Minha conta
    Outlander: Jamie Fraser é inspirado em personagem clássico da TV – e você não sabia
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Quem está por trás do famoso herói vivido por Sam Heughan?

    Um romance que desafia o espaço e o tempo – essa é a premissa de Outlander, série original do Starz que, desde 2014, não para de aumentar sua legião de fãs. Estrelada por Caitríona Balfe e Sam Heughan, a produção é baseada na saga literária de Diana Gabaldon, que já conta com 9 volumes e um 10º previsto para 2024. Na telinha, porém, serão 8 temporadas ao todo, com a 1ª parte da 7ª tendo chegado ao fim no Brasil no último domingo (13).

    Mas você sabia que Jamie Fraser, vivido por Heughan, foi inspirado em uma figura de outro seriado famoso? Foi a própria autora quem explicou os bastidores de sua criação em entrevista ao portal Vulture. Segundo Gabaldon, seu guerreiro escocês do século 18 foi espelhado em Jamie McCrimmon, de Doctor Who.

    Interpretado por Frazer Hines, o personagem também era de origem escocesa, um sobrevivente da Batalha de Culloden (1746) que acompanhou o 2º Doutor, encarnado por Patrick Troughton, em suas aventuras com a máquina do tempo TARDIS. Se os demais viajantes Polly (Anneke Wills) e Ben (Michael Craze) decidiram voltar para sua verdadeira época, McCrimmon preferiu ficar ao lado do Doutor.

    BBC One
    Frazer Hines como Jamie McCrimmon em cena de Doctor Who.

    Mais do que servir de referência com seu trabalho, Hines fez uma participação especial na 1ª temporada de Outlander como Sir Fletcher Gordon, o diretor da prisão de Wentworth, onde Jamie vai parar. “Fui eu que sugeri o nome dele”, contou Gabaldon. “Pensei que seria um pequeno presente para os fãs da série. Afinal, ele era o ‘homem de kilt’ original”, completou, mencionando a saia quadriculada usada tradicionalmente por homens na Escócia.

    Em entrevista ao site Express.co.uk, Hines confirmou as declarações de Gabaldon. “Eu me encontrei com ela, e ela me disse que havia me visto em Doctor Who. Ela falou: ‘Adoro o Jamie [McCrimmon], adoro o kilt’”, relembrou o ator de 78 anos. “Acredito que os dois Jamies são muito semelhantes no que diz respeito à lealdade aos próximos e membros de seu clã.”

    Vale destacar que, além do nome em comum, o Jamie de Outlander lutou na mesma Batalha de Culloden e foi preso pelos ingleses após a derrota dos jacobitas. Foi por causa desse conflito, aliás, que o protagonista ficou 20 anos separado de sua amada Claire.

    Se você é fã de Outlander, não deixe de conferir nossa entrevista exclusiva com Sophie Skelton e Richard Rankin, intérpretes do casal Brianna e Roger. Você pode ver o vídeo clicando aqui ou dando play abaixo:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top