Minha conta
    Denzel Washington: Descubra os papéis mais versáteis do ator

    Para além dos filmes de ação como O Protetor, o talentoso astro é um camaleão de Hollywood.

    Denzel Washington é um dos artistas mais clássicos de Hollywood e certamente um dos melhores atores afro-americanos de sua geração. Atualmente, aos 66 anos de idade, ele está confortável em fazer dois tipos de papéis: o herói de ação na figura de um policial (ou ex-agente) que busca justiça ou um personagem mais dramático que provavelmente vai render a ele indicações na temporada de premiações. E os faz muito bem. Seu próximo filme, Os Pequenos Vestígios, vai estrear nos cinemas brasileiros em março.

    Porém, com mais de 40 anos de carreira, o ator e produtor é um camaleão. O ganhador de duas estatuetas do Oscar encarnou diferentes personagens únicos ao longo de sua história. Confira alguns deles abaixo. E aproveite para assistir aos filmes de Washington na cinelist especial do Telecine. Novos assinantes ganham os primeiros 30 dias gratuitamente.

    Denzel Washington ajudou a pagar os estudos de Chadwick Boseman

    O Protetor

    Vamos começar com um dos maiores sucessos de Denzel Washington: O Protetor, que rendeu a primeira e única sequência da carreira do ator. Isso mesmo, foi somente em 2018 que ele aceitou fazer uma continuação, e o motivo foi o roteiro. Na trama da franquia, o astro faz seu melhor papel de ação como Robert McCall, um ex-fuzileiro naval que relutantemente usa suas habilidades especiais para proteger os necessitados.

    Mais e Melhores Blues

    Mais e Melhores Blues marca a primeira parceria de Washington com Spike Lee, nos anos 1990, e talvez seja um dos papéis mais diferentes do astro. Ele entrega um desempenho conciso, sensual e surpreendente como um trompetista de jazz que deve lidar com uma série de decisões erradas. O ator comanda absolutamente o palco durante aqueles números de jazz errantes e improvisados, nos quais assume diferentes posturas, vozes e ritmos.

    Roman J. Israel

    A mais recente atuação indicada ao Oscar é Roman J. Israel na qual Washington interpreta um advogado de defesa que precisa tomar algumas decisões dramáticas (tanto pessoais quanto profissionais). Embora o filme apresente um jargão jurídico seco e direto, Washington mais uma vez prova que pode tornar qualquer material atraente para ser visto.

    Vale lembrar que o ator já tinha interpretado um advogado no excelente e clássico Filadélfia, como um profissional homofóbico que decide ajudar um colega advogado (Tom Hanks) que foi demitido por sua empresa depois que descobriram que ele é HIV positivo.

    Incontrolável

    Incontrolável foi o último filme que Washington fez com seu diretor de longa data, o falecido Tony Scott. Na produção, o ator é um engenheiro ferroviário veterano encarregado de treinar o novato vivido por Chris Pine. Porém, logo eles precisam parar um trem de carga fora de controle carregado com produtos químicos perigosos. Esta empolgante produção foge da fórmula usual de Denzel, e faz uma crítica à própria carreira do ator: de um homem experiente que tem que passar o bastão para um profissional mais jovem, mas que tem tanto orgulho por seu trabalho quanto amargura pelo fato de ser claramente considerado substituível por alguém mais novo.

    Malcolm X

    Considerada por muitos a melhor performance de Denzel Washington até hoje, Malcolm X, de 1992, narra a vida do polêmico líder dos direitos civis. Novamente sob a direção de Spike Lee, o ator e o cineasta conseguem transmitir com maestria desde sua juventude todos os estágios de mudança que transformaram Malcolm Little no magnético e poderoso Malcolm X.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top