Minha conta
    Alma de Cowboy: Conheça a história real por trás do filme da Netflix

    Estrelado por Idris Elba e Caleb McLaughlin, o drama acompanha a realidade dos cowboys negros da Filadélfia.

    Alma de Cowboy é o novo filme da Netflix que entrou no catálogo este mês de abril e já consta como uma das produções mais assistidas da plataforma no Brasil. Estrelado por Idris Elba e Caleb McLaughlin, o drama acompanha o jovem Cole, um rebelde adolescente que é levado para morar com o pai no norte da Filadélfia após se envolver em brigas na escola. Lá, ele descobre a vibrante subcultura de cowboys urbanos da cidade, que existe há mais de 100 anos, proporcionando um refúgio seguro para o bairro, apesar da pobreza, violência e invasão da gentrificação ao redor.

    Alma de Cowboy
    Alma de Cowboy
    Criador(es): Ricky Staub
    Com Caleb McLaughlin, Idris Elba, Lorraine Toussaint
    Data de lançamento 2 de abril de 2021
    Assistir em streaming

    Inspirado nos estábulos de Fletcher Street, o filme é baseado em uma comunidade que existe por mais de um século na Filadélfia. Além disso, o elenco até mesmo conta com alguns cowboys que enfrentam a realidade do lugar fora das câmeras, entrelaçando a ficção com vidas reais. Conheça a história verdadeira por trás do novo filme da Netflix.

    As origens dos cowboys negros na Filadélfia

    Existem várias histórias sobre os cowboys negros da Filadélfia, mas acredita-se que a comunidade se fortaleceu no início do século 20, quando os sulistas negros começaram a migrar para o norte em busca de empregos industriais, trazendo seus gados com eles. Esses cavaleiros dirigiam carruagens puxadas por cavalos, entregando leite, comida e outras mercadorias pela cidade. Outros trabalhavam como vaqueiros de passagem, pastoreando gado e ajudando a estabelecer a fronteira ocidental. Posteriormente, eles trabalharam como jóqueis e treinadores de cavalos para corridas de cavalos profissionais.

    Quando automóveis e trens substituíram os cavalos como principal meio de transporte, os cowboys mantiveram seus animais na cidade, até mesmo participando de leilões para evitar que cavalos deficientes fossem mortos — uma tradição mantida pelos cavaleiros até hoje. A comunidade continuou a prosperar com vários clubes de equitação liderados por pessoas negras em toda a Filadélfia, alguns dos quais estavam localizados na Fletcher Street.

    Projeto para crianças nos estábulos

    Os estábulos administrados por Ellis Ferrell, que atualmente tem 82 anos de idade, se tornaram um refúgio seguro para muitos jovens. Em entrevista à revista Time, o empresário disse: “[As crianças] sempre tiveram os estábulos para onde ir depois da escola, em vez de ficar na rua e se meter em encrencas. Ensinou-os a ter respeito e responsabilidade: pelos cavalos, pelos mais velhos e por eles próprios.”

    Ferrell investiu todos os seus ganhos como motorista de caminhão para cuidar dos cavalos e manter os estábulos para que pudesse continuar “mantendo as crianças fora da rua”. Depois de se aposentar, ele usou sua própria previdência social para manter a operação em funcionamento.

    Solidariedade dos voluntários

    Posteriormente, em 2004, Ferrell lançou o Fletcher Street Urban Riding Club como uma organização sem fins lucrativos, para que a organização pudesse começar a aceitar doações para o trabalho comunitário que ele e gerações de cowboys negros vinham fazendo gratuitamente há anos. Atualmente, as operações são administradas inteiramente por voluntários e membros da comunidade local, enquanto as doações ajudam a pagar os suprimentos para manter os estábulos e cuidar dos cavalos.

    A batalha contra a gentrificação

    Os cowboys na Filadélfia têm aproveitado armazéns abandonados e lotes vazios há décadas para utilizar como estábulos. Mas, à medida que a cidade começou a se enobrecer na década de 1980, a cidade começou a se apoderar das propriedades que os cavaleiros usaram durante anos para reconstrução urbana.

    Depois de liderar vários estábulos diferentes pela cidade, Ferrell foi testemunha e vítima da dizimação da comunidade de cowboys negros da cidade. Em 2004, um decreto governamental confiscou um agrupamento de estábulos no bairro de Brewerytown e os demoliu para dar lugar a apartamentos, deslocando cerca de 100 cavalos no processo. Os estábulos que antes estavam espalhados pela Filadélfia começaram a fechar, deixando os cavaleiros com poucos lugares para abrigar seus animais.

    Fletcher Street Urban Riding Club ainda enfrenta ameaças

    Com a ajuda de voluntários e doadores, Ferrell conseguiu adquirir três lotes para o clube de equitação na Fletcher Street, mudando-se para estábulos recém-construídos em 2019 após as filmagens de Alma de Cowboy. No entanto, um novo plano de redesenvolvimento ameaça o clube.

    Em uma disputa de terras de anos que é referenciada no filme, a Autoridade de Habitação da Filadélfia (PHA) adquiriu o terreno. Desde então, a PHA esvaziou os estábulos e planejam criar moradias populares. Apesar da luta burocrática, Ferrell segue tentando salvar a cultura e a comunidade de cowboys negros da extinção, tendo tornado essa missão em um objetivo de vida.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top