A carreira de Denis Villeneuve pode ser dividida em três capítulos. No primeiro, temos seus primeiros trabalhos, realizados no Canadá, sua terra natal — desde o drama Redemoinho, narrado sob a perspectiva de uma carpa, passando pelo thriller em preto e branco sobre tiroteios em escolas Polytechnique, até chegar ao devastador drama Incêndios, que já demonstrava sua força narrativa.
No segundo, Villeneuve atravessa as fronteiras rumo a Hollywood. A partir de 2013, entrega uma sequência impressionante de thrillers — Os Suspeitos, O Homem Duplicado e Sicario: Terra de Ninguém — que consolidaram seu estilo. Logo depois, ele conquista o panteão da ficção científica com duas obras que marcaram época: A Chegada e Blade Runner 2049.
Esse percurso foi o que o qualificou para levar Duna, um dos maiores clássicos literários do gênero (que também inspirou Star Wars, entre outros), às telas. O resultado foi tão grande que as duas partes dirigidas por Villenueve já figuram entre os pontos mais altos do cinema sci-fi moderno.
Não por acaso, Duna 3 é naturalmente um dos sucessos de bilheteria mais aguardados do momento. Paralelamente, enquanto o cineasta planeja também um novo capítulo da franquia 007, outro de seus trabalhos mais celebrados ganha continuidade em um novo formato.
Após ser anunciada em 2021, a série live-action Blade Runner 2099 finalmente começa a sair do papel. Prevista para estrear em 2026, com exclusividade no Prime Video, a produção foi confirmada por Laura Lancaster, chefe da divisão de SVOD do Amazon MGM Studios, de acordo com o Deadline.
Isto é o que nos espera na sequência de Blade Runner 2049
MGM Studios
Ainda não foram revelados detalhes concretos sobre o enredo da série, que se passará 50 anos depois de Blade Runner 2049 e cerca 80 anos depois de Blade Runner, de Ridley Scott. A série ganhou sinal verde em 2022, mas sofreu atrasos devido às greves em Hollywood em 2023. Agora, tudo indica que a espera finalmente chegará ao fim.
Já se sabe há algum tempo que a grande dama das artes marciais e vencedora do Oscar por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Michelle Yeoh, interpretará um dos papéis principais. Ela será acompanhada por nomes como Hunter Schafer, Matthew Needham, Dimitri Abold e Lewis Gribben.
Silka Luisa, conhecida por seu trabalho em Halo, será a showrunner, enquanto o diretor de Xógum e Ladrões de Droga, Jonathan Van Tulleken, dirigirá os dois primeiros episódios. Para os fãs mais ansiosos pelo retorno ao universo de Philip K. Dick, já é possível se aprofundar no mundo distópico com Blade Runner: Black Lotus, a série animada de 2021.