Minha conta
    Conheça o filme sobre Coringa trans que foi proibido de ser exibido no Festival de Toronto

    Filme é dirigido pela cineasta transgênero Vera Drew.

    Em The People's Joker, a cineasta transgênero Vera Drew conta uma versão fictícia e do Universo DC, usando sua própria história de vida como parâmetro. Nós primeiro conhecemos o Coringa aqui como um garoto maltratado que não se sente confortável em seu corpo e depois tenta iniciar uma carreira de comédia em Gotham City, onde Batman criminalizou quase todos os espetáculos públicos de comédia.

    O filme não é apenas um longa-metragem LGBTQ+ de baixo orçamento, mas também uma paródia do universo Batman com muitas referências a aparições anteriores do Coringa e todos os tipos de outras referências da DC. Mesmo no trailer, por exemplo, as interpretações do Coringa de Jared LetoJoaquin Phoenix aparecem.

    Coringa
    Coringa
    Data de lançamento 3 de outubro de 2019 | 2h 02min
    Criador(es): Todd Phillips
    Com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    Neste mesmo trailer também pode ser lido em preto e branco que não é obra direta dos quadrinhos DC e nem da Warner Bros. No entanto, o Discovery autorizou o trabalho. Ainda assim, The People's Joker teve sua estreia mundial no renomado Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que atualmente acontece no Canadá. Mas, ficou apenas por ali.

    Como relatam por unanimidade os jornais comerciais dos EUA, Vera Drew e sua equipe retiraram o filme do festival devido a questões de direitos autorais, embora mais três exibições estivessem planejadas lá.

    Detalhes sobre os antecedentes desta decisão ainda não estão disponíveis. A suspeita é de que a Warner chegou com uma ordem de cessar devido ao uso não-autorizado de suas próprias marcas. Uma confirmação oficial disso ainda está pendente. Até agora, a empresa não se pronunciou publicamente sobre o projeto.

    COMO FOI FILMADO THE PEOPLE'S JOKER?

    Em seu projeto, Vera Drew conta com a doutrina do uso justo aplicável nos EUA, entre outros lugares. Isso afirma que o material protegido por direitos autorais pode ser usado dentro de uma determinada estrutura para fins de crítica, comentário, reportagem, educação ou ciência.

    Isso também inclui paródias, por exemplo, que devem estar intimamente ligadas ao original. Caso contrário, seriam considerados sátira ilegal. Drew também ressalta que, além de algumas sequências com material de arquivo licenciado, seu filme é composto inteiramente por gravações e animações próprias e que o uso de nomes e marcas protegidos só foi feito em um contexto autobiográfico. Cenas de Coringa com Joaquin Phoenix que foram usadas em um corte anterior foram removidas antes da estreia.

    Agora resta saber se The People's Joker verá a luz do dia novamente no original ou talvez em uma forma adaptada. Um novo filme de Coringa, que com certeza veremos em breve, é a sequência do já mencionado hit mundial Coringa com Joaquin Phoenix e Lady Gaga: Coringa 2: Folie À Deux, um musical programado para chegar aos cinemas em 3 de outubro de 2024.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top