Minha conta
    The Walking Dead S09E03: A Esperança despedaçada

    O mundo idealizado por Rick Grimes está indo por água abaixo em novo episódio.

    AMC

    ATENÇÃO: Contém SPOILERS do episódio 3 da 9ª temporada de The Walking Dead, "Warning Signs".

    A esperança é a última que morre. O famoso ditado não parece se aplicar para a nona temporada de The Walking Dead. O terceiro episódio do novo ano começou apresentando o mundo idealizado por Rick Grimes (Andrew Lincoln), ameaçado pelo desaparecimento de alguns Salvadores. Um dos capítulos mais consistentes em muito tempo.

    Como se não existisse um apocalipse zumbi rolando solto há nove anos ou um conflito entre as comunidades que ele está tentando unir, o líder de Alexandria acorda calmamente em sua casa, dá bom dia para sua companheira Michonne (Danai Gurira), verifica se sua filha Judith está doente e homenageia a madeira com a marca da mão de Carl (Chandler Riggs). Seguindo uma rotina — que mais parece um ritual — ele caminha pelas plantações, observando tudo o que conquistou, e encontra um belo tomate maduro — que coloca no túmulo de seu filho.

    O fruto aqui é simbólico, representa tudo o que já foi construído e a esperança de dias melhores — como indicado na carta de Carl para seu pai na temporada anterior. Curiosamente, outros tomates aparecem ao longo do episódio, como um sinal de alerta (em referência ao nome do capítulo) de que a esperança está prestes a ser despedaçada — e que o futuro próspero está indo por água abaixo, junto com a ponte que dificilmente será finalizada.

    AMC

    É interessante ver um respiro na ação e tensão da temporada e simplesmente apreciar um adorável momento família entre Rick, Michonne e Judith — brincando de esconde, esconde; lendo "O Mágico de Oz" —, algo que não fora muito presente na série, mesmo no seu auge, talvez porque finalmente a paz teria chegado. Alguns dos destaques dessa sequência são que a personagem de Danai Gurira está apreensiva, trabalhando nas leis que guiarão todas as comunidades, e o de Andrew Lincoln está otimista e inclusive sugere à companheira que ter um filho (!). Por mais fofo que esse momento seja, eles parecem não lembrar que permanecem em um apocalipse zumbi e que as pessoas no geral estão à beira de entrar em conflito.

    A chegada da briga entre as comunidades permeia todo o episódio, especialmente frente à desconfiança dos Salvadores sobre o mistério dos seus desaparecidos. Maggie (Lauren Cohan) é acusada, assim como Daryl (Norman Reedus) e até Jadis/Anne (Pollyanna McIntosh) — abalando seu novo relacionamento com Padre Gabriel (Seth Gilliam).

    AMC

    TWD segue tendo cenas criadas sem muito aprofundamento, só para gerar futuros pontos de enredo — como Cyndie (Sydney Park) levar Maggie a uma casa cheia de zumbis, e ser salva por Daryl, criando uma aproximação entre eles; ou ele descobrir desde o início que uma das mulheres de Oceanside tinham a arma de matou os Salvadores.

    Apesar disso, é preciso destacar outras sequências que fazem referência aos tempos áureos da série. Entre elas, a conversa entre Rick e Daryl sobre se todos merecem seu lugar nesse mundo novo, Grimes lembra a ele que tente tomar uma decisão melhor, como "não matar o homem que deixou seu irmão no telhado para morrer" — apesar de Rick ter feito isso com Merle Dixon (Michael Rooker), Daryl não o matou. Será que essa decisão permanecerá?

    Descobrimos, logo das cenas inicias, que Justin (vivido por Zach McGowan, de Agents of S.H.I.E.L.D. e The 100, curiosamente escalado para um papel pequeno) está realmente morto. Eventualmente, o mistério é revelado para Maggie, Daryl e para o público: as mulheres de Oceanside estão matando os Salvadores que dizimaram os homens e crianças de seu grupo, inspiradas pela morte de Gregory (Xander Berkeley).

    AMC

    Isso mostra claramente como uma ação desencadeia consequências, e o que ter mais de um líder e nenhuma regra pode originar. A "justiça" feita por Maggie gerou uma espécie de "vigilantismo". É ainda mais simbólico quando a líder de Hilltop e Daryl dão meia volta, deixando a matança acontecer de forma conivente. Apesar da moça ter dito anteriormente que o Rick está fazendo é "certo para o futuro", algo que era melhor para seu filho, Hershel; no final permanece com sua ideia original e revela que é "hora de ir ver Negan".

    Enquanto um mistério se fecha, outro se abre. Seguindo o arco "de onde veio aquele helicóptero? Ele tem conexão com o grupo do lixão?", temos a revelação de que Jadis costumava contrabandear pessoas em troca de surprimentos, entregando indivíduos dos tipos "A" e "B". Vale lembrar que, quando ela capturou Rick na temporada anterior, o container onde ele estava tinha uma enorme letra "A" desenhada.

    Agora que Rick supostamente perdeu a confiança nela, ela volta a entrar em contato com os donos dos helicópteros. A moça oferece que ela e Padre Gabriel comecem uma nova vida em outro lugar, sem contar a Rick, mas quando ele se recusa, ela resolve entregar seu único defensor. "Achei que você fosse um 'B'", diz. Seja lá o que forem essas nomenclaturas, The Walking Dead deve apresentar as respostas em breve.

    AMC

    Depois de aparecer na cena em que Maggie e Kal (James Chen) são parados pelos Salvadores na estrada, o tomate volta a dar as caras quando há uma debandada em massa daqueles que estavam trabalhando na ponte. O fruto aparece esmagado nos pés de um Salvador, despedaçado, juntamente com a esperança de Rick. Talvez seja mesmo hora de dizer adeus ao mundo utópico de Grimes.

    The Walking Dead vai ao ar todos os domingos, às 22h30, nos canais Fox e Fox Premium.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top