Minha conta
    Bilheterias Brasil: Liderança elementar

    Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras tem a melhor abertura de 2012, com quase 522 mil espectadores.

    Por Roberto Cunha

    O último fim de semana foi de sexta-feira 13, mas o medo do azar não abalou o desempenho nas salas do circuito. Pelo menos, é o que acusa o crescimento de 18% (público) e 22% (bilheterias) em relação ao mesmo período de 2011.

    Uma das razões é a elementar chegada da aguardada sequência com o famoso investigador e também a existência de esquilos animados fazendo a festa novamente.

    Estreando em primeiro lugar, Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras atraiu quase 522 mil espectadores para suas 446 salas, cravando para o longa de Guy Ritchie, com Robert Downey Jr. e Jude Law (foto), a melhor abertura de 2012.

    Com perdas de 36%, Alvin e os Esquilos 3 caiu para o 2º lugar. Porém, os 477 mil novos ingressos vendidos fizeram com que a animação se aproximasse rapidamente dos três milhões de espectadores. No total, são 10 dias em cartaz, tendo as prés realizadas contribuído com mais de 500 mil.

    Perdendo metade do conquistado antes, Imortais ficou na 3ª posição, com mais 173 mil poltronas ocupadas e um total de quase 1.9 milhão no quarto fim de semana. Com perdas parecidas (52%), Missão Impossível - Protocolo Fantasma ficou em 4º lugar ao atrair mais 126 mil, somando no mesmo período, pouco mais de 2.2 milhões de espectadores.

    Com menos 40%, o nacional As Aventuras de Agamenon, o Repórter ficou em 5º, mesmo com críticas negativas, superando a marca dos 500 mil ingressos vendidos. O resultado em apenas 10 dias já é igual ao total de cada um dos filmes "primos" Casseta & Planeta - A Taça do Mundo é Nossa e Casseta & Planeta - Seus Problemas Acabaram!!!.

    Fechando seu sexto fim de semana de exibição com público de 4.2 milhões, Gato de Botas assumiu a 6ª posição com perdas de 50% e seduziu mais 72 mil pagantes. Bem próximo, a ficção A Hora da Escuridão, com Emile Hirsch, estreou na 7ª colocação com quase 69 mil pessoas dentro de suas 164 salas.

    Mais atrás, com novos 48 mil ingressos, Cavalo de Guerra foi o título que menos perdeu espectadores (26%), totalizando quase 170 mil após 10 dias em cartaz. Chegando em 9º lugar, O Espião que Sabia Demais tem elenco de peso (Gary Oldman, John Hurt e Colin Firth), mas só conseguiu pouco mais de 27 mil pessoas em seus 39 cinemas. Contudo, as prés garantiram um total acima dos 36 mil.

    Na 10ª colocação, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte I é o mais antigo em cartaz no Top 10. Com novos 15 mil ingressos vendidos, soma mais de 7.1 milhões no nono fim de semana, contando com as sessões especiais de antes das estreia.

    Na próxima sexta-feira o cinema nacional se faz presente com a chegada de 2 Coelhos, filme de ação com Alessandra Negrini, Fernando Alves Pinto e Caco Ciocler, além do documentário A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim.

    De fora, chegam por aqui A Separação, As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne, de Steven Spielberg, O Pai dos Meus Filhos e A Fonte das Mulheres.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top