Minha conta
    Sundance 2022: Conheça o representante brasileiro no festival de cinema independente
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    Marte Um, do diretor Gabriel Martins, é destaque nacional no festival que vai até 30 de janeiro

    O Festival Sundance começou no dia 20 de janeiro, e terá exibições online devido ao aumento de casos de COVID-19 nos Estados Unidos. Dentre as 13 categorias no festival - divididas entre estadunidenses e estrangeiros - apenas um filme exclusivamente brasileiro foi selecionado para competir durante todo o evento. Do diretor Gabriel MartinsMarte Um (Mars One) concorre na categoria de World Cinema Dramatic Competition - ou Competição Dramática Mundial de Cinema. 

    Marte Um (Mars One) 

    O filme brasileiro segue uma família de baixa renda de quatro pessoas após a eleição de um presidente de extrema-direita tomar posse do governo. Os quatro - pai, mãe e dois filhos - têm visões e sonhos diferentes.

    O pai, Wellington, deposita todas suas esperanças no mais novo, Deivinho, que é pressionado a estudar algo diferente do que ele realmente quer: astrofísica. Já a irmã mais velha, Eunice, se apaixona e cogita se já está na hora de deixar a casa dos pais. A mãe, Tércia, tem um encontro inesperado que a faz questionar se é amaldiçoada. 

    No elenco estão Rejane Faria no papel de Tércia, Cícero Lucas interpretando o filho mais novo, Deivinho, Carlos Francisco como Wellington e Camilla Souza como Eunice. 

    Marte Um é o primeiro longa solo de Gabriel Martins a concorrer a um prêmio. Em 2019, o diretor, junto com Maurílio Martins, esteve no Festival de Roterdã com o longa No Coração do Mundo.

    Mais Brasil em Sundance

    O Brasil teve apenas um filme de diretor brasileiro competindo no Festival Sundance este ano. Porém, o País também está retratado na categoria de World Cinema Documentary Competition, - Competição Mundial de Documentários de Cinema.

    O documentário O Território foi dirigido pelo norte-americano Alex Pritz, mas feito em parceria com o povo Uru-eu-wau-wau de Rondônia. O longa mostra os conflitos desta etnia com pessoas não indígenas que ameaçam a Floresta Amazônica.

    Vale ressaltar que, entre as últimas duas edições (2020 e 2021), apenas um filme brasileiro competiu no evento. Em 2021, o longa A Nuvem Rosa, da diretora Iuli Gerbase, competiu na mesma categoria que Gabriel Martins, mas acabou não levando o prêmio, perdendo para o filme kosovar Colméia

    O Festival Sundance acontecerá entre os dias 20 e 30 de janeiro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top