Minha conta
    Dark: O que é real e o que é ficção na série da Netflix?

    Das referências a cientistas reais a obras que inspiraram parte do enredo, dissecamos os fatores reais das três temporadas.

    Depois de três temporadas, 26 episódios e centenas de teorias e caderninhos anotados, Dark, chegou ao fim na Netflix com uma boa recepção entre público e crítica especializada. No entanto, algumas coisas ainda não saíram da mente aflita de diversos espectadores, como por exemplo, as referências a conteúdo real, indo além do terrritório ficcional.

    Pensando nisso, após o arrebatador final de Dark, o AdoroCinema resolveu trazer um compilado explicando o que é real e o que é ficção dentro da trama mirabolante envolvendo viagens no tempo, universos paralelos e muita gente confusa. Então vai preparando novamente o caderninho porque tem conteúdo extra. Vamos lá!

    Dark: Afinal, a série é tão complicada quanto dizem?

    A CIDADE DE WINDEN EXISTE?

    Cuidado com os nomes difíceis: a cidade de Winden existe e fica localizada no distrito de Emmendingen, na região administrativa de Freiburg, parte do Estado de Baden-Württemberg na Alemanha. A cidade foi a escolha perfeita para emular uma região com poucos habitantes, visto que na série eles sempre dizem morar "no meio do nada".

    Isso porque Winden tem apenas 2.862 residentes, um número minúsculo se considerarmos as grandes metrópoles da Alemanha. Segundo os showrunners da série, as gravações foram feitas em outro lugar, para que pudessem replicar a sensação de distanciamento e "frieza" presentes após desastres nucleares.

    O QUE É O DIABO BRANCO?

    Existem duas respostas possíveis para esta pergunta. Primeiro, "O Diabo Branco" é uma tragédia clássica escrita por John Webster no ano de 1612 e tornou-se um dos contos mais famosos daquele século e também dos seguintes. A obra pode ter relações com a citação constante do "Diabo Branco" na série da Netflix por contar a história de assassinato e vingança envolvendo toda uma família.

    Na trama, temáticas como suicídios misteriosos e mortes por propósitos maiores são bastante debatidas, o que possui uma forte relação com alguns acontecimentos de Dark. Na segunda resposta, o escritor russo Liev Tolstói, autor de clássicos como "Guerra e Paz" (uma dicotomia bastante presente na série) era conhecido por alguns como Diabo Branco, sendo este inclusive o título de uma biografia posterior.

    Dark: O que acontece depois do fim da série da Netflix?

    QUEM ESTUDA A VIAGEM NO TEMPO?

    Diversos físicos, teóricos e filósofos chegaram a falar a respeito de viagem no tempo, e alguns tiveram citações incorporadas em algumas passagens de Dark, como por exemplo Einstein e Galileu. No entanto, as referências e eles ficam apenas no campo mais superficial, não havendo nada diretamente relacionado.

    Por outro lado, o inventor da viagem no tempo na série, H.G Tannhaus, possui uma referência ficcional mais forte. Tannhaus se assemelha ao título Tannhäuser, que em Blade Runner é o nome do portal de dobra para viagens espaciais entre dimensões; Além disso, este também é o título de uma clássica ópera escrita pelo compositor alemão Richard Wagner, na qual ele fala respeito de como a redenção só é possível de ser alcançada através do amor. Parecido com os eventos da série, de certa forma.

    Dark: As 8 principais revelações da 3ª temporada da série da Netflix

    O DESASTRE NUCLEAR FOI REAL?

    Um ponto muito interessante, mas que passou despercebido por alguns espectadores, é que de acordo com a própria série, o epicentro do desastre na usina nuclear de Winden ocorreu em 1986 — exatamente o mesmo ano do acidente nuclear de Chernobyl. A partir disso, alguns especulam que a intenção tenha sido fazer desta uma versão alternativa ou adicional aos acontecimentos na Ucrânia, já que a Winden que vemos durante a série é de uma realidade alternativa.

    Na época do acidente real, por exemplo, o solo e o céu da Alemanha foram duramente contaminados pelo acidente na Rússia, o que fez com que pássaros acabassem morrendo sem causas aparentes, algo referenciado também logo no primeiro episódio de Dark, antes mesmo de sabermos que um acidente estaria por vir.

    O QUE GUARDA A FLORESTA?

    O verdadeiro município de Winden é realmente cercado por florestas, justamente por ser um local relativamente pequeno e sem tantas habitações urbanas. No entanto, o terreno geral da floresta retratado na série é na verdade uma combinação de várias locações diferentes. Por exemplo, os trilhos, o caminho entre as árvores e a caverna ficam em três lugares diferentes, combinados na montagem para parecerem próximos.

    Enquanto a caverna e o chalé de Helge Doppler ficam em Michendorf, os trilhos ficam em Königsweg, o lago fica em Mühlenbecker Land e a floresta em si fica em Grünewald. Apesar de todos terem localidades diferentes, eles se assemelham pela proximidade geral a Berlim, não exigindo viagens longas entre uma filmagem e outra.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top