Minha conta
    Super Mario Bros: Este filme raro dos anos 80 que você nunca viu foi remasterizado e está no YouTube
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Muito antes da catastrófica live action de 1993 e da animação que será lançada no final de 2022, Super Mario, personagem favorito da Nintendo, já havia sido alvo de uma adaptação animada, lançada nos cinemas do Japão em 1986.

    Mario. Um personagem que se tornou famoso, atravessou gerações, ficou conhecido por todos - mesmo por não-jogadores - e entrou no mundo da cultura pop pela porta da frente.

    Criado pelos grandes Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka em 1983, suas primeiras aventuras no console NES em 1985 foram um marco na história da cultura gamer. Até o momento, a licença do Mario é uma das poucas a ser capaz de, por si só, ser um system seller, ou seja, capaz de vender um console.

    Em Super Mario Bros, o jogador controla Mario e viaja pelo Mushroom Kingdom para salvar a Princesa Peach das garras de Bowser, o antagonista de Mario. Posteriormente dando origem a muitas sequências e derivados, Super Mario Bros impôs um modelo autêntico de level design absolutamente brilhante, repetido muitas vezes desde então, com jogabilidade simples, mas não simplista, rolagem horizontal, áreas secretas... Até o tema musical cult, composto por Koji Kondo. Resumindo: (Super) Mario é simplesmente um monumento dos videogames.

    UMA VERSÃO EM FORMA DE ANIME EM 1986

    Você pode ter visto a adaptação live action lançada em 1993 e vivida pela dupla Bob HoskinsJohn Leguizamo - o primeiro live action de um videogame na tela grande. Gigantesco fracasso nos cinemas, o filme também deixou traumas na Nintendo, já que a empresa japonesa nunca mais produziu um filme live action adaptado de uma de suas marcas.

    O encanador bigodudo volta em breve aos cinemas, em forma de filme de animação, mas talvez você não saiba que as primeiras desventuras do herói já foram adaptadas em forma de anime, em 1986. Um ano importante por sinal, porque Super Mario 2 foi lançado em consoles no Japão em junho do mesmo ano.

    A Nintendo decidiu aproveitar o enorme sucesso de seu personagem juntando-se a uma empresa chamada Grouper Productions, ao diretor Masami Hata e ao roteirista Hideo Takayashiki, para lançar Super Mario Bros.: Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen! ou Super Mario Bros. : A Grande Missão para Resgatar a Princesa Peach! , que foi lançado nos cinemas do Japão em 20 de julho de 1986.

    Invisível há anos, um grupo de fãs decidiu restaurá-lo em 4K, a partir de uma cópia de 16mm, que o grupo explica ser provavelmente a única restante da obra. Um trabalho de longo prazo, que levou meses. O resultado é realmente impressionante.

    O problema é que esta restauração não parece ter sido feita com a benção da Nintendo, que sabemos ser particularmente delicada com suas licenças...

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top