Quando passou História de Amor? Relembre como era o mundo na época em que a novela da Globo foi ao ar
Victor Mascarenhas
Victor Mascarenhas
-Redator
Jornalista, curioso e sempre ligado em tudo o que acontece na TV. Um sonho? Ter o maior número de referências possíveis.

A trama foi exibida entre 1995 e 1996, um período de grande importância para a música, o cinema e a sociedade, de maneira geral.

A novela História de Amor, uma das queridinhas dos fãs de Manoel Carlos, volta à programação da Globo nesta segunda-feira (10), na faixa da Edição Especial. Exibida entre 1995 e 1996, no horário das seis, a trama marcou o início de uma parceria de sucesso entre Maneco e Regina Duarte – foi a primeira Helena protagonizada pela atriz, que ainda repetiria o papel em Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).

Na época de sua exibição, a novela fez enorme sucesso, alcançando uma média de 34 pontos de audiência na Grande São Paulo – um feito notável para aquela faixa horária, que só seria superado muitos anos depois com Chocolate com Pimenta (2003).

Mas o que estava acontecendo no Brasil e no mundo quando essa trama, repleta de conflitos e dramas, foi ao ar? O AdoroCinema convida você a relembrar – ou descobrir – tudo o que estava bombando há 30 anos, quando vimos História de Amor pela primeira vez!

Dramas familiares e conjugais marcam a trama

Em História de Amor, Regina Duarte e Carla Marins são mãe e filha Divulgação/TV Globo
Em História de Amor, Regina Duarte e Carla Marins são mãe e filha

Em História de Amor, Helena é uma mulher batalhadora que se esforça muito para colocar sua filha adolescente, Joyce (Carla Marins), no eixo. A jovem possui um temperamento difícil e, para piorar, vive um relacionamento tóxico com o namorado Caio (Ângelo Paes Leme).

Além disso, Joyce enfrenta uma gravidez não planejada, a rejeição de Caio em assumir a paternidade e ainda precisa lidar com o conservadorismo de seu pai, Assunção (Nuno Leal Maia).

Mas não é só a filha que tem seus dilemas. A vida de Helena toma outros rumos quando se apaixona pelo médico Carlos Alberto Moretti (José Mayer), que, apesar de estar casado com Paula (Carolina Ferraz), nutre sentimentos intensos pela protagonista.

Para completar o "quadrilátero amoroso", Carlos também é alvo da insistente Sheila (Lilia Cabral), sua ex-companheira de uma década, que não mede esforços para reconquistá-lo.

Quais músicas eram hit entre 1995 e 1996?

A banda Mamonas Assassinas estava em alta entre 1995 e 1996 Reprodução/Arquivo Pessoal
A banda Mamonas Assassinas estava em alta entre 1995 e 1996

Em 1995, várias músicas que estavam fazendo sucesso ainda são muito lembradas até hoje. Entre os hits internacionais, destacam-se Waterfalls, do grupo TLC; Kiss From a Rose, de Seal; Fantasy de Mariah Carey e Take a Bow, de Madonna. Também foi o ano de lançamento do aclamado álbum duplo HIStory: Past, Present and Future – Book I, de Michael Jackson, e o clássico Jagged Little Pill, de Alanis Morissette.

Já no Brasil, o grupo Mamonas Assassinas estava no auge com as músicas Vira-Vira e Pelados em Santos. Marrom Bombom, do grupo Os Morenos, foi lançada no mesmo ano, assim como Na Boquinha da Garrafa, da Companhia do Pagode. Outro lançamento marcante foi o álbum 25 de Dezembro, de Simone, um clássico das noites de Natal.

Já em 1996, uma das músicas que estava em alta era Garota Nacional, do Skank. Nesa época, o sertanejo também dominava as paradas. Prova disso era o sucesso de Estou Apaixonado, da dupla João Paulo e Daniel, e Sem Medo de Ser Feliz, de Zezé di Camargo e Luciano.

Apesar de ter sido lançada no ano anterior, One Sweet Day, parceria entre Mariah Carey e Boyz II Men ainda emocionava o mundo. Un-Break My Heart, de Toni Braxton, e Wannabe, do álbum de estreia das Spice Girls, também estavam bombando na época!

Quais filmes estavam fazendo sucesso há 30 anos?

O clássico Patricinhas de Beverly Hills, de 1995 Divulgação/TriStar Pictures
O clássico Patricinhas de Beverly Hills, de 1995

Grandes clássicos do cinema foram lançados entre 1995, como Bad Boys, Os 12 Macacos, Pulp Fiction, Coração Valente, Pocahontas, As Pontes de Madison e As Patricinhas de Beverly Hills. Também foi o ano do primeiro filme da franquia Toy Story!

Entre os lançamentos de 1996, destacam-se O Corcunda de Notre Dame, Missão Impossível, Matilda, Independence Day, Pânico, Trainspotting, O Preço de um Resgate, Fargo, Space Jam e O Paciente Inglês.

E No Oscar? Em 1995, Forrest Gump - O Contador de Histórias, protagonizado por Tom Hanks, foi o vencedor da categoria Melhor Filme, faturando também o prêmio de Melhor Ator e Melhor Diretor. Já em 1996, quem levou o Oscar de Melhor Filme foi Coração Valente, que também levou o prêmio de Melhor Direção para Mel Gibson, diretor e protagonista do longa.

Novelas que marcaram o ano de 1995 e 1996

Malhação estreou em 1995 Divulgação/Globo
Malhação estreou em 1995

Entre as novelas que também estavam no ar em 1995, A Próxima Vítima, de Silvio de Abreu, é, com certeza, uma das mais lembradas. Também estavam em exibição na Globo Explode Coração e Cara & Coroa. Nessa época, ainda existia a Manchete, que exibia Tocaia Grande. O ano de 1995 também ficou marcado pela estreia de Malhação.

O clássico Maria do Bairro também estreou em 1995, mas só chegou no Brasil em 1997, através do SBT. Já 1996 foi o ano de grandes clássicos da teledramaturgia, como Xica da Silva, de Aguinaldo Silva. Exibida na Manchete, foi a novela responsável por lançar Taís Araújo. Enquanto isso na Globo, O Rei do Gado conquistava uma grande audiência e batia recordes de venda com sua trilha sonora.

O Brasil e o mundo na época de História de Amor

Renato Russo, vocalista do Legião Urbana, faleceu em 1996 aos 36 anos Reprodução/Arquivo Pessoal
Renato Russo, vocalista do Legião Urbana, faleceu em 1996 aos 36 anos

Em 1995, Fernando Henrique Cardoso assumia a presidência do Brasil e, no mesmo ano, o Mercosul foi criado, reforçando a integração econômica entre os países da América do Sul. No cenário internacional, o mundo ficou chocado com um atentado terrorista em Tóquio, que resultou na morte de 12 pessoas. Foi também em 1995 que o DVD foi desenvolvido pelas empresas Philips, Sony, Toshiba e Panasonic, revolucionando o mundo do entretenimento.

Já em 1996, o Brasil fez história nas Olimpíadas de Verão de Atlanta, conquistando 15 medalhas, incluindo dois ouros no iatismo, um ouro no vôlei de praia feminino e prata no basquete feminino. Esse também foi o ano da aposentadoria de Oscar Schmidt das quadras.

Infelizmente, 1996 foi marcado por momentos trágicos, como a morte de Renato Russo e o acidente aéreo com a banda Mamonas Assassinas, que resultou na perda de todos os integrantes. Além disso, em 1996, um avião da TAM se chocou contra o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, causando uma grande comoção no país.

História de Amor
História de Amor
Data de lançamento 1995-07-03
Séries : História de Amor
Com Regina Duarte, José Mayer, Carla Marins
Usuários
3,4
Assista agora em Globoplay

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados