Minha conta
    Robert Downey Jr. chorou ao saber o destino do Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato
    Por Bruno Botelho dos Santos — 28 de out. de 2021 às 14:52

    A despedida de Robert Downey Jr. como Tony Stark no Universo Cinematográfico Marvel aconteceu em Ultimato (2019).

    Vingadores: Ultimato (2019) foi um verdadeiro evento marcante no Universo Cinematográfico Marvel ao encerrar a Saga do Infinito depois de 11 anos. Foi revelado recentemente que o ator Robert Downey Jr. chorou ao saber pela primeira vez o destino de Tony Stark na história de Ultimato, lembrando que seu personagem foi o responsável por dar o pontapé inicial no MCU com o filme Homem de Ferro (2008), que foi um sucesso de crítica e público, rendendo duas continuações Homem de Ferro 2 (2010) e Homem de Ferro 3 (2013), além de tornar viável toda a execução do Universo Cinematográfico Marvel no cinema.

    Vingadores: Ultimato quase matou todos os heróis originais da Marvel; entenda

    Em Vingadores: Ultimato, após Thanos eliminar metade das criaturas vivas em Vingadores: Guerra Infinita (2018), os heróis precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) vagando perdido no espaço sem água nem comida, o Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans) e a Viúva Negra/Natasha Romanov (Scarlett Johansson) precisam liderar a resistência.

    Robert Downey Jr. chorou ao saber o destino do Homem de Ferro

    De acordo com o livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe (A História da Marvel Studios: A Criação do Universo Cinematográfico da Marvel), Robert Downey Jr. chorou apenas de ouvir o destino que Tony Stark/Homem de Ferro teria em Vingadores: Ultimato. “Quando a apresentação dos Russos a Downey Jr. chegou aos últimos momentos de Tony Stark, os nervos deles começaram a desvanecer. Mas a crença na história foi solidificada. Chegando à morte, Robert começou a chorar. E quando terminamos, ele disse ‘Isso é incrível.’ Foi quando soubemos que tínhamos que fazer isso. Porque ele sentiu”, conta o livro recém-publicado e escrito por Tara Bennett e Paul Terry (via Screen Rant).

    Para quem não se lembra, o vilão Thanos (Josh Brolin) eliminou metade de toda vida na Terra nos eventos de Guerra Infinita (2018) e os heróis remanescentes tentam desfazer isso. No final do filme, depois de receber a confirmação do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) de que em apenas um futuro era possível derrotar Thanos, o Homem de Ferro luta contra ele e pega para si a Manopla do Infinto, realizando um estalo final que trouxe tudo de volta à normalidade, mas acabou matando-o, encerrando com maestria sua participação na franquia. Sua morte somada com a mensagem holográfica que ele deixou para sua filha e seu funeral formam uma das despedidas mais emocionantes no Universo Cinematográfico Marvel.

    Vingadores - Ultimato: Diretor explica por que cena de homenagem dos heróis para Homem de Ferro foi deletada

    O livro ainda conta que a morte do Homem de Ferro não foi uma grande surpresa para Robert Downey Jr., pois os diretores Anthony Russo e Joe Russo explicaram para o ator a ideia desse arco para o personagem antes mesmo de ele assinar para fazer Capitão América: Guerra Civil (2016). "De certa forma, é quase como uma morte na família. Quando você diz a alguém: 'Todas essas pessoas que você amou e com quem conviveu por 10 anos? Isso tudo vai acabar porque queremos contar uma história de uma certa maneira'", disse Joe Russo sobre o encontro com ele para falar sobre a ideia do sacrifício de Tony Stark. "O que queríamos fazer é comunicar todo o argumento a Robert, para tirar sua temperatura, porque ele tinha muita propriedade criativa sobre o personagem. Nós estávamos tipo, 'Se Robert entender isso, se Robert sentir isso, então sabemos que estamos em um bom lugar'", completa Anthony Russo. 

    Com a aprovação de Downey Jr., eles puderam fazer o sacrifício final de Tony Stark perto da conclusão de Ultimato e, mesmo que o ator soubesse sobre o planejamento, os detalhes específicos sobre como essa desfecho aconteceria em acabaram deixando ele emocionado – o que reforça como os Irmãos Russo e os roteiristas Christopher MarkusStephen McFeely acertaram em cheio na despedida do personagem. 

    Vingadores: Ultimato
    Vingadores: Ultimato
    Data de lançamento 25 de abril de 2019 | 3h 01min
    Criador(es): Joe Russo, Anthony Russo
    Com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,7
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top