Minha conta
    Punho de Ferro: Atrizes explicam relacionamento das Filhas do Dragão na segunda temporada (Entrevista)

    Conversamos com Jessica Henwick e Simone Missick sobre Colleen e Misty e o poder feminino na série da Marvel/Netflix.

    Punho de Ferro traz uma forte presença feminina em sua segunda temporada. Um dos principais arcos narrativos é o das Filhas do Dragão, dupla formada por Colleen Wing (Jessica Henwick) e Misty Knight (Simone Missick). A parceria entre elas começou em Os Defensores, evoluiu no segundo ano de Luke Cage e agora é coroada em Iron Fist (título original da produção).

    Durante uma mesa redonda na Comic-Con 2018, o AdoroCinema pôde conversar com as atrizes Simone Missick e Jessica Henwick, além do protagonista Finn Jones, do showrunner Raven Metzner e do chefe da Marvel Television, Jeph Loeb, sobre a força das personagens.

    "Quando primeiramente vemos Misty e Colleen em Os Defensores, elas são dois navios cruzando pela delegacia. Então, um tempo depois, na segunda temporada de Luke Cage, essas duas mulheres se conectam, apesar de não serem realmente amigas", relembrou Simone Missick. "Você entende que são duas pessoas que passaram por algo traumático juntas e isso traz um senso de união para as personagens, só que elas ainda estão aprendendo quem cada uma é. E nós pudemos explorar isso na segunda temporada de Punho de Ferro."

    A atriz ainda explicou como a amizade entre elas floresce. "Nós podemos ver como essas mulheres estão lidando com o fato de não saberem onde estão no mundo, como elas podem apoiar às suas comunidades, se elas vão em direção a violência ou dão um passo atrás e lidam com isso de maneira diferente. Sabe, em Luke Cage, a Colleen aparece para ajudar a Misty a se levantar, e a Misty está lá para ajudar a Colleen a descobrir quem ela é, assim que ela deixa sua katana de lado."

    Marvel / Netflix

    Não é só Colleen e Misty que têm a chance de se conectar durante a segunda temporada da série. Finn Jones exaltou que as moças e Danny Rand trabalham como um time. "A Misty aparece por algo que nós [Danny e Colleen] estamos fazendo e, não quero dar spoilers, mas nós trabalhamos como uma equipe, quase como uma família."

    Já o showrunner Raven Metzner, que assumiu a série no lugar de Scott Buck, comentou que os três personagens discutem e discordam sobre uma série de coisas. Porém, todos concordam que querem fazer o bem, mesmo com inúmeras dificuldades. "Acho que isso é um grande motivo da amizade entre a Colleen e a Misty", revelou ele. "Ambas querem achar uma maneira de fazer a coisa certa e isso é muito raro no mundo de hoje."

    As representações de Misty e Colleen ressoam com mulheres ao redor do mundo. Individualmente, as heroínas já são marcantes. Juntas, são duas personagens fortes, que formam uma importante amizade feminina nas telinhas. Como "Filhas do Dragão", elas se apoiam em qualquer situação, uma parceria rara de se ver em séries de TV.

    "Eu fiquei extremamente feliz com a recepção da Colleen pelos fãs na primeira temporada, foi muito importante para mim", revelou Jessica Henwick. Eu acho que nós mulheres somos humanas, multi-facetadas. Pudemos ver tantas versões dessa mulher [Colleen], primeiro com Punho de Ferro, depois Os Defensores e, então, Luke Cage, e em cada série você vê um diferente lado dela, e foi parte do motivo que eu aceitei fazer essa personagem."

    Marvel / Netflix

    Simone Missick também exaltou como se sentiu à vontade de construir em Misty uma personagem tão forte, que criasse representatividade com outras mulheres. 

    "Ambos os criadores, o Cheo [Hodari Coker, showrunner de Luke Cage] e o Raven [Metzner, de Punho de Ferro], preenchem a sala de roteiristas com mulheres, procurando fazer com que a experiência da Misty seja realista. Mas eles também permitem que eu compartilhe meus sentimentos e ideias sobre essa personagem, com qual eu já vivi em quatro iterações diferentes, por três séries", disse ela, sobre a liberdade de expressão que possui nos sets da Marvel/Netflix. "É uma grande honra ver os fãs, ouvir as reações e poder ler artigos escritos por pessoas que genuinamente amaram a personagem e que sentem que ela representa um tipo de mulher que normalmente é marginalizada na televisão e nos cinemas. E poder ser essa mulher que é forte, sabe lutar, mas que também sofreu grandes perdas, um trauma físico e que conseguiu se levantar disso."

    Missick também comentou como a representação de sua personagem poderia ter sido bem diferente. "Qualquer um poderia ter dito 'Coloque-a com uma roupa sexy, com um braço biônico e espancando pessoas' e eles não fizeram isso. Eles começaram pela origem da Misty, ela é uma policial, e eles exploraram essa relação com o [Detetive Rafael] Scarfe [Frank Whaley] na primeira temporada [de Luke Cage] e agora que estamos na segunda de Punho de Ferro, é uma outra faceta da personalidade dela."

    Marvel / Netflix

    O chefe da Marvel Television, Jeph Loeb, ressaltou como a Marvel busca não só explorar a amizade entre Misty e Colleen como mulheres em Iron Fist, mas principalmente como personagens — independente do gênero.

    "Nós gostamos de mostrar relações fortes entre mulheres, gostamos de mostrar relações fortes entre pessoas. E é triste que tenha que se especificar 'mulheres', mas eu entendo que não existem personagens femininas o suficiente", disse ele. "Poder mostrar essas mulheres interagindo como amigas, que são duas profissionais e estão envolvidas em um mundo muito complicado, é animador para nós."

    Loeb ainda deu a entender que os relacionamentos entre Misty e Colleen, e Danny Rand e Luke (Mike Colter) podem vir a serem exploradas em temporadas futuras tanto de Punho de Ferro quanto de Luke Cage.

    Colleen e Misty não são as únicas personagens femininas marcantes desta segunda temporada. Elas também dividem as telinhas com Jessica Stroup, intérprete de Joy Meachum, e Alice Eve, que vive a vilã Mary Tifoyd. Uma das principais cenas é uma luta entre as duas heroínas e a antagonista, algo que Missick considera um marco. "Acho que essa é uma das primeiras vezes que você consegue ver isso nas séries da Marvel e é uma imagem muito forte", revelou. "Nem todas as mulheres se dão bem uma com as outras, e quando você coloca três mulheres fortes em uma sala — quatro se você contar a Joy Meachum — cada uma delas com objetivos diferentes e contraditórios. É muito interessante ver a interação da personagem da Mary com a Colleen e acho que os fãs vão gostar muito dessa temporada."

    Marvel / Netflix

    Colleen, inclusive, tem novas cenas de ação nesta temporada. Isso depois de não querer usar tanto da violência para resolver as situações. Segundo Jessica Henwick, a heroína encara as lutas como uma diversão, quase como um treino de sparring.

    "Nessa temporada, a Colleen não quer mais lutar tanto, ela dá um passo para trás nesse sentido. Então, quando tem uma oportunidade de lutar é como se fosse 'Ah que bom, eu estou ansiosa para acabar com você', e para mim, como atriz, senti falta de fazer cenas de ação, então foi muito divertido." Para quem não sabe, Henwick é uma lutadora nata, que dispensa dublês para as sequências de luta.

    A segunda temporada de Punho de Ferro já está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top