As estrelas de Friends continuam ganhando até 20 milhões de dólares por ano sem fazer nada
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

400 milhões de dólares por uma série que terminou há 20 anos.

Passaram-se 21 anos desde que Friends se despediu para sempre, mas a bem-sucedida sitcom protagonizada por Jennifer Aniston, David Schwimmer, Matthew Perry, Courteney Cox, Matt LeBlanc e Lisa Kudrow entre 1994 e 2004 continua sendo uma das produções televisivas mais queridas por várias gerações.

A sitcom da NBC, protagonizada por seis amigos que residem na cidade de Nova York e experimentam todo tipo de situações divertidas enquanto vivem seu dia a dia, foi um autêntico sucesso na época e catapultou a carreira de seus protagonistas, que chegaram a ganhar até um milhão de dólares por episódio na reta final da série, sendo assim os intérpretes mais bem pagos da televisão até então.

No entanto, o salário que os atores e atrizes de Friends ganharam pelas dez temporadas da série não seria seu único benefício econômico por sua participação na série, já que, duas décadas depois de seu final, continuam recebendo rendimentos adicionais pelas reprises dos episódios, que vêm acontecendo desde a temporada 4.

Quando a série entrou em sindicalização - programação de séries e programas em lugares diferentes de sua emissora original - não apenas a produtora, mas os criadores e o elenco compartilharam os benefícios das repetições, o que acabaria sendo realmente lucrativo para todos eles. De fato, em 2015 foi confirmado que a sitcom continuava arrecadando aproximadamente um bilhão de dólares anuais, o que, considerando que 2% dessa quantia vai diretamente para os bolsos dos protagonistas - segundo informação reportada na época pelo USA Today após uma visita ao estúdio - os atores têm rendimentos adicionais de até 20 milhões de dólares anuais por seu trabalho na série.

Warner Bros.

Após a estimativa de 2015, passaram-se alguns anos, mas embora não se conheçam os números exatos, sabe-se que Friends continua sendo a série mais lucrativa para a Warner Bros. em termos de seus rendimentos residuais, que seguem sendo muito substanciais para se tratar de uma série que terminou há tanto tempo. Especialmente para os atores, que há anos não interpretam seus personagens, mas continuam recebendo por isso regularmente.

Se uma coisa está clara, é que as pessoas adoram Friends e seus fiéis seguidores a transformaram em uma série de conforto, que dá vontade de ver uma e outra vez, nas diferentes plataformas onde está disponível.

Além disso, os protagonistas de Friends voltaram a ter uma boa injeção de rendimentos quando participaram do especial sem roteiro de 2021, Friends: The Reunion, pelo qual ganharam 2,5 milhões de dólares. Infelizmente, Matthew Perry faleceu em outubro de 2023 e sua fortuna (cerca de 700 milhões de reais) foi deixada para seus pais, meios-irmãos e uma ex-namorada.

facebook Tweet
Links relacionados