Minha conta
    Scooby-Doo, Beethoven e outros cachorros dos cinemas para você se apaixonar

    De Marley & Eu a Legalmente Loira, passando por Homens de Preto, tem filme de cãozinho para todos os gêneros.

    Quem nunca chorou em Marley & Eu, morreu de rir das trapalhadas de Beethoven ou pensou em virar detetive depois de ver Scooby-Doo? Não é à toa que os cães são carinhosamente definidos como "melhor amigo do homem" (ou da mulher, claro). Eles são muitos, divertem, emocionam, assustam e quando esses animais aparecem em uma história certamente deixam sua marca

    Tanto que eles estão em produções de todos os gêneros: filmes de comédia, longas de drama, aventura, suspense e até mesmo terror. Se você é uma "dog person", esqueça o fracasso de Cats e vem conferir 25 cachorros que marcaram presença nos cinemas.

    Cachorros em filmes de comédia

    O Máskara

    Quem curtiu as loucuras do talentoso Jim Carrey em O Máskara (1994), certamente, não esqueceu do fiel companheiro Milo e suas estripulias. Ainda mais quando o cão da raça Jack Russel usou a máscara de Loki, gerando sequências igualmente mucholocas.

    Jim Carrey: Ace Ventura e outros filmes do ator que queremos que tenham continuação

    Legalmente Loira

    Apesar de ser o menor dessa lista, o Chihuahua Bruiser Woods tem grande importância nas conquistas de Elle (Reese Witherspoon) na franquia Legalmente Loira (2001 e 2003). Pena que o cãozinho não deve aparecer em Legalmente Loira 3 pois seu intérprete, Moonie, faleceu em 2016.

    O Artista

    Em 2011, um Jack Russell Terrier chamado Uggie na vida real roubou a cena sem ter nome no filme. No ganhador do Oscar O Artista, ele era simplesmente o cão, fez companhia ao personagem sofrido de Jean Dujardin, e brilhou em várias sequências. Ele inclusive ganhou prêmio em Cannes! Infelizmente, Uggie faleceu em 2015.

    O Vira-Lata

    Se o Beagle mais famoso da ficção sempre foi Snoopy, tem um carinha que também veio das animações e deu suas latidas para chamar atenção para sua raça. Seu nome é Engraxate e ele tem super-poderes para salvar a população das garras do mal. Ele é o Vira-Lata (2007).

    Quiz: Você conhece os cachorros do cinema?

    Bud, O Cão Amigo

    A raça Golden Retriever é uma das preferidas dos americanos e não por acaso é comum ver belos exemplares nos filmes. Na aventura Bud, O Cão Amigo (1997), o protagonista canino é uma fera no basquete (outra paixão americana). O sucesso foi tão grande que gerou vários filhotes ligados a outras paixões, como Bud 2 - O Atleta de Ouro (1998), Bud 3 - Jogando Futebol (2000), Bud 4 - É uma Jogada Perfeita (2002), Bud 5 - Arrasando no Vôlei (2005) e Bud - Uma Nova Cãofusão (2006).

    Cães que marcaram a infância

    Rin-Tin-Tin

    A raça Pastor Alemão, talvez, seja a mais famosa no cinema, tendo participado de muitas produções. E um de seus representantes mais marcantes foi Rin-Tin-Tin, cão da cavalaria americana, que protagonizou vários filmes de sucesso entre os anos 1920 e 1940, como The Man from Hell's River, além de ter ganho uma série de TV. No Brasil, por exemplo, muita gente ainda lembra do cachorro Lobo, um dos protagonistas do seriado brasileiro e longa-metragem O Vigilante Rodoviário (1961-1962), inspirado no bom e velho amigo da lei.

    Lassie

    Taí outro exemplar canino que pode brigar com Rin-Tin-Tin no posto de mais famoso do mundo audiovisual. Ela é da raça Rough Collie e fez fama no seriado Lassie (1954-1974). A adorada cadela participou ainda de outros seriados e filmes, entre eles A Magia de Lassie (1978) e Lassie (1994).

    Beethoven

    Beethoven, sem dúvida, foi um grandão que deu a maior força para a raça São Bernardo. Afinal, Beethoven, o Magnífico (1992) fez tanto sucesso que teve filhotes: Beethoven 2 (1993), Beethoven 3 - Uma Família em Apuros (2000), Beethoven 4 (2001), Beethoven 5 (2003), Beethoven - A Corrida para a Fama (2008) e Beethoven - Aventura de Natal (2011).

    Benji

    Taí um Vira-Latas (ou SRD) que ficou muito famoso. Nesse clássico de 1974, Benji, um cachorro muito querido pelas pessoas acaba retribuindo esse carinho salvando a vida de duas crianças que foram sequestradas. O longa mexeu com o coração dos espectadores, ganhando produções para a TV e cinema, como O Adorável Benji (1977), Benji - Um Cão Desafia a Selva (1987), Benji - Um Amigo Especial (2004) e, mais recentemente, Benji (2018).

    Digby, O Maior Cão do Mundo

    Digby, O Maior Cão do Mundo é clássico de 1973. Na trama, as crianças do mundo inteiro "viajaram" na aventura de um menino e seu cachorro, que já era grande, e ficou maior ainda. O filme ajudou a popularizar a raça Old English Sheepdog.

    Filmes de cachorro que fazem chorar

    Marley & Eu

    Se a raça Labrador ficou mais famosa de uma hora para outra, o reggae da Jamaica tem uma influência e tanto, pois o sobrenome de um famoso cantor do gênero inspirou um dono na hora de batizar seu parceiro de estimação. Marley & Eu tornou-se um mega sucesso (baseado em livro homônimo) e fez gente do mundo inteiro (donos e não donos) chorar muito. E ainda deu cria! Taí Marley & Eu 2 - O Filhote Encrenqueiro que não nos deixa mentir.

    Enquete da Semana: Qual filme de cachorro mais faz chorar?

    Sempre ao Seu Lado

    A refilmagem Sempre ao Seu Lado entra no time dos muito emocionantes e recomenda-se assistir na companhia de caixa de lenços. Nele, um cão da raça Akita mostra uma devoção por seu dono (Richard Gere) de forma incomum e... Putz! Melhor parar de escrever. Bateu a emoção.

    Resgate Abaixo de Zero

    Em Resgate Abaixo de Zero, história baseada em fatos reais, oito cachorros Husky Siberiano (Maya, Max, Shorty, Dewey, Shadow, Buck, Velho Jack e Truman) são protagonistas, tendo o saudoso Paul Walker como coadjuvante. Na emocionante trama, após um acidente, os cães de trenó precisam enfrentar o forte inverno da Antártida até que sejam resgatados. Pode preparar os lencinhos, a gente espera...

    Velozes & Furiosos 9: Personagem de Paul Walker pode retornar para a franquia?

    Animações com cãezinhos

    A Dama e o Vagabundo

    Alguém aí precisa de maiores comentários sobre A Dama e o Vagabundo (1955), essa história canina de romance e aventura protagonizada por um Vira-Latas e uma Cavalier King Charles Spaniel? Acho que não, né? Um clássico que ganhou até continuação com o filho do "casal" principal em 2001 e uma versão em live-action no Disney+ em 2019.

    A Dama e o Vagabundo: 5 cenas do live-action idênticas ao original

    Scooby-Doo 

    O Dogue Alemão é uma raça bem conhecida e no Brasil, durante muito tempo, foi mais popular como Dinamarquês. No cinema, na TV e nos quadrinhos, seu representante mais famoso é o Scooby-Doo, que teve não uma, não duas, mas treze (!) séries animadas. Além, é claro, quatro filmes live-action e recentemente, uma animação contando a origem dos personagens. Será que vem mais por aí? Scooby, cadê você?

    Scooby-Doo: O que aconteceu com o elenco do filme?

    Os 101 Dálmatas

    Poucas histórias tornaram a raça pintadinha tão famosa quanto a animação A Guerra dos Dálmatas (1961) e a versão com atores Os 101 Dálmatas (1996). Neste último, é a incomparável Glenn Close quem dá vida à intragável Cruela Cruel, que inferniza a vida de Pongo, Prenda e os adoráveis filhotes. A vilã ainda vai ganhar um filme só seu, Cruella (2021), desta vez interpretado por Emma Stone.

    Filmes de romance com cachorros

    Mato Sem Cachorro

    Protagonizada por Bruno GagliassoLeandra Leal e Danilo GentiliMato Sem Cachorro é uma comédia cheia de participações especiais, entre elas, a do cão Guto, que no filme foi interpretado por cães da raça Pastor inglês e Border Collie.

    Quem vai ficar com Mary?

    O Border Terrier Puffy protagonizou cenas hilárias e absurdas na comédia Quem Vai Ficar com Mary? (1998), dos insanos irmãos Bobby e Peter Farrelly. O cãozinho acabou até sendo premiado no MTV Movie Awards, ao lado de Ben Stiller.

    Melhor é Impossível

    O astro Jack Nicholson interpreta um sujeito intragável, mas o cãozinho Verdell, da raça Griffon de Bruxelas, acaba dobrando o mala nesta história pra lá de interessante sobre relacionamentos, sejam eles caninos ou não. Melhor é Impossível (1997) é imperdível!

    Filmes de ficção científica com cachorros

    Homens de Preto

    Difícil pensar em MIB sem lembrar de Frank, o Pug. Na comédia de ação Homens de Preto (1997), protagonizada por Will Smith e Tommy Lee Jones, o cachorro roubou a cena. Sem contar que na sequência Homens de Preto 2 (2002), o danado ainda cantou "I Will Survive", clássico de Gloria Gaynor. Claro que ele também marcou presença no spin-off, Homens de Preto - Internacional.

    5 filmes com animais falantes

    Eu Sou a Lenda

    Will Smith + cachorro de novo? Isso mesmo! Desta vez, o ator aparece ao lado de um Pastor Alemão. Em Eu Sou a Lenda (2007), o protagonista resgata essa lendária raça em um mundo pós-apocalíptico ao optar pela fiel companhia de Sam.

    Will Smith, Eddie Murphy e + atores que fizeram mais de um personagem no mesmo filme

    De Volta para o Futuro

    Eis um Old Sheepdog que ficou famoso e ainda por cima com nome de gente que entrou para a história. Afinal, ele era a mascote de Doc (Christopher Lloyd) no clássico De Volta para o Futuro (1985) e seu nome não era nenhum outro senão Einstein. O sucesso rendeu ainda duas crias, De Volta Para o Futuro 2 (1989) e De Volta Para o Futuro 3 (1990), e uma legião de fãs.

    Cachorros "policiais" em filmes

    K-9 - Um Policial Bom pra Cachorro

    Um legítimo Pastor Alemão é a estrela canina da comédia de ação K-9 - Um Policial Bom pra Cachorro (1989). Mesmo estando ao lado do astro James Belushi, o cão literalmente rouba a cena. Os dois fazem uma parceria contra o crime e ainda geram uma bela amizade nesse filme "buddy cop", que ganhou continuação em 1999 e aventuras natalinas em 2013 e 2014.

    Uma Dupla Quase Perfeita

    Um detetive (Tom Hanks) tem sua vida virada do avesso por conta da divertida (e babona) companhia de Hooch, um raro Dogue de Bordeaux, ou Mastim Francês, na comédia animal Uma Dupla Quase Perfeita (1989).

    Spot - Um Cão da Pesada

    Spot é um Bull Mastiff e também mais um agente da lei, dessa vez do FBI, deixando os humanos maluquinhos, em especial o vivido por David Arquette, na aventura Spot - Um Cão da Pesada.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top