Nesta segunda-feira (13) aconteceu, com a presença do AdoroCinema, o Upfront Globo 2026, evento em que a emissora carioca apresenta ao mercado publicitário suas grandes apostas para o próximo ano. E já adiantamos: a grade virá repleta de grandes novelas, com histórias que prometem fazer o Brasil parar em frente à TV mais uma vez!
Cada folhetim anunciado se passará em um universo completamente diferente, garantindo entretenimento para todos os públicos. Teremos história regada à música sertaneja, escândalos de ricaços envolvendo falsificação, amores avassaladores, mocinhas e mocinhos inspiradores e, claro, um time de vilões para ninguém botar defeito.
Conheça a seguir as próximas novelas da Globo que vão ocupar a grade do canal em 2026!
Próximas novelas das 18h
• Nobreza do Amor
Renato Pizzutto/Globo
Escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Júnior, a substituta de Êta Mundo Melhor! será uma superprodução que unirá as culturas africana e brasileira em uma trama de tirar o fôlego. A produção terá Duda Santos como protagonista.
Previsão de estreia: 16 de março de 2026.
Sinopse: A trama acompanha a intensa história de amor entre Alika (Duda Santos), uma princesa africana que foge para o Brasil após ver seu reino, Batanga, cair nas mãos de um homem cruel; e Tonho (ator ainda não escalado), um trabalhador de engenho que sonha em conquistar um pedaço de terra para ajudar seu povo.
O destino dos dois se cruza no Nordeste brasileiro dos anos 1920, em meio ao mais nobre dos sentimentos e a muitos mistérios, incluindo o fato de Tonho desconhecer que é o predestinado futuro rei de Batanga, descendente direto do mítico rei Shaka. Unidos pelo amor, os dois lutarão juntos pela liberdade, paz e prosperidade do reino.
Na terra dos k-dramas, Duda Santos, de Garota do Momento, disputa prêmio internacional com uma grande atriz vencedora do Oscar• Terra da Garoa
TV Globo
Depois de Nobreza do Amor, vem aí o retorno de Mário Teixeira ao horário das 18h. O autor é conhecido por tramas como Mar do Sertão (2022) e No Rancho Fundo (2024). Nenhum nome do elenco foi confirmado até o momento, mas a história promete, sendo descrita como uma trama de travessia, identidade e resistência feminina.
Previsão de estreia: 2 de novembro de 2026.
Sinopse: Na trama, Rosenda é uma mulher sertaneja e mãe de quatro filhos, que se muda para São Paulo após descobrir que o marido desaparecido pode estar vivo. Ao chegar, encontra um homem transformado: rico, casado e disposto a apagá-la completamente do passado.
Injustamente presa, ela precisa se reconstruir em meio à cidade grande, enquanto seus filhos enfrentam seus próprios dilemas e segredos.
Próximas novelas das 19h
• Coração Acelerado
Daniela Toviansky/Globo
Coração Acelerado é a próxima novela das 19h, escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento. A comédia romântica musical trará uma envolvente trama sertaneja e um elenco estrelado, com nomes como Isabelle Drummond, Leandra Leal, Isadora Cruz, Filipe Bragança e até uma participação especial da cantora Ana Castela.
Previsão de estreia: 12 de janeiro de 2026.
Sinopse: A trama gira em torno de Agrado Garcia (Isadora Cruz), uma cantora e compositora talentosa que luta para conquistar uma carreira de sucesso. Seu destino muda ao se cruzar com o de João Raul (Filipe Bragança), um astro do sertanejo em crise, e ela acaba despertando a fúria de Naiane (Isabelle Drummond), uma mimada influenciadora digital.
• Próxima Página
Reprodução/Instagram
Escrita por Juan Jullian, em sua estreia como autor principal de novelas, Próxima Página será exibida após o fim de Coração Acelerado. A trama ainda não teve seu elenco confirmado e contará uma história relacionada ao universo literário.
Previsão de estreia: 10 de agosto de 2026.
Sinopse: Depois que a mãe morre em um trágico acidente, a jovem Íris vai para São Paulo com o objetivo de se tornar uma romancista de sucesso. Para isso, ela participa de um concurso literário promovido pela editora de Osvaldo, de quem Íris se aproxima, sem desconfiar que o homem é o pai biológico que ela sempre quis conhecer.
Durante a oficina, Íris precisará lidar com os constantes boicotes de Tamara, mulher de Osvaldo e agente da editora, além de enfrentar a paixão por Cássio Lamira, um famoso escritor em bloqueio criativo desde a morte da esposa. Os dois se envolvem, até que Íris descobre que Cássio plagiou seu romance e o lançou como seu próprio trabalho.
Próximas novelas das 21h
• Três Graças
Victor Pollak/Globo
Criada e escrita por Aguinaldo Silva, em seu retorno triunfal à Globo, a substituta do remake de Vale Tudo é a grande aposta da emissora carioca para o ciclo 2025/2026. A história tem tudo o que uma boa novela pede: drama, mistério, romance, humor e vilania.
Estreia: 20 de outubro de 2025.
Sinopse: De origem humilde, três gerações de mulheres enfrentam o mesmo destino: a gravidez na adolescência. São elas Gerluce Maria das Graças (Sophie Charlotte), sua mãe Lígia Maria das Graças (Dira Paes) e a filha Joélly Maria das Graças (Alana Cabral).
A trama se desenrola a partir das dificuldades vividas pela família e da descoberta de Gerluce de que os remédios de que sua mãe depende podem ser falsificados - o que a leva a desmascarar um esquema de corrupção comandado pela elite da cidade.
• Quem Ama Cuida
Léo Rosario/Globo
Após o fim de Três Graças, será a vez de Quem Ama Cuida, novela de Walcyr Carrasco, ocupar o horário nobre da Globo. Ainda sem muitas informações ou confirmação do elenco principal, o que se sabe que é história terá Isabel Teixeira como a grande vilã.
Previsão de estreia: 18 de maio de 2026.
Sinopse: Adriana é uma cuidadora de idosos contratada para trabalhar para Rogério Brandão, um milionário dono de uma joalheria, conhecido por ser difícil e por já ter espantado diversos profissionais. Aos poucos, ela conquista a amizade sincera do empresário.
Rogério, um homem solitário e com uma família que só se interessa pelo seu dinheiro, decide se casar com Adriana e deixá-la como herdeira de seus bens. Porém, na mesma noite em que comunica a decisão aos parentes, ele é misteriosamente assassinado. Adriana, então, é condenada injustamente pelo crime e, seis anos depois, sai da prisão disposta a se vingar.