Em um mundo em que o consumo de conteúdo acontece de forma cada vez mais acelerada, a duração das novelas brasileiras é um tema que frequentemente gera debate. A TV Globo, por exemplo, já alterou sua estratégia diversas vezes ao longo dos anos, ora reduzindo drasticamente o número de capítulos, ora ultrapassando a marca de 200 episódios.
Reconhecida por produzir tramas que fisgam o telespectador e rendem grandes audiências, a emissora sabe aproveitar quando uma história vai bem, adaptando a duração do folhetim de acordo com a recepção do público, especialmente no horário nobre.
Mas você sabe qual foi a novela das nove mais longa da história da Globo? Na época em que foi exibida, deu sucesso foi tão expressivo que um dos capítulos conseguiu superar a audiência da final da Copa do Mundo de 1970, que garantiu o tricampeonato ao Brasil. Diante do fenômeno, não teve outro jeito: o canal decidiu esticar a novela!
A novela das nove mais longa da Globo
Irmãos Coragem é a novela das nove (na época, das oito) mais longa da Globo, com nada menos que 328 capítulos, exibidos entre 8 de junho de 1970 e 12 de junho de 1971 (sim, mais de 1 ano!) A duração só perde para A Grande Mentira, novela da faixa das 19h que contou com 341 capítulos e ficou marcada por polêmicas e pela morte do diretor.
TV Globo
Escrita por Janete Clair, a trama combinava faroeste, futebol e justiceiros. Girava em torno dos três irmãos João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e Duda (Cláudio Marzo), que se rebelavam contra o coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho), um latifundiário que dominava a cidade de Coroado e era o grande responsável por corromper a polícia e ficar à frente do comércio de diamantes da região.
O grande motivo por trás do conflito é a descoberta de João sobre a existência de uma rara e enorme pedra de diamante, que coloca os irmãos na mira de Pedro Barros. A princípio, João até tenta resolver tudo com diálogo, mas, após várias injustiças do coronel, perde a confiança nas instituições e se torna um fora da lei, líder de um bando armado de garimpeiros.
Nem Passione, nem Avenida Brasil: A primeira novela das 9 da Globo é a melhor obra de um renomado autor, segundo ele próprioIrmãos Coragem também trazia romances complexos no enredo, como a paixão do personagem de Tarcísio Meira pela tímida Lara (Glória Menezes), filha do coronel que assumia múltiplas personalidades, e o amor de Jerônimo pela índia Potira (Lúcia Alves), sua irmã de criação.
Com direção geral de Daniel Filho e colaboração de Milton Gonçalves e Reynaldo Boury, a extensa novela dos três garimpeiros foi transmitida em preto e branco e consagrou Janete Clair como uma das maiores novelistas da da televisão brasileira.
Em 1995, como parte das comemorações pelos 30 anos da TV Globo, a emissora produziu um remake de Irmãos Coragem, adaptado por Dias Gomes e Marcílio Moraes. Desta vez, Marcos Palmeira, Illya São Paulo e Marcos Winter deram vida aos irmãos.
Top 10 novelas mais longas da TV Globo
Irmãos Coragem é a novela mais longa da faixa das nove, mas títulos de outros horários da Globo também tiveram durações maiores que o esperado. Confira abaixo o ranking das dez tramas com o maior número de capítulos na emissora, considerando apenas produções de uma temporada (por isso, Malhação não aparece na lista).
- A Grande Mentira (1968): 328 capítulos;
- Irmãos Coragem (1970): 328 capítulos;
- O Homem que Deve Morrer (1971): 258 capítulos;
- Selva de Pedra (1972): 243 capítulos;
- Barriga de Aluguel (1990): 243 capítulos;
- Minha Doce Namorada (1971): 242 capítulos;
- Quatro por Quatro (1994): 233 capítulos;
- Kubanacan (2003): 227 capítulos;
- Alma Gêmea (2005): 227 capítulos;
- Força de um Desejo (1999): 226 capítulos.