Minha conta
    A Era do Gelo - As Aventuras de Buck estreia sem personagem icônico da franquia: Disney perdeu batalha judicial

    Esquilo Scrat não está no novo A Era do Gelo: lançamento da franquia chega sem o icônico personagem após batalha judicial.

    Exatos 20 anos após estrear nos cinemas, A Era do Gelo retorna para um novo filme de uma das animações mais queridinhas das últimas décadas. Desta vez, no entanto, há um “detalhe” curioso: o icônico esquilo Scrat que deu abertura à história ficou de fora do filme pela primeira vez. Isso porque a Disney perdeu os direitos de utilizar o personagem após uma longa batalha judicial contra Ivy Silberstein, cartunista que reivindicou os créditos pela criação do personagem. 

    De acordo com Silberstein, o personagem foi desenvolvido por ela em 1999, inspirado no cruzamento entre um esquilo e um rato, mas teve um problema para registrá-lo formalmente. Ao jornal Queens Ledger, a designer disse que as ilustrações de Sqrat chamaram a atenção da Fox e, em 2002, o personagem apareceu “repaginado” no primeiro A Era do Gelo. Silberstein, então, abriu um processo contra o estúdio por violação de direitos autorais.

    Ainda de acordo com o jornal, em 2003, a justiça determinou que Ivy e a Fox seriam donos igualitários dos direitos do personagem. Em 2019, quando o estúdio foi comprado pela Disney, a empresa tentou fazer um acordo com ela, mas a cartunista não aceitou os termos e lançou uma campanha para continuar reivindicando a marca registrada de sua criação. “Recebi minha marca registrada em 7 de julho de 2020. Comecei em 19 de maio de 1999, então levei 21 anos para consegui-la”, disse ao Queens Ledger

    No dia do lançamento de A Era do Gelo - As Aventuras de Buck no Disney+, 28 de janeiro, Ivy Silberstein publicou uma foto no Twitter segurando os registros oficiais de sua trademark.

    “Sem Scrat em A Era do Gelo. Obrigada, Disney, por respeitar minhas marcas registradas e o personagem Sqrat, que criei em 19 de maio de 1999. Há 20 anos, em 12 de março de 2002, o primeiro A Era do Gelo foi lançado, foi uma luta de 20 anos. Eu ganhei”, escreveu em seu perfil na rede social.

    A Era do Gelo - As Aventuras de Buck

    No 5º filme da franquia, Crash e Eddie estão de volta tentando ocupar o espaço de Ellie, a irmã mais velha. Mas tudo muda quando os dois caem em uma caverna, que os leva a um mundo perdido. Para resolver a situação, eles contam com a ajuda do amigo Buck Wild, que forma um trio com os gambazinhos para ajudá-los e enfrentar novos perigos. Juntos, eles embarcam em uma aventura muito maior do que poderiam imaginar.

    A Era do Gelo: As Aventuras de Buck Wild
    A Era do Gelo: As Aventuras de Buck Wild
    Data de lançamento 28 de janeiro de 2022 | 1h 22min
    Criador(es): John C. Donkin
    Com Simon Pegg, Utkarsh Ambudkar, Sean Kenin
    Usuários
    2,9
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top