Ator mirim de Avenida Brasil virou funkeiro, mas trocou tudo pelo gospel: Hoje quer quitar dívida milionária com prêmio de reality

Na novela de sucesso, o artista integrou o núcleo de crianças do lixão e, depois, seguiu sua trajetória profissional na TV, na música e no streaming.

Por Ketlyn Ribeiro

Faltando cerca de dois meses para Avenida Brasil se despedir do Vale a Pena Ver de Novo, o público já começa a sentir saudades dos personagens que marcaram uma era na televisão. Felizmente, muitos deles a gente reencontrará em Avenida Brasil 2, continuação que chegará à Globo em janeiro de 2027. Outros, porém, ficaram apenas na memória dos fãs.

É o caso das crianças do lixão de Mãe Lucinda (Vera Holtz). Na próxima novela das 21h, não haverá nem Lucinda, nem as crianças e muito menos o lixão, que será desativado. Entre os atores mirins desse núcleo estava um talento que começou a carreira muito cedo e seguiu se destacando tanto na atuação quanto na música: Jottapê, ex-funkeiro que mudou radicalmente de vida após se converter à igreja evangélica e hoje está em A Fazenda.

Dos comerciais ao lixão de Avenida Brasil

Nascido João Pedro Correia de Carvalho, Jottapê, de 26 anos, é natural de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, mas foi criado em São Paulo (SP). Sua carreira artística começou ainda na infância, fazendo comerciais de TV. Em 2003, com apenas 3 anos, fez sua estreia nas telonas ao participar do filme Acquária, estrelado pela dupla Sandy & Júnior.

Sua primeira grande chance veio em 2009, quando, aos 9 anos, foi o protagonista mirim do longa O Menino da Porteira, ao lado do cantor sertanejo Daniel. Em 2010, integrou o elenco de sua primeira novela: Uma Rosa com Amor, do SBT, no papel de Joãozinho.

Jottapê em Avenida Brasil TV Globo
Jottapê em Avenida Brasil

No mesmo ano, iniciou uma breve passagem pela Bandeirantes, atuando como repórter mirim do programa CQC: Custe o Que Custar até o ano seguinte. Na atração comandada por Marcelo Tas, o garoto fazia perguntas inteligentes e desconcertantes para políticos.

Em 2012, o ator foi escalado para interpretar a versão criança de Jorginho, vivido por Cauã Reymond na fase adulta, em Avenida Brasil. Porém, acabou vivendo outro personagem no núcleo de crianças do lixão: Jerônimo, o "mini capanga" de Nilo (José de Abreu).

Avenida Brasil
Avenida Brasil
Data de lançamento 2012-03-26
Séries : Avenida Brasil
Com Débora Falabella, Adriana Esteves, Murilo Benício
Usuários
3,9
Assista no Globoplay com Claro tv+

"O pessoal tinha bastante raiva de mim, era sempre o que contava as coisas pro Nilo. Foi um personagem bem marcante. O pessoal reconhecia na rua e falava: 'Você que é aquele menino chato que fica contando tudo!'.", contou em entrevista ao G1.

Funk, série da Netflix e conversão religiosa

Dois anos depois de Avenida Brasil, retornou ao SBT, onde deu vida a Janjão no remake de Chiquititas. Após a experiência, passou a investir na carreira como cantor de funk, adotando o nome artístico MC Jottapê. Ele emplacou diversos hits e formou várias parcerias.

Em 2019, protagonizou Sintonia, série da Netflix, dando vida a Donizete, o Doni. A produção foi aclamada pelo público e pela crítica e chegou ao fim na 5ª temporada, tornando-se uma das produções nacionais mais assistidas da gigante do streaming.

Sua grande mudança aconteceu em 2025, quando anunciou publicamente sua conversão evangélica e a decisão de deixar o funk para se dedicar exclusivamente à música gospel. A decisão gerou controvérsia entre o público e uma enorme dívida por conta da quebra de contrato com sua antiga produtora. As multas foram estimadas em cerca de R$ 3 milhões.

Jottapê em Sintonia e A Fazenda 18 RecordPlus / Netflix
Jottapê em Sintonia e A Fazenda 18

Mesmo com o baita problema, ele seguiu firme. Hoje, integra o elenco da 18ª temporada de A Fazenda, da Record, em busca do prêmio de R$ 2 milhões.

Em suas redes sociais, ele afirmou que ganhar o programa rural seria um alívio. “Esse prêmio me ajudaria com duas coisas. A primeira é me reconstruir, depois de todas as multas contratuais que tive que pagar quando saí do funk. Isso me gerou muitas dívidas.”

Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.
Co-escrito com:
Guilherme Rocha
Links relacionados