Minha conta
    Diretoras batem recorde com as maiores bilheterias do cinema em 2020

    Segundo estudo, 16% dos diretores que assumiram os 100 filmes mais rentáveis no ano são mulheres.

    Já estamos em 2021, mas 2020 foi um ano marcante para as mulheres nos cinemas. Segundo um estudo da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, as diretoras bateram recorde entre as maiores bilheterias de 2020. As cineastas conquistaram uma marca significativa na lista de filmes mais lucrativos do ano passado.

    Por que demoramos tanto a ter filmes de ação protagonizados e dirigidos por mulheres? (Opinião)

    A indústria ganhou um marco e 2020 teve recorde de presença de diretoras. No estudo publicado pela Variety, 16% dos diretores que assumiram os 100 filmes mais rentáveis no ano são mulheres.

    Os dados foram contabilizados pelo Centro para Estudos de Mulheres na TV e Cinema, da Universidade de San Diego e, apesar de parecer um número baixo, na verdade não é. Em relação aos anos anteriores, houve um aumento significativo: 2019 registrou apenas 12%, enquanto que em 2018 esse número era ainda menor, as cineastas representavam apenas 4% dessas produções.

    Os destaques de 2020 incluem nomes como Cathy Yan, de Aves de Rapina, Patty Jenkins, em Mulher-Maravilha 1984, e Chloe Zhao, por Nomadland, que levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e está cotada para levar o Oscar de Melhor Direção deste ano.

    Opinião: Por que o Oscar continua só indicando homens se o número de diretoras com filmes de maior bilheteria cresceu em 2019?

    Maior número de mulheres em outras funções por trás das câmeras

    O aumento da porcentagem também aconteceu em outras funções, como por exemplo de produção. As mulheres representaram 28% dos produtores e 21% dos produtores-executivos. Fora isso, a presença de diretoras de fotografia também teve um aumento e elas configuram 3% dos profissionais nos filmes mais lucrativos do ano passado.

    O estudo também apontou um dado interessante: em geral, filmes com pelo menos uma diretora mulher também acabaram contratando mais mulheres para cargos importantes no set. Mas, apesar dos avanços, 67% dos principais filmes de Hollywood empregaram entre zero e quatro mulheres nos principais cargos dos bastidores. Vale ressaltar que 70% dos principais filmes empregaram 10 ou mais homens em posições importantes, como diretores, roteiristas, entre outros.

    Com Ava no top da Netflix, confira outros filmes de ação estrelados por mulheres poderosas
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top