Minha conta
    Adiado três vezes, Marighella tem estreia marcada nos cinemas do Brasil
    Por Lucas Leone — 4 de out. de 2021 às 23:20

    Dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge, filme foi rodado em 2017, passou por vários festivais e tenta entrar no circuito nacional desde 2019.

    Inicialmente, Marighella seria lançado em 20 de novembro de 2019, no Dia da Consciência Negra. Mas a estreia acabou cancelada porque o filme – primeiro dirigido por Wagner Moura – não pôde cumprir a tempo todos os trâmites da Ancine. Muito se falou sobre censura por parte do órgão, e o longa foi adiado para 14 de maio de 2020. A pandemia de Covid-19 impediu que isso acontecesse, empurrando o evento para 14 de abril de 2021 – o que também nunca se realizou. Três tentativas depois, Marighella acaba de ganhar uma data oficial para chegar aos cinemas brasileiros: 4 de novembro.

    O lançamento marca, portanto, 52 anos do assassinato de Carlos Marighella pela Ditadura Militar Brasileira. Estrelado por Seu Jorge, o filme se passa justamente em 1969, quando o político e guerrilheiro baiano escolhe agir contra o regime autoritário. À frente de um dos maiores movimentos de resistência da época, Marighella tenta divulgar sua luta para o povo brasileiro, denunciando o horror da tortura e o perigo da repressão.

    Marighella: "O Brasil tem esse poder de apagar sua História", diz Bruno Gagliasso sobre importância do filme (Exclusivo)

    Enquanto lidera uma experiência radical de combate, o homem procura cumprir a promessa de reencontrar seu filho, de quem por anos se manteve distante como forma de protegê-lo. Seu principal opositor é Lucio (Bruno Gagliasso), policial que o rotula como inimigo público nº 1. À medida que o cerco se fecha, Marighella caminha para um fim trágico, sem tempo a perder com o medo. Morre o mártir, mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens que defendem a revolução.

    Vale lembrar que o longa, rodado em 2017, foi exibido pela primeira vez no Festival de Berlim 2019, onde lotou a sessão e recebeu aplausos de pé. Em seguida, passou por importantes mostras cinematográficas internacionais, como as de Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo e Cairo. Ao todo, foram 30 exibições em países dos cinco continentes.

    Festival de Berlim 2019: "Temos não só o direito, mas a obrigação de resistir", explica Wagner Moura sobre Marighella

    Marighella terá pré-estreias a partir do dia 1 de novembro em todo Brasil. O elenco ainda conta com Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros.

    Marighella
    Marighella
    Data de lançamento 2 de janeiro de 2020 | 2h 35min
    Criador(es): Wagner Moura
    Com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Rafael Lozano, Charles Paraventi
    Usuários
    1,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top