Minha conta
    As dez melhores batalhas de Game of Thrones

    Eis uma seleção difícil.

    Ah, a abstinência de Game of Thrones… a estrondosa série da HBO tirou um ano sabático em 2017, mas retorna em 2018 para a sua temporada final. Enquanto a equipe e o elenco seguem nas filmagens pela Europa, o AdoroCinema decidiu listar as dez batalhas mais empolgantes das sete primeiras temporadas da série. Temos quase certeza que este ranking vai mudar depois da última temporada, mas por enquanto curamos a privação com uma certa dose de nostalgia.

    10ª - Batalha no Bosque dos Murmúrios (1x09 - Baelor) 

    A Batalha do Bosque dos Murmúrios acontece na primeira temporada, durante a Guerra dos Cinco Reis, no Tridente, perto de Correrrio. O embate entre as forças Stark (comandadas por Robb) e o exército de Tywin Lannister (Charles Dance) toma uma guinada inesperada quando Catelyn convence Lorde Frey (David Bradley) a unir suas forças ao estandarte do Lobo Gigante — em troca da promessa de um casamento. Desta forma, a cavalaria de Robb (Richard Madden) consegue capturar Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau). Mais tarde, o fatídico Casamento Vermelho foi uma consequência direta deste acordo entre Cat e Walder Frey.

    9ª - Batalha na Caverna do Corvo de Três Olhos (6x05 - The Door) 

    Hodor (Kristian Nairn), Meera (Ellie Kendrick) e Bran (Isaac Hempstead-Wright) estão na caverna do Corvo de Três Olhos (Max Von Sydow), sob a Árvore-Coração além da Muralha. Enquanto o garoto aprende com o mentor, o local é atacado pelo Rei da Noite e pelos White Walkers, acompanhados de um exército de wights. Mesmo com os Filhos da Floresta tentando proteger a entrada sob a árvore, ela é invadida em uma sequência claustrofóbica que envolve o sacrifício de Verão e a inesquecível morte de Hodor que explica toda a sua vida adulta. Dolorosa do início ao fim.

    8ª - Massacre na Arena Daznak (5x09 - The Dance of Dragons)

    Forçada a autorizar a reabertura das arenas de batalha em Meereen, para amenizar a desaprovação de seu governo, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) assiste a uma série de duelos na tradicional Arena Daznak; as coisas saem de seu controle quando os Filhos da Harpia invadem o local e dão início a uma insurreição — matando inocentes sem dó em sua cruzada. Neste momento, o rebelde Drogon surge nos céus. O dragão negro havia se recusado a ficar preso nas masmorras, e retorna à cidade sentindo o cheiro do sangue que se espalhou. Seu gigantesco retorno é triunfal, mostra pela primeira vez toda a potência dos dragões, e ainda configura a primeira vez que Dany monta o filho.

    7ª - Saque a Astapor (3x04 - And Now His Watch is Ended)

    Quando Dany está tentando formar o seu exército de Imaculados, ela faz uma proposta de compra aos senhores de Astapor — ela faz uma oferta que provavelmente fez muitos fãs terem vontade de jogar o livro longe ou desligar a TV: ela daria Drogon, ainda praticamente um bebê, em troca de 300 Imaculados e de Missandei (Nathalie Emmanuel). Mas quando ela vai de fato fechar o negócio é que vem a surpresa. Daenerys havia escondido o fato de conhecer o Alto Valiriano e fingiu ser uma garota inexperiente para só depois dar o Xeque-Mate, convocar toda a fúria pueril de Drogon e mostrar a que veio. “Dracarys!”

    6ª - Batalha de Castelo Negro (4x09 - The Watchers on the Wall)

    A Patrulha da Noite enfrenta o exército de Selvagens. Sob o comando de Mance Rayder (Ciarán Hinds), as tribos que moram Para-Lá-da-Muralha tentam atravessar para o sul, a fim de fugirem dos White Walkers. Mas a Patrulha está determinada a defender o Reino e não deixar que ninguém ultrapasse. Marcada por belas tomadas na Muralha e por desfechos trágicos (não te superamos, Ygritte), a batalha marca o fim da quarta temporada da série e consegue mostrar toda a potência deste grupo que, embora com poucos recursos físicos, soube usar a inteligência como o maior artifício. Além, é claro, de ter dois gigantes e um mamute. Tudo fica melhor com dois gigantes e um mamute.

    5ª - Batalha de Meeren (6x09 - Battle of the Bastards)

    Depois de ter passado um bom tempo baseada em Meereen, a contra-gosto dos Senhores de Escravos e poderosos da cidade, Daenerys anuncia que vai negociar uma rendição. Só não disse de quem. O episódio coloca pela primeira vez na série os três dragões (Rhaegal, Viserion e Drogon) já crescidos demonstrando suas potências, quando destroem os opositores da Rainha Targaryen e não deixam uma sombra de dúvidas sobre o quão poderosos eles são.

    4ª - Massacre de Durolar (5x08 - Hardhome)

    Jon Snow (Kit Harington) leva seus patrulheiros — junto a Tormund, Terror dos Gigante (Kristofer Hivju) — para Durolar a fim de convencer os Selvagens que haviam ficado lá a se juntarem à Patrulha. Mas logo quando eles estão deixando a cidade, são cercados por um exército de Mortos, liderado pelo Rei da Noite, o que resulta em uma sequência de duelos de tirar o fôlego, com tomadas maravilhosas e uma sensação de urgência que só as melhores coreografias e direções conseguem imprimir. O diretor deste episódio, aliás, também é o diretor da nossa segunda colocada.

    3ª - Batalha de Água Negra (2x09 - Blackwater)

    Não apenas uma das melhores batalhas da série, este é um dos episódios mais interessantes da série. O contraponto entre a angústia de Cersei Lannister (Lena Headey) e o desespero de Tyrion (Peter Dinklage) fica escancarado nas maneiras diferentes com que cada um deles decide lidar com Joffrey (Jack Gleeson) — proteção versus covardia. A beleza da explosão do fogovivo é a lembrança mais memorável do episódio, mas “Blackwater” é tão importante assim porque não se dedica somente aos protagonistas, e mostra as crueldades da guerra que não poupa nada e nem ninguém.

    2ª - Batalha dos Bastardos (6x09 - Battle of the Bastards)

    Batalha dos Bastardos dispensa apresentações e é sem a menor sombra de dúvidas a batalha mais catártica que a série entregou até agora. A sensação de claustrofobia enquanto a câmera de Miguel Sapochnik acompanhava Jon Snow no chão, as belas tomadas superiores e a grandiosidade da produção fazem este episódio honrar o orçamento de Game of Thrones e o tornam um deleite. Isso sem nem falar na vingança executada por Sansa (Sophie Turner).

    1ª - Loot Train Attack (7x04 - The Spoils of the War)

    Jaime Lannister, conheça Drogon.

    A Batalha dos Bastardos é bonita, mas a Batalha de Goldroad (ou Loot Train Attack) é real. Esta batalha traz o enfrentamento entre Dany e Jaime e apresenta tudo com a crueldade que qualquer cena de batalha merece. Além da beleza, ela consegue causar empatia por todos os lados: primeiro, você sente o desespero de Jaime e Bronn; depois, o medo dos soldados Lannister; a raiva dos dothraki; a ira de Dany e Drogon; a dor de cada um daqueles que morrem carbonizados; os gritos de dor dos cavalos; a angústia de Tyrion; até dó do dragão é possível sentir.

    E é isso, além de toda a primazia técnica, que faz desta batalha (que também pode ser chamada de Segundo Campo de Fogo) a campeã da lista.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top