Minha conta
    Lightyear: "A questão é mostrar um relacionamento amoroso e duradouro", defende produtora sobre casal lésbico da animação
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Spin-off de Toy Story chega aos cinemas na próxima quinta-feira, 16 de junho.

    Lightyear está prestes a chegar aos cinemas de todo o país. Atrelado ao sucesso dos anos 1990 e 2000 da franquia Toy Story, o patrulheiro intergalático Buzz deve protagonizar uma aventura inédita nas telonas.

    Para além da nostalgia, o longa também apresenta pela primeira vez um casal lésbico em um filme da Pixar. A inclusão do relacionamento das personagens foi tema de discussão nas redes sociais, sobretudo após funcionários do estúdio denunciarem cortes de temas homoafetivos nas produções da empresa.

    Onde Lightyear se encaixa na linha do tempo de Toy Story? Diretor esclarece relação com filmes e série spin-off de Buzz

    Com a pressão da mídia, de Hollywood e do próprio público, tanto o casamento entre Alisha Hawthorne (Uzo Aduba) e sua esposa estão presentes na narrativa, quanto o primeiro beijo lésbico do estúdio. A breve demonstração de afeto entre as duas personagens, inclusive, fez com que o filme fosse banido em 14 países do Oriente Médio e Ásia.

    “Sempre pretendemos que esse relacionamento estivesse lá”, disse o diretor de Lightyear , Angus MacLane, ao Yahoo Entertainment. “Tivemos esse [beijo] lá, e eles ficaram tipo, 'É assim que vamos fazer agora...'". Ele completa: “O que você viu é o que queríamos, então estou muito satisfeito com o resultado final. Estamos surpresos que tenha sido um alvoroço.”

    Galyn Susman, produtora da animação, defendeu a representação positiva de um relacionamento LGBTQIAP+ na Pixar. “A questão toda é mostrar um relacionamento amoroso e duradouro, porque... bem, não é um bom modelo para todo mundo? Temos um relacionamento que dura a vida inteira.”

    Lightyear: Novo filme da Pixar tem conexões com Star Wars? Diretor explica inspiração na saga cósmica

    “Estou feliz que esteja lá”, diz Aduba ao Yahoo. “Este filme está abrindo um mundo totalmente novo de como as histórias podem ser contadas, como as histórias podem ser revisitadas. E acho incrível que a Disney-Pixar tenha escolhido esse espaço para não apenas incluir momentos como esse, mas incluir tantos rostos diferentes e tantas histórias em um filme para que todas as crianças – jovens e adultos – podem ver um pedaço de si mesmos na história.”

    Lightyear chega aos cinemas amanhã, 16 de junho.

    Lightyear
    Lightyear
    Data de lançamento 16 de junho de 2022 | 1h 45min
    Criador(es): Angus MacLane
    Com Marcos Mion, Chris Evans, Flora Paulita, Keke Palmer, Cesar Marchetti
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top