O Brasil pode ser mestre na produção de novelas, e o México ter em seu currículo grandes clássicos da teledramaturgia, mas é da Colômbia que vem a novela de maior sucesso global. Transmitida em mais de 180 países, dublada para mais de 15 idiomas e com mais de 25 adaptações ao redor do mundo, Betty, A Feia conquistou um reconhecimento incomparável!
Originalmente intitulada Yo Soy Betty, La Fea, a novela estreou em outubro de 1999 na emissora colombiana RCN Televisión e foi ao ar até maio de 2001, somando 335 capítulos. Além de alcançar uma audiência global, sendo transmitida e dublada em inúmeros idiomas, Betty, A Feia ganhou versões em países como Estados Unidos, Índia, Egito, Turquia e Brasil.
O sucesso estrondoso e o número de adaptações fizeram com que a trama criada por Fernando Gaitán entrasse para o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, como a primeira telenovela verdadeiramente global. É, portanto, o folhetim mais popular e bem-sucedido da história – um fenômeno cultural e atemporal.
Relembre a história de Betty, a Feia
Betty, a Feia acompanha a jornada de Beatriz Pinzón Solano (Ana María Orozco), uma jovem economista brilhante que enfrenta dificuldades para conseguir emprego por não se enquadrar nos padrões de beleza impostos pela sociedade. Com roupas ultrapassadas, óculos de armação grossa e aparelho dentário, ela é frequentemente julgada por sua aparência.
Um dia, Betty consegue um trabalho na Eco Moda, tornando-se secretária do recém-nomeado presidente da empresa, Armando Mendoza (Jorge Enrique Abello). No entanto, sua contratação tem um motivo desanimador: Armando a escolhe por acreditar que ela não despertaria ciúmes em sua noiva, Marcela (Natalia Ramírez).

Com o tempo, Betty se apaixona perdidamente por seu chefe e passa a acobertar seus casos amorosos e manobras empresariais para protegê-lo. Incentivado por seu melhor amigo, Mario (Ricardo Vélez), Armando decide conquistar Betty para garantir sua lealdade. Contudo, o que ele não esperava era se apaixonar verdadeiramente por ela.
Ao longo da novela, Betty passa por uma profunda transformação emocional e física, superando seus complexos e enfrentando os desafios do mundo corporativo. A história aborda temas como a busca pela autoestima, a valorização das qualidades internas e o questionamento dos padrões de beleza impostos pela sociedade.
Após 20 anos, a continuação da novela de maior sucesso no mundo acaba de estrear no streaming e você nem percebeu; veja onde assistirAdaptações de Betty, a Feia pelo mundo
Como já mencionado, a novela ganhou diversas adaptações ao redor do globo. Uma das mais populares é a produção americana Ugly Betty, estrelada pela atriz America Ferrera. Apesar de ter sido produzida no formato de série, a adaptação do canal ABC foi um grande sucesso, contando com quatro temporadas exibidas entre 2006 e 2010.
A versão mexicana, La Fea Más Bella, também foi um fenômeno e, no Brasil, foi exibida pelo SBT entre 2006 e 2007. Protagonizada por Angélica Vale, a novela ainda contou com Jaime Camil no elenco – ator que, mais tarde, participaria de Jane the Virgin.
Já Bela, a Feia, a adaptação brasileira, foi exibida pela RecordTV entre 2009 e 2010, com Giselle Itié no papel principal e um enredo semelhante à trama original. No ano passado, o folhetim voltou a ser lembrado com a paródia Blogueirinha, a Feia, uma webnovela estrelada pelo humorista Bruno Matos, que interpreta a personagem Blogueirinha.
A versão original de Betty, a Feia está disponível para os assinantes do Prime Video.