Minha conta
    Cantando na Chuva: Cena icônica do musical quase deu errado devido à estação do ano em que foi gravada

    Em 2022, filme protagonizado por Debbie Reynolds, Gene Kelly e Donald O'Connor completa 70 anos – e vai ganhar exibição especial no Festival de Cannes.

    Apresentado pela primeira vez nas telonas em 1952, Cantando na Chuva se tornou um clássico entre os clássicos, marcando gerações de espectadores e garantindo o 1º lugar na lista de maiores musicais de todos os tempos segundo o American Film Institute. Hoje, 70 anos depois, muitas das cenas estreladas por Debbie ReynoldsGene KellyDonald O'Connor continuam gravadas na história da sétima arte – e, inclusive, inspiraram muitos cineastas nas décadas seguintes.

    Entre tantos momentos icônicos, está obviamente o número musical "Singin' in the Rain", em que Kelly solta a voz com um guarda-chuva na mão enquanto sapateia. Uma performance mítica, que, no entanto, quase foi arruinada por uma razão surpreendente. Isso porque Cantando na Chuva foi filmado durante o verão americano, logo a equipe encontrou mais ondas de calor do que tempestades.

    30 maiores musicais da história do cinema

    Em coluna publicada pelo site oficial do Directors Guild of America, o codiretor Stanley Donen – que dividiu a função com o próprio Keller – revelou mais detalhes sobre os bastidores da sequência. “Há muitas histórias sobre como colocamos leite na água para que você possa ver a chuva. Não é verdade. Você tem que colocar a luz atrás da chuva para que as gotas apareçam. Se você colocar a luz na frente, sem nada atrás, a chuva desaparece", explicou.

    Porém, antes de todas as preocupações com a iluminação, há a logística de fazer chover dentro do estúdio, localizado em Culver City (Califórnia). Como solução, a MGM instalou tubos gigantes no teto, com furos para liberar água. Acontece que, diariamente entre as 16h30 e 17h, os moradores da cidade começavam a regar seus gramados, reduzindo o abastecimento do set. "Então, todas as tardes, tínhamos que parar, porque não havia pressão suficiente para fazer chover. Tivemos que trabalhar com a realidade da vida", lembrou Donen.

    Das telas para os palcos: Conheça os musicais indicados ao Tony Awards inspirados em filmes e séries

    Como se não bastassem as dificuldades técnicas, Kelly estava com uma febre de 39º C na época. Para evitar que ele desenvolvesse uma pneumonia, a equipe precisou trocar seu terno de lã entre os takes e deixá-los secando em uma sala aquecida. A água usada na gravação fez também com que o traje de Kelly encolhesse, de modo que o time de figurino teve que substituí-lo em várias ocasiões. Segundo Donen, havia duas ou três peças idênticas à disposição.

    Felizmente, nenhum desses contratempos impediu as filmagens e o sucesso posterior de Cantando na Chuva. Em 2022, a obra-prima dos musicais ainda vai ganhar uma exibição durante o Festival de Cannes, antes de sair em alguns cinemas a partir de 1º de junho. O filme também está disponível no catálogo da HBO Max.

    Cantando na Chuva
    Cantando na Chuva
    Data de lançamento 30 de junho de 1952 | 1h 43min
    Criador(es): Stanley Donen, Gene Kelly
    Com Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top