A busca por audiência nem sempre é fácil, e muitas vezes até boas novelas não alcançam os números desejados e tornam-se fracassos. Na faixa das 21h, a Globo fez grandes apostas nos últimos anos, como Terra e Paixão (2023), de Walcyr Carrasco; Mania de Você (2024), de João Emanuel Carneiro; e Renascer (2024), de Bruno Luperi.
No entanto, com exceção de Terra e Paixão, que conseguiu atingir mais de 30 pontos em sua reta final, nenhuma das tramas recentes chegou perto desse número.
Na verdade, atualmente, tem sido uma luta para a emissora alcançar os 25 pontos, o que evidencia uma grande queda no número de brasileiros que acompanham as telenovelas e que, em muitos casos, migraram para outras formas de entretenimento, como o streaming.
A maior audiência de um capítulo de novela das 21h nos últimos anos foi registrada em Pantanal (2022). A releitura do clássico da TV Manchete atingiu seu ápice em um momento tenso e repleto de reviravoltas, em uma produção que conquistou o público.
Divulgação/TV Globo
Um dos capítulos mais esperados de Pantanal
Com metade das TVs da Grande São Paulo sintonizadas no canal, a faixa das nove viu, pela última vez, uma novela atingir os 35 pontos de audiência. O capítulo do remake assinado por Bruno Luperi, baseado na obra original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, deixou os telespectadores roendo as unhas na frente da TV.
Na última semana da trama, em 4 de outubro de 2022, foi ao ar a morte do personagem Tenório (Murilo Benício). Em uma cena tensa, o vilão é atraído para uma emboscada por Alcides (Juliano Cazarré), com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira). Esperando o momento certo, Alcides buscava vingança pela tortura e o estupro que sofreu.
As coisas ficam preocupantes quando Tenório atira em Zaquieu. É então que, de uma só vez, Alcides pega uma azagaia – espécie de lança utilizada para matar onças – e atinge o fazendeiro em cheio, causando sua morte. Tudo termina de forma épica quando o Velho do Rio (Osmar Padro), em forma de sucuri, arrasta o corpo para o rio, onde Tenório é devorado por piranhas.
Assista à cena histórica de Pantanal no vídeo abaixo:
O assassinato de Tenório em Pantanal foi muito aguardada pelos telespectadores, que ficaram horrorizados com os crimes cometidos pelo personagem e ansiavam pela concretização da vingança de Alcides. O momento épico fez com que o remake, que já vinha sendo bastante elogiado, entrasse para a história da emissora como um grande marco.
Quer rever Pantanal ou assistir pela primeira vez? Todos os capítulos da novela estão disponíveis para assinantes do Globoplay. Relembrar é viver!