Minha conta
    4 filmes sobre crescimento para quem passa pela crise dos 20 e poucos anos
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Nessa fase difícil de indecisões e incontáveis vacilos, o que importa é ter jogo de cintura.

    A palavra alemã Bildungsroman significa “romance de educação” ou “romance de formação”, em que o protagonista precisa cometer erros para aprender com eles - e, assim, amadurecer. Essa narrativa de crescimentos é muito comum no cinema, e nessa lista, reunimos algumas produções que abordam os conflitos e inseguranças dos 20 e poucos anos com muita leveza.

    A Pior Pessoa do Mundo

    A Pior Pessoa do Mundo segue Julie (Renate Reinsve) em sua busca por si mesma. A jovem não sabe exatamente o que deseja em uma carreira ou parceiro e precisa decidir, não apenas com quem ela vai se relacionar, mas também quem ela é e quem ela quer ser em sua vida adulta. O longa aborda um momento específico da vida em que um mundo de possibilidades se apresenta, e o medo de cometer erros se mistura com o aprendizado necessário para saber lidar com eles. A Pior Pessoa do Mundo foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.

    A Pior Pessoa do Mundo
    A Pior Pessoa do Mundo
    Data de lançamento 24 de março de 2022 | 2h 08min
    Criador(es): Joachim Trier
    Com Renate Reinsve, Anders Danielsen Lie, Herbert Nordrum
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    Frances Ha 

    Frances Ha acompanha a trajetória de Frances (Greta Gerwig), uma aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance. Não deseja crescer, ou pelo menos não do jeito que esperam que ela cresça. Ao recusar o convite do namorado para morar com ele, Frances inicia uma peregrinação em busca do seu lugar (na cidade e no mundo), que se adeque às suas finanças e expectativas.

    Frances Ha
    Frances Ha
    Data de lançamento 23 de agosto de 2013 | 1h 26min
    Criador(es): Noah Baumbach
    Com Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em MUBI

    Encontros e Desencontros

    Em Encontros e Desencontros, Charlotte (Scarlett Johansson) é uma jovem recém-casada embarcando para Tóquio com seu marido, um fotógrafo viciado em trabalho que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o fuso-horário e sem conseguir dormir, ela conhece por acaso Bob Harris (Bill Murray), uma estrela de cinema que está na cidade para fazer um comercial de uísque. Eles se encontram no bar do hotel, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos. Os dois estão em momentos distintos da vida, todavia, sentem a mesma solidão e questões fundamentais, acerca de qual caminho seguir e quem eles querem ser. Encontros e Desencontros ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

    Encontros e Desencontros
    Encontros e Desencontros
    Data de lançamento 23 de janeiro de 2004 | 1h 42min
    Criador(es): Sofia Coppola
    Com Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi
    Usuários
    3,9
    Assista agora

    Encalhados

    Na comédia romântica EncalhadosKeira Knightley vive uma jovem mulher irresponsável e imatura, que quando recebe um pedido de casamento de seu namorado, entra em crise. A primeira ideia que vem à mente da jovem é fingir que precisa fazer um retiro em busca de auto conhecimento profissional, mas ela acaba se escondendo da situação, em um lugar muito específico: a casa da sua nova melhor amiga, a adolescente Annika (Chloe Grace Moretz).

    Encalhados
    Encalhados
    Data de lançamento 19 de março de 2015 | 1h 41min
    Criador(es): Lynn Shelton
    Com Keira Knightley, Chloë Grace Moretz, Sam Rockwell
    Usuários
    3,8
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top