Minha conta
    Chocolate com Pimenta: Relembre os atores da novela que já morreram
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Sucesso de Walcyr Carrasco e Jorge Fernando substitui Cravo e a Rosa nas tardes da TV Globo.

    TV Globo / Divulgação

    Há quase 20 anos, Chocolate com Pimenta se sustenta como uma das novelas mais icônicas dos anos 2000. Na ordem cronológica da faixa de exibição, Chocolate com Pimenta é a 63ª novela a ser transmitida, mas é sem dúvida a favorita de boa parte do público. Lançada em setembro de 2003, a produção passa pela terceira exibição na TV Globo, sendo que o canal pago Viva também transmitiu uma reprise em 2020. 

    Escrita por Walcyr Carrasco e com direção de núcleo por Jorge Fernando, Chocolate com Pimenta narra a história de Ana Francisca (Mariana Ximenes), uma jovem que após a morte trágica do pai se muda para a cidade fictícia de Ventura no interior de São Paulo. Lá, ela é acolhida por um lado humilde de sua família que antes desconhecia. 

    Constantemente humilhada pelos habitantes da cidade, Aninha acaba conhecendo Ludovico, dono da fábrica de Bombons em que trabalha. Apesar de ter se apaixonado por Danilo (Murilo Benício), sobrinho do prefeito, Ana Francisca deixa a cidade e retorna extremamente rica. Dona de um dos maiores empreendimentos da região, ela deseja se vingar daqueles que zombaram dela durante a juventude. 

    A novela teve uma série de momentos memoráveis que marcaram o público, entre eles a cena do banho de tinta que Ana Francisca recebe no baile de formatura, plano colocado em prática pela invejosa Olga (Priscila Fantin). Relembre alguns atores que fizeram parte da produção e já nos deixaram:

     

    Cláudio Corrêa e Castro

    Cláudio Corrêa e Castro interpretou um dos personagens mais marcantes da novela, Conde Klaus von Burgo. Conde Klaus era o banqueiro ambicioso e sem escrúpulos que, ao longo da trama, elabora junto planos para frear a tentativa de Ana Francisca de retirar a fábrica da cidade, isso porque o banco corre o risco de perder os depósitos. 

    O ator sofria de diabetes e hipertensão e morreu em 2005 após uma cirurgia cardíaca para um ponto de safena. Zorra Total e Chocolate com Pimenta foram um dos seus últimos trabalhos como ator, sendo que a novela ficou no ar entre 2003 e 2004. 

     

    Jorge Fernando

    Jorge Fernando é lembrado por ter sido a grande mente por trás da direção de núcleo em Chocolate com Pimenta. No entanto, o diretor também fez uma participação na novela como ator, interpretando o palhaço Crispim na trama envolvendo o circo que chega à cidade de Ventura. 

    Além de Chocolate com Pimenta, Jorge Fernando dirigiu dezenas de produções icônicas para a emissora, entre elas Guerra dos Sexos, VampAlma Gêmea e Ti Ti Ti. Em 2019, após trabalhar em Verão 90, teve uma parada cardíaca e faleceu em outubro. 

    Hilda Rebello

    Hilda Rebello interpretou Matilde, uma empregada fofoqueira mas bem humorada de Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro). Na trama, Matilde foi a grande responsável pela criação de Maurício (Victor Pecoraro), trabalhando para o Conde por décadas. Hilda Rebello era mãe de Jorge Fernando, ator e diretor de novelas da TV Globo. Faleceu aos 95 anos, apenas dois meses após a morte do filho em 2019, vítima de insuficiência respiratória.

    Lucy Mafra

    Lucy Mafra interpretava Dona Venúsia na novela, uma personagem secundária. Infelizmente, a carreira da atriz entrou em declínio após polêmicas nos bastidores da emissora pouco tempo depois de seu tempo em Chocolate com Pimenta. Mafra sofreu de uma depressão severa após a morte da mãe, com quem morava em Vassouras, e faleceu aos 60 anos devido a displasia pulmonar. 

    Miriam Pires

    Miriam Pires foi uma atriz veterano que trabalhou em diversas produções da TV Globo, entre elas Chocolate com Pimenta. Sua participação na novela foi curta mas marcante sendo a parteira de Graça, que culmina no fim trágico da personagem. Miriam Pires foi vítima de uma toxoplasmose e faleceu em setembro de 2004, época em que fazia parte do elenco de Senhora do Destino.

    Isaac Bardavid

    Outro veterano que fez uma participação em Chocolate com Pimenta, Isaac Bardavid era mais conhecido em vida por ser a voz de personagens icônicos como Wolverine, Freddy Krueger e Esqueleto. Mas, além da dublagem, Isaac também participou de diversas novelas, como Escrava Isaura (1976) e O Cravo e a Rosa. Em Chocolate com Pimenta, o ator interpretou brevemente o personagem Paulo.  

     

    Jardel Mello

    Jardel Mello, intérprete do personagem Romão em Chocolate com Pimenta, faleceu em 2008 aos 71 anos devido a problemas no coração. Após sofrer um infarto durante uma cirurgia, o ator não resistiu. Assim como Miriam Pires e Isaac Bardavid, sua participação na novela foi reduzida, mas o ator também é lembrado por outros trabalhos da televisão como Uga UgaKubanacan e Cabocla.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top