Minha conta
    7 Documentários sobre cantoras e bandas para quem curte música pop

    Com a notícia de que RBD terá seu documentário lançado em breve, separamos algumas boas opções para aquecer!

    Recentemente, a internet entrou em frenesi depois do anúncio de que RBD, grupo musical que fez parte de toda uma geração de adolescentes, ganharia um documentário com diversas cenas e trechos inéditos dos bastidores. Alguns meses depois, foi a vez de uma outra geração comemorar, pois o grupo coreano Blackpink anunciou também estar prestes a ganhar um documentário na Netflix.

    Aproveitando o embalo, o AdoroCinema resolveu fazer uma lista para falar de outras obras que contam a histórias de determinados grupos ou artistas que fizeram história na música de alguma maneira. Desde vidas difíceis até contextos sociopolíticos importantes, há muito o que se falar a respeito de vários destes itens que serão citados aqui. Vamos conhecer melhor?

    HOMECOMING E A PREPARAÇÃO DE BEYONCÉ

    Uma das cantoras mais poderosas de sua geração, Beyoncé Knowles-Carter não apenas estrelou o documentário Homecoming, que mistura sua apresentação no festival americano Coachella em 2018 com detalhes importantes de sua trajetória, como também foi a diretora do projeto, que foi completamente aclamado pela crítica e também pelos fãs. 

    Usando a imagética a seu favor, Beyoncé reconstrói o cenário que a levou a ser uma importante representante para a cultura negra, contando também com diversos arquivos de imagens pessoais nunca antes mostradas. A cantora também lançou, recentemente, um álbum visual no Disney+.

    GAGA: FIVE FOOT TWO E A DOENÇA CRÔNICA DE LADY GAGA

    Dirigido por Chris MoukarbelGaga: Five Foot Two é um dos documentários mais intimistas e pessoais da lista, mostrando a vida da mulher que vive por trás do pseudônimo de Lady Gaga, passando pelas suas questões familiares, reconstruindo sua carreira e explicando como ela se tornou um fenômeno tão rapidamente.

    O filme narra sua vida pessoal e mostra que por trás do glamour existe também a dor, às vezes literalmente, já que a história acaba passando também por uma doença crônica que a artista possui e consome uma parte considerável de sua rotina.

    MISS AMERICANA E A QUERIDINHA TAYLOR SWIFT

    Em Taylor Swift: Miss Americana, a cantora pop que conquistou o sucesso ainda cedo também relata detalhes pessoais de sua trajetória e, especialmente, de como é ter apenas 30 anos e ser a artista feminina mais premiada da história da Premiação AMAs e ter 10 Grammys.

    Após passar por controvérsias na carreira e vida pessoal, ela resolveu assumir seu papel como intérprete, compositora e uma mulher influente. Aqui, a cantora assume as próprias dificuldades para lidar com a pressão que o posto de tanta influência causou em sua vida.

    AMY, O DOCUMENTÁRIO PREMIADO SOBRE AMY WINEHOUSE

    Dando um Oscar de Melhor Documentário para Asif KapadiaAmy foi um dos grandes responsáveis por popularizar a disseminação dos documentários sobre artistas e grupos musicais. Contando um pouco mais sobre Amy Winehouse, cantora que nos deixou aos 27 anos, o filme vai muito além de apenas relatar a sua história.

    No longa nós entendemos como problemas de relacionamento, saúde mental e assédio da mídia culminaram na morte precoce de uma das vozes mais poderosas dos anos 2000, criando ainda uma imagem de Winehouse que passava longe de sua verdadeira essência.

    Família de Amy Winehouse critica documentário sobre a cantora

    WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

    Através de gravações nunca antes vistas, imagens pessoais raras, diários, cartas e entrevistas de outros artistas, o documentário What Happened, Miss Simone? faz um retrato cru e intimista de Nina Simone, uma das artistas mais incompreendidas de sua geração, ganhando recomnecimento apenas anos após sua morte.

    Falecida no ano de 2003, Nina Simone teve suas músicas rodando o mundo inteiro, mas seu rosto e sua voz raramente foram vistos e ouvidos, e o documentário busca justamente explicar os motivos por trás disso.

    EM BREVE: BLACKPINK - LIGHT UP THE SKY

    Sem sombras de dúvidas, um dos maiores fenômenos da geração atual é o K-Pop, e no caso de Blackpink, grupo feminino sul-coreano, o sucesso não apenas é gigantesco, como também bastante simbólico ao que esta cultura representa.

    Com lançamento previsto para 14 de outubro na Netflix, o documentário Blackpink: Light Up the Sky falará sobre como as quatro integrantes se transformaram em verdadeiros ícones da cultura popular e chegaram até o estrelato, mostrando também arquivos pessoais e imagens de shows. A integrante Jisoo também será protagonista em um novo drama coreano

    EM BREVE: RBD

    Começando e terminando a matéria com RBD, o grupo mexicano não apenas protagonizou uma novela de altíssimo sucesso por aqui no Brasil, como também embalou suas músicas na voz de milhões de jovens ao redor do mundo, tendo sua maior base de fãs concentrada na América Latina e causando um frenesi sem comparação quando veio a solo brasileiro.

    Há alguns meses foi anunciado de maneira misteriosa que o grupo ganharia um documentário em breve, anos depois de sua separação, e agora sabemos que o projeto sairá do papel em 2021, deixando o gostinho de "quero mais" para os órfãos de RBD.

    Rebelde: Relembre hits da RBD que embalaram a novela
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top