pergunta feita tantas vezes: por onde andou Fraser?

    O RÁPIDO ESTRELATO

    Ao contrário de muitos astros de comédia e aventura, Brendan Fraser já ficou marcado logo em seu primeiro filme para os cinemas, O Homem da Califórnia, que contava a história de um homem das cavernas que acaba ficando congelado e volta apenas nos dias atuais, precisando viver normalmente. Apesar de bobo e bastante criticado, o longa revelou o carisma de Fraser para comédias, o que o lançou a novas oportunidades.

    Dois anos depois, em 1994, ele estrelou o outro pastelão, Os Cabeça-de-Vento, ao lado de Steve Buscemi e Adam Sandler, dois atores que também viriam a fazer sucesso em seus respectivos gêneros. Apenas três anos depois ele esteve em George, Rei da Floresta, em 1997. E se engana quem acha que isso é pouco, pois apenas entre 94 e 97 foram simplesmente onze filmes estrelados por Brendan.

    Foi em 1999, com A Múmia, que o ator chegou em seu ápice e passou a se tornar referência na comédia e na aventura, dando-o mais oportunidades. O Retorno da Múmia, em 2001, lucrou ainda mais que seu antecessor e o sucesso era certo. Mas a partir dali nem tudo seriam flores.

    A QUEDA REPENTINA

    Em 2003, o ator fez Looney Tunes: De Volta à Ação, que misturava personagens clássicos do Looney Tunes a pessoas reais, e apesar de ter sido bem recepcionado pelos fãs, a crítica achou apenas uma espécie de cópia de Space Jam. A partir dali ele saiu um pouco da comédia, e teve um desempenho ruim em outros gêneros. Conseguiu um papel no indicado ao Oscar, Crash (2004), mas não foi notado.

    Nos dois anos seguintes, ele fez apenas dois filmes, 12 Horas até o Amanhecer e O Último Golpe, que também não foram elogiados. Parece até uma média normal, mas para alguém que apenas uma década antes fazia 10 filmes a cada três anos, havia uma notável queda. Seus agentes trabalharam muito duro para fazê-lo retornar à grande mídia, colocando-o em Viagem ao Centro da Terra, sucesso de público, e A Múmia: Tumba do Imperador Dragão, que teve um péssimo desempenho e já não lembrava nem um pouco a atmosfera de terror com aventura dos filmes anteriores.

    Nessa mesma época, Brendan se abalou bastante ao não ser escolhido para viver Clark Kent em Superman: O Retorno, e desanimou bastante da indústria, alegando sentir-se cansado, o que era completamente compreensível para alguém que trabalhou tanto em tão pouco tempo e depois sentiu um baque.

    O AFASTAMENTO E O RETORNO

    Ao se afastar um pouco da indústria, Brendan começou a ter uma decadência também em sua vida pessoal. O ator, que sempre fazia acrobacias sem dublês nos filmes de ação, admitiu ter sofrido muito por isso e passou quase 10 anos indo e voltando de hospitais, com diversas cirurgias nos ossos, e até mesmo nas cordas vocais. As cirurgias na mesma época do afastamento o deixou falido e, para completar, ele se divorciou de sua esposa, com quem tinha dois filhos. 

    Com o movimento #MeToo, Fraser admitiu também ter sido assediado sexualmente por Philip Berk, ex-presidente da Assossiação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Há alguns anos ele contou ter precisado lutar contra a depressão, especialmente enquanto os tablóides falavam o tempo inteiro de sua separação, seu sumiço e sua aparência descuidada.

    Mas após falar do abuso e da depressão, Brendan voltou a ser notado em Hollywood, por volta de 2017, a partir de quando fez diversas séries, em um território mais tranquilo e confortável de sua carreira, já aprendendo a lidar com todos os problemas. De lá pra cá, ele fez as séries The Affair, Trust, TitãsProfessionals e agora, mais recentemente, está escalado como Robotman em Doom Patrol. Que bom vê-lo bem novamente!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top