Minha conta
    Com Iemanjá de super-heroína, filme produzido por Camila Pitanga inaugura universo brasileiro do gênero

    Diretor de A Era do Gelo e Rio, Carlos Saldanha está por trás do longa que vai mostrar o embate entre a Rainha do Mar e Iansã, a Deusa das Tempestades.

    Um dos orixás mais cultuados no Brasil, Iemanjá vai ganhar um filme produzido pela Warner Bros. e que promete ser um marco para a cultura nacional. Dirigido e cocriado por Carlos Saldanha (da série Cidade Invisível e das franquias animadas A Era do Gelo e Rio), o longa vai transportar os elementos do Candomblé para o universo dos super-heróis, apresentando um embate entre a Rainha do Mar e Iansã, a Deusa das Tempestades. Nessa missão quase impossível, a protagonista vai contar com ajuda de Ogum, o Deus da Guerra, para aprender a controlar seus poderes.

    Ainda não há mais detalhes sobre a trama de Iemanjá – Deusa do Oceano, mas Saldanha já deixou clara a importância do projeto. “Iemanjá é um símbolo para todo o Brasil, independentemente da religião ou crença de cada um", disse o cineasta em comunicado oficial. "Nós acreditamos que essa figura tem tudo para cativar o público ao redor do globo, da mesma forma que os deuses gregos, romanos, persas ou escandinavos já fazem parte do nosso imaginário."

    Cidade Invisível: Netflix renova a série com Marco Pigossi para 2ª temporada

    Para Saldanha, contar essa história é uma grande responsabilidade e requer um trabalho duro. Não à toa, a equipe criativa vem investigando e estudando tudo com muito respeito e carinho, para construir um filme que mostre ao mundo a riqueza da mitologia brasileira. “Tenho certeza que o resultado vai ser incrível”, completou o diretor.

    Além da pegada mitológica, Iemanjá – Deusa do Oceano vai inaugurar um nicho de super-heróis no país. Pelo menos foi o que garantiu Hernán Viviano, vice-presidente da Warner Bros. Pictures Brasil: "Temos lançado filmes de super-heróis há décadas. Agora, vamos levar para as telonas uma divindade adorada pelos brasileiros, e isso torna o filme uma celebração da cultura e da fé que muitos compartilham."

    Quem também participa da iniciativa é Camila Pitanga, atriz e embaixadora da ONU Mulheres Brasil. Como produtora executiva do filme, ela não esconde seu entusiasmo: “Para mim, é uma alegria infinita falar de um projeto que envolve pessoas que adoro. Evocar uma das figuras mais queridas da nossa ancestralidade, uma divindade que, tenho certeza, vai abençoar esse projeto e vai fazer com que chegue a todos os cantos do mundo. Uma alegria, uma responsabilidade e uma vibração muito bonita."

    A Era do Gelo: As Aventuras de Buck estreia no Disney+; conheça o novo filme da franquia

    O time por trás de Iemanjá – Deusa do Oceano ainda conta com o quadrinista Ivan Reis, que atua no mercado há mais de 25 anos – sendo 18 deles na DC Comics, com trabalhos que incluem Liga da Justiça, Super Homem, Mulher Maravilha e Aquaman. Ele vai entrar como produtor associado e vai assinar a identidade visual dos personagens.

    “As possibilidades criativas são imensas e fazer parte disso é uma honra", declarou Reis. "Minha mãe era Mãe de Santo, e eu cresci em uma casa ligada ao Candomblé. Sei que Iemanjá já é conhecida e reverenciada por todo o país, de modo que usar sua mitologia como influência na criação de um mundo de super-heróis é algo que mal posso esperar para ver ganhar vida."

    O longa vai ser produzido em parceria com o estúdio independente Ventre, tendo como colaborador o professor e pesquisador Renato Noguera, que atua no Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Não foram divulgadas informações sobre o elenco nem previsão de estreia.

    Cidade Invisível: Qual a lenda de cada personagem na série da Netflix?
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top