Minha conta
    Fracasso da Marvel foi responsável pela demora na adaptação de Sandman, nova série da Netflix
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Adaptação dos quadrinhos de Sandman demorou décadas para ganhar vida, e isso tem relação com um fracasso da Marvel.

    Sandman está disponível no catálogo da Netflix e somente os fãs sabem da longa espera para que a aclamada saga em quadrinhos escrita por Neil Gaiman fosse finalmente adaptada para o live-action. O mais curioso é que um dos filmes de maior fracasso da Marvel teve relação com essa demora para que uma adaptação de Sandman finalmente ganhasse vida nas telas, agora como uma série da Netflix.

    Neil Gaiman ficou traumatizado com filme de Howard, o Pato, da Marvel

    Sandman foi lançado entre 1989 e 1996, resultando em 75 edições da série principal escrita por Neil Gaiman. Desde os anos 90, ele tenta adaptar (sem sucesso) a obra para o live-action.

    Em entrevista para a Total Film, Neil Gaiman – que aparece como produtor executivo na série da Netflix –falou sobre quanto tempo levou para que uma adaptação de Sandman realmente fosse feita. "Eu não tinha fé de que sempre chegaríamos aqui, mas tinha fé de que o importante era impedir que versões ruins fossem feitas. Uma vez que uma versão ruim é feita, você nunca mais volta disso", conta sobre seu medo.

    Mas não para por aí, Gaiman revelou que uma má adaptação de quadrinhos da Marvel, em particular, o fez ficar com medo para apoiar qualquer adaptação de Sandman que ele achava que não representava com precisão o espírito e a qualidade de seu material de origem. "Pode parecer bobagem, mas quando eu tinha 14 ou 15 anos, meu quadrinho favorito era 'Howard, o Pato'. E então 'Howard, O Super-herói' [título do filme lançado em 1986] saiu. 'Howard, o Pato' se tornou uma piada de mau gosto", comenta o autor.

    É por essa razão que Neil Gaiman permaneceu incerto por um longo tempo sobre se uma adaptação fiel de Sandman seria ou não trazida à vida na tela. Lembrando como a recepção de Howard, O Super-herói afetou negativamente a reputação de seu material de origem, ele disse: "Eu nunca quis que isso acontecesse com Sandman e vi roteiros que fariam isso acontecer". Não apenas Neil Gaiman, mas Howard, O Super-herói é definitivamente um dos filmes que a Marvel gostaria de esquecer que foram feitos.

    Neil Gaiman comemorou em entrevista ao IGN Brasil o resultado alcançado pela série da Netflix, como uma realização de seus maiores sonhos. "É um sonho que se tornou realidade. E não só um sonho que se tornou realidade – mas um daqueles sonhos impossíveis. Tinha certeza de que jamais daria certo. Coloquei na cabeça durante 30 anos que, se Sandman fosse adaptado, seria como filme e seria uma decepção; a questão era o quão decepcionante seria. Talvez houvesse coisas boas para suprir a decepção, mas não seria o meu Sandman [...] Sonhamos o impossível e o tornamos realidade”, comenta o autor.

    Qual é a história de Sandman na Netflix?

    Na história de Sandman, o mago Roderick Burgess tenta capturar a Morte para barganhar pela vida eterna, mas acaba prendendo por décadas seu irmão mais novo Morpheus, o Rei dos Sonhos. Após sua fuga, o personagem também conhecido como Sonho ou Sandman, parte em busca de seus poderosos artefatos perdidos: seu elmo clássico, uma algibeira com areia e um rubi. Ele está determinado a trazer de volta a ordem para seu Reino, o Sonhar – lugar que dá forma aos nossos medos e fantasias mais profundos –, e fará o que for preciso para restaurar seu mundo, deteriodado depois de sua longa ausência.

    Sandman está disponível na Netflix, com 10 episódios na 1ª temporada.

    Sandman
    Sandman
    Data de lançamento 2022-08-05 | min
    Séries : Sandman
    Com Tom Sturridge, Gwendoline Christie, Vivienne Acheampong
    Usuários
    4,1
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top