Minha conta
    O que representa a presença de Anthony Mackie, o Falcão, na Fase 4 da Marvel?

    Anthony Mackie, o Falcão, será o principal protagonista negro da Marvel após a morte de Chadwick Boseman.

    Falcão e o Soldado Invernal é uma das produções mais aguardadas na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, estreando após WandaVision ser a responsável por dar o pontapé inicial no novo momento da Marvel. Além de ser fundamental para continuar o legado de Capitão América (Chris Evans) após Vingadores: Ultimato, a série chega em um momento crítico para a carreira de Anthony Mackie e para representação negra no UCM.

    Intérprete de Sam Wilson (o Falcão), Mackie apareceu pela primeira vez em Capitão América 2 - O Soldado Invernal, e desde então esteve em outras cinco produções da Marvel. Porém, Falcão e o Soldado Invernal chega como a grande oportunidade de protagonismo para o ator e de representatividade negra após a morte de Chadwick Boseman, que interpretava o Pantera Negra.

    Representatividade negra no Universo Cinematográfico Marvel

    Como os dois maiores super-heróis negros da Marvel Studios, Chadwick Boseman e Anthony Mackie tinham mais do que apenas o legado dos quadrinhos para carregar, mas uma importância no quesito de representatividade.

    Em entrevista para a Variety, Mackie falou sobre a honra de ter esse dever compartilhado com Chadwick, que é o que os uniu em um nível mais profundo: “Para Chad e eu, [representação] nunca foi uma conversa que precisasse ser tida por causa de nossas origens. Houve um entendimento sugerido entre nós dois, porque ambos somos de origens humildes no sul; temos origens muito semelhantes. Nós sabíamos qual era o jogo. Nós sabíamos disso”.

    Filmes com protagonismo negro de todos os gêneros

    O "jogo" mencionado por Mackie se refere às discussões de fãs nas redes sociais, onde questões de super-heróis muitas vezes ficam acaloradas, além de querer refletir sobre a dificulade de ser um ator negro em um grande projeto de franquia de estúdio – basta olhar para Ray Fisher, intérprete de Ciborgue na Liga da Justiça, que em carta confirmando estar fora do filme The Flash acusou Geoff Johns de racismo. Vale lembrar que ele já denunciou Joss Whedon, diretor da Liga da Justiça, de comportamento abusivo durante as filmagens.

    Portnato, Anthony Mackie e Chadwick Boseman estavam considerando todas essas questões quando entraram no Universo Cinematográfico Marvel, e sabiam de suas importâncias.

    Anthony Mackie vai continuar legado deixado por Chadwick Boseman

    Chadwick Boseman, sem dúvidas, cumpriu seu dever ao transformar o Pantera Negra em uma conquista e celebração da cultura negra, que afetou toda uma geração. Relembre algumas cenas de lutas mais marcantes de Chadwick como Pantera Negra! Agora é a vez de Anthony Mackie assumir essa responsabilidade da representação negra no UCM, como o personagem principal de O Falcão e o Soldado Invernal – e possivelmente o herdeiro do manto do Capitão América no final da série.

    Enquato todos os fãs da Marvel ainda estão se recuperando da perda de Chadwick Boseman, Mackie se tornará o herói afro-americano mais visível da franquia. Ainda em entrevista para a Variety, ele fala sobre os desafios de poder ser um Capitão América negro, e de que está pronto para enfrentá-los:

    “Fiquei realmente surpreso e afetado pela ideia de possivelmente conseguir o escudo e me tornar o Capitão América. Estou neste negócio há muito tempo e fiz da maneira que disseram que você deveria fazer. Eu não fui para LA e disse, 'Faça-me famoso.' Eu fui para a escola de teatro, fiz Off-Broadway, fiz filmes independentes e fui subindo na hierarquia. Demorou muito para que essa merda se manifestasse da maneira que se manifestou, e estou extremamente feliz com isso."

    5 personagens negros que marcaram a história da TV

    Fato é que Anthony Mackie pode ser um dos principais protagonistas da Fase 4, principalmente se ele for confirmado como o novo Capitão América do Universo Cinematográfico Marvel. Inclusive, ele pode disputar e ganhar o manto de John Walker (Wyatt Russell), conhecido como U.S. Agent nos quadrinhos, que é o escolhido do governo por representa uma forma mais perigosa de patriotismo e uma abordagem mais extremada da justiça em nome da nação.

    Seria muito significativo um homem negro receber o manto do Capitão América ao invés de um homem branco com ideais extremistas. 

    Poderemos ver Anthony Mackie em ação novamente na série Falcão e o Soldado Invernal a partir de 19 de março no Disney+. A série vai se passr após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato, onde Sam Wilson, o Falcão (Mackie) e Bucky Barnes, o Soldado Invernal (Sebastian Stan) se juntam em uma aventura global que testam suas habilidades.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top