"Não ligo para dinheiro, é principio": Mesmo vivendo 4 personagens, Nina Dobrev recebia salário menor que Paul Wesley e Ian Somerhalder em The Vampire Diaries
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Nina Dobrev ficou famosa como Elena Gilbert em The Vampire Diaries, mas lutou por igualdade salarial nos bastidores da série.

Nina Dobrev ficou conhecida como protagonista da série The Vampire Diaries, com oito temporadas exibidas na CW entre 2009 e 2017. Mesmo assim, a atriz recebia um salário menor que seus colegas homens, Ian Somerhalder e Paul Wesley.

No livro "I Was Feeling Epic: An Oral History of The Vampire Diaries" (via Variety), escrito por Samantha Highfill, Nina Dobrev desabafou sobre sua luta nos bastidores de The Vampire Diaries por igualdade salarial. Além da protagonista Elena Gilbert, a atriz chegou a interpretar outras três personagens na série: Katherine, Amara e Tatia.

The Vampire Diaries
The Vampire Diaries
Data de lançamento 2009-09-10
Séries : The Vampire Diaries
Com Paul Wesley, Ian Somerhalder, Candice King
Usuários
4,6
Assista agora no Prime Video

"Candice [King], Kat [Graham] e eu éramos as três personagens regulares mais mal pagas nas duas primeiras temporadas", explica Dobrev. "Foi uma situação um pouco complicada porque meu contrato dizia apenas para interpretar Elena, mas eu estava interpretando várias personagens, o que dobrava minha carga de trabalho. Eu tinha que ficar no set o dobro do tempo, memorizar o dobro de falas. Eu queria interpretar Katherine, mas queria ser recompensada de forma justa por isso e ser igual aos garotos".

Nina Dobrev recebeu um aumento na 3ª temporada, mas ainda inferior que Ian Somerhalder e Paul Wesley. "Eles simplesmente disseram, por princípio, que não me colocariam no mesmo patamar que os meninos, e isso provavelmente foi o mais doloroso, porque parecia que eu estava trabalhando duro, e às vezes filmávamos 18 horas por dia, e às vezes à noite, e eu estava colocando meu coração e alma, sangue, suor e lágrimas nisso".

Por que Nina Dobrev saiu de The Vampire Diaries? "Esse foi sempre o plano", diz a intérprete de Elena Gilbert

Nina Dobrev só teve igualdade salarial com Ian Somerhalder e Paul Wesley no final de The Vampire Diaries – e por apenas UM episódio

The CW

Nina Dobrev saiu após a 6ª temporada de The Vampire Diaries, mas voltou na 8ª e última temporada, lutando novamente pela igualdade salarial. "Era muito importante para mim que, no final da série, como mulher, eu quisesse ter certeza de que seria recompensada e que seria igual aos meus colegas homens na série, e foi por isso que chegamos lá".

De acordo com a atriz, a proposta inicial para seu retorno era "cinco vezes menor do que a que eu recebi quando saí na 6ª temporada" – o que ela não aceitou.

Essa é a única razão pela qual, em dado momento, quase não voltei. Eu precisava receber o mesmo salário que os meninos. Tive que ser firme e dizer que, se isso não acontecesse, eu não poderia voltar. E não era pelo dinheiro – eu não dava a mínima para o dinheiro – era pelo princípio… Foi a segunda vez que tentei defender esse ponto. Não era pelo valor em dinheiro, era por ser igual. Eles realmente não queriam me dar, e eu educadamente recusei a oferta

O plano inicial era que Nina Dobrev estivesse em todos os episódios da temporada final, mas os produtores só aceitaram o pagamento adequado por um episódio.

"A razão pela qual não pudemos tê-la por mais de um episódio é porque eles simplesmente não queriam pagar", admitiu Julie Plec, criadora de The Vampire Diaries ao lado de Kevin Williamson. "Deu muito trabalho até eles finalmente cederem, mas depois voltou a questão de que seria apenas um episódio para o qual eles concordariam".

facebook Tweet
Links relacionados