Minha conta
    Stephen Sondheim: Falecido nesta sexta-feira (26), conheça o trabalho do criador de Amor, Sublime Amor e outras produções
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Além de West Side Story (no original), Sondheim também ficou conhecido por outros espetáculos da Broadway que ganharam as telas do cinema, como Sweeney Todd e Into The Woods.

    Morreu, nesta sexta-feira (26), Stephen Sondheim, grande compositor e criador de aclamados espetáculos da Broadway. O artista tinha 91 anos e, segundo F. Richard Pappas, seu advogado e amigo de infância, faleceu de modo repentino, evitando entrar em detalhes sobre a causa. Além de deixar o marido, Sondheim também deixa um grande legado para o teatro e cinema musical, com produções que jamais serão esquecidas.

    Através de um trabalho que ditou o padrão para o gênero, o compositor foi responsável por espetáculos que acabaram ganhando as telas do cinema, como Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet e Caminhos da Floresta (no original, Into The Woods). Visionário, ele também foi vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, em 1991, com Sooner or Later (I Always Get My Man), cantada por Madonna no longa Dick Tracy.

    Vale lembrar que, infelizmente, Sondheim se foi antes de presenciar a estreia da adaptação de um de seus espetáculos mais famosos: Amor, Sublime Amor (West Side Story), que será lançado nos cinemas no dia 9 de dezembro. Além de ser baseado em um musical da Broadway, o longa também é a segunda versão do título nas grandes telas, primeiramente adaptado em 1961. O musical foi parceria de Sondheim com Leonard Bernstein, outro importante compositor.

    Dito isto, confira abaixo alguns dos trabalhos de Stephen Sondheim para a indústria cinematográfica:

    AMOR, SUBLIME AMOR

    Amor, Sublime Amor
    Amor, Sublime Amor
    Data de lançamento 9 de dezembro de 2021 | 2h 37min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Ansel Elgort, Rachel Zegler, Ariana DeBose
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    Adaptação de um musical da Broadway que foi pioneiro em abordar temas mais obscuros, a produção serviu como inspiração para outros grandes musicais, como Chicago. A direção da versão de 2021 fica com o já conhecido cineasta Steven Spielberg.

    Na adaptação que estreará em dezembro, acompanhamos a história de amor e rivalidade juvenil em uma Nova Iorque de 1957. As gangues Jets, estadunidenses brancos, e os Sharks, descendentes e/ou porto-riquenhos, são rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side. Maria (Rachel Zegler) acaba de chegar à cidade para seu casamento arranjado com Chino (Josh Andrés Rivera), algo ao qual ela não está muito animada. Quando em uma festa a jovem se apaixona por Tony (Ansel Elgort), ela se verá em um grande problema, pois ambos fazem parte de gangues rivais; Maria dos Sharks e Tony dos Jets. Nesta história inspirada por Romeu e Julieta, os dois pombinhos precisarão enfrentar a tudo e todos se quiserem celebrar este romance proibido.

    SWEENEY TODD

    Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
    Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
    Data de lançamento 8 de fevereiro de 2008 | 1h 56min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman
    Usuários
    4,2

    Mais um exemplo de musical que saiu da Broadway para ganhar duas versões no cinema, Sweeney Todd é um marco para o gênero. Com bastante sangue e pitadas de suspense, o longa mais recente foi dirigido por Tim Burton e, como de praxe nos filmes do diretor, conta com as presenças de Johnny Depp e Helena Bonham Carter.

    No longa, Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo, ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com o apoio dela, Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo dele é se vingar do juiz Turpin, que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua esposa Lucy e sua filha.

    CAMINHOS DA FLORESTA

    Caminhos Da Floresta
    Caminhos Da Floresta
    Data de lançamento 29 de janeiro de 2015 | 2h 05min
    Criador(es): Rob Marshall
    Com Meryl Streep, James Corden, Emily Blunt
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    3,2
    Adorocinema
    2,0
    Assista agora em Disney +

    Também conhecido como Into The Woods, o título foi mais uma produção do compositor para o teatro a ganhar as grandes telas.

    Na trama, Um padeiro e sua esposa (James Corden e Emily Blunt) vivem em um vilarejo, onde lidam com diversos personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho (Lila Crawford). Um dia, eles recebem a visita da bruxa (Meryl Streep), que é sua vizinha. Ela avisa que lançou um feitiço sobre o casal para que os dois não tenham filhos, como castigo por algo feito pelo pai do padeiro, décadas atrás. Ao mesmo tempo, a megera avisa que o feitiço pode ser desfeito caso eles lhe tragam quatro objetos: um capuz vermelho como sangue, cabelo amarelo como espiga de milho, um sapato dourado como ouro e um cavalo branco como o leite. Eles têm apenas três dias para encontrar tudo, caso contrário o feitiço será eterno. Decididos a cumprir o objetivo, o padeiro e a esposa adentram na floresta.

    DICK TRACY

    Dick Tracy
    Dick Tracy
    1h 47min
    Criador(es): Warren Beatty
    Com Warren Beatty, Al Pacino, Madonna
    Usuários
    3,3

    Apesar de não ser adaptação de um de seus musicais, aqui, Sondheim foi o compositor da música tema, ganhando um Oscar por seu excelente trabalho. Com grande elenco, o longa é lembrado como um clássico dos anos 1990.

    No filme, Tess Trueheart (Glenne Headly) quer apenas ter uma vida tranqüila com seu namorado, Dick Tracy (Warren Beatty), um detetive da polícia. Contudo, há alguém na cidade que pode atrapalhar os sonhos da moça. Esta pessoa é Big Boy Caprice (Al Pacino), um gângster que decidiu fazer uma guerra pelo domínio da cidade e comandar todos os bandidos. Além disto há uma bela cantora de boate, Breathless Mahoney (Madonna), que é praticamente irresistível e deseja Tracy só para ela.

    REDS

    Reds
    Reds
    Data de lançamento 22 de fevereiro de 1982 | 3h 04min
    Criador(es): Warren Beatty
    Com Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann
    Usuários
    3,7

    Em mais um importante trabalho como compositor musical, em Reds, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), mulher casada que larga o marido para ficar com ele, tornando-se uma importante feminista. Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top